Entrar    Registrar

Mecanismo dosador.

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: guest2003, 51

• Autor
    Mensagem

Mecanismo dosador.

Mensagempor Aquino » 21 Set 2017 13:51

Olá a todos.
Sabem aquele mecanismo que dosa o pó de café nas máquinas de auto-atendimento?
Imaginem uma situação onde dentro do reservatório exista um produto químico muito caro, e que deva ser dosado com precisão de micro gramas (será conferido por uma balança...)
Como dosar?
Provavelmente é menor do que um soprada sobre o pó...
Alguma ideia?
Imagina que são uns 30 tipos de sais diferentes....
"...People who are really serious about software should make their own hardware..." Alan Kay
Aquino
Dword

Re: Mecanismo dosador.

Mensagempor brasilma » 21 Set 2017 14:30

Trabalhei 10 anos com isso!

Pó é um produto muito ingrato, não apresenta estabilidade, se o recipiente contentor está cheio a vazão é uma, aglomera, forma vazio no centro, a umidade muda o comportamento, cada pó apresenta característica diferente,...

Dosar com precisão e sempre é arte!!!

No meu caso o volume era grande, toneladas, era para fabricação de ração animal, então eram utilizadas roscas dosadoras.

Tenta pesquisar algo na área farmacêutica.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_teprom » 21 Set 2017 15:04

Na saída do dispenser eu pensaria em testar com uma capsula ultrassom já que a "amplitude" da agitação teria de ser pequena, e talvez assim o fluxo do pó sendo derramado pudesse ser mais constante, mas é apenas um palpite; acredito que poderia também haver o risco de aquecer o pó dependendo do material.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_teprom
Dword

Mensagempor eletroinf » 21 Set 2017 15:56

Achei uns sensores interessantes, não sei se serviriam pra tua aplicação:
https://www.swr-engineering.com/en/meas ... ering.html

http://www.monitortech.com/mass-flow-meter.shtml
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor pamv » 22 Set 2017 00:11

Aquino
Fiquei com uma dúvida: Quando você fala que ele tem que ser dosado com precisão de microgramas, qual é a massa dosada? Gramas ou miligramas com precisão de microgramas ou você precisa medir uma quantidade de pó/sólido pesando algumas microgramas?
pamv
Byte

Mensagempor Aquino » 23 Set 2017 20:23

Se trata de uma máquina para manipulação automática de fármacos.
"...People who are really serious about software should make their own hardware..." Alan Kay
Aquino
Dword

Mensagempor pamv » 23 Set 2017 20:53

Aquino escreveu:Se trata de uma máquina para manipulação automática de fármacos.

Sim, eu entendi.
A minha dúvida é: você quer pesar 0,5 gramas com precisão de microgramas ou quer pesar microgramas de um fármaco? Normalmente os fármacos são preparados por mistura de quantidades maiores dos componentes e depois a cápsula ou comprimido é preparada com uma fração da mistura que contém x miligramas ou décimos de miligramas. Pesar uma massa de algumas microgramas não é simples, uma série de fatores naturais externos podem afetar a leitura, por isso a minha dúvida.
pamv
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 25 Set 2017 07:57

As maquinas dosadoras normais tem vários reservatórios que você coloca o pó por vibração e depois escolhe alguns de maneira que a somatória se aproxime do que quer medir.....
Medir algo nessa precisão vai exigir uma célula de carga de 100.000 divisões, fazer o circuito para isso sigma-delta de 32 bits, vai ser enrolado melhor procurar placas de conversores prontos que os fabricantes de célula vendem......

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor KrafT » 04 Out 2017 21:16

Cuidado Aquino, nesse mercado não tem volta. Entrou, não se sai vivo... Te cuida, kkkk :D :D :D

Brincadeira. Não pude resistir.

--------------

Falando sério, não dá para dosar conforme as máquinas agrícolas dosam fertilizantes? Ou a densidade dos ingredientes variam tanto que dosar por volume não dá?

A única coisa que eu fiz na minha vida nessa linha, foi uma embaladeira que pesava o conteúdo que era transportado para a balança via calha vibratória. Mas aí no teu caso, vc cai no problema de ter uma balança extremamente sensível e talvez por isso cara e frágil.
-=this space is for sale=-
KrafT
Dword

Voltar para Mecatronica a Automação