Entrar    Registrar

Falência da eletrônica.

Coloque aqui sua bronca

Moderadores: 51, Renie

  • Autor
    Mensagem

Falência da eletrônica.

Mensagempor fabim » 08 Mar 2012 11:07

Cara, será que hoje em dia.
Os técnicos só sabem fazer layout ? São especialistas em Layout, fazem curso de layout, e tudo mais em layout ?
Não sabem programar, se sabem são crús e apenas arranham.

Olha você consegue desenvolver um front end assim, equipo assado ? Não eu sou layoutista, "mais entendo de eletronica", eu me viro. Como assim ? O cara pode ser layoutista sem conhecer elétrica/eletrônica ?
Que poha é isso ?

Nossa !! O cara disse sou engenheiro a 5 anos. Trabalha com uC? só 8051 na faculdade... Programa em C ? não, só arranho em asm... Projeta circuitos de potência, front ends, e controle ? Nunca fiz, mais acho que consigo... O que você sabe fazer ? Sou engenheiro oras, eu desenvolvo produtos...EIM?!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword
 
Mensagens: 4945
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Mensagempor mastk » 08 Mar 2012 11:40

Como bem sabe, sou tecnico.

Bolo o circuito.
Faço o prototipo.
Faço a placa.
Compro os componentes.
Mando fazer.
E te entrego o produto pronto.
Ultimamento ando até colocando o dedo em caixa e aborrecimentos assim.

E ainda assim, apenas tecnico.
Sim, mesmo se alguém conquistar apenas uma alma, uma única alma em todo o mundo. Mas aquele que não foi capaz disso, que fique chorando sozinho!

http://mastk.wordpress.com/

http://www.youtube.com/user/Mastk2008
Avatar do usuário
mastk
Dword
 
Mensagens: 4336
Registrado em: 14 Out 2006 20:43

Mensagempor fabim » 08 Mar 2012 12:07

Cara dentro da eletrônica eu faço tudo, sou até peso de papel e tapete...

Mesmo assim sou técnico.

Eu enfatizei que, quase ninguém sabe fazer algo além de layout...
Que coisa de louco, da pra entender isto ?
Aqui no forum, a maioria sabe fazer quase tudo dentro da eletro-eletronica.
Aqui só estão chegando curriculos de pessoas que fazem layout, e mais nada. Conhecem um pouco de eletro-eletrônica, mais são layoutistas...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword
 
Mensagens: 4945
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Mensagempor enigmabox » 08 Mar 2012 12:43

Fabim,

E a coisa vai piorar, dentro de empresas grandes, a maioria dos tecnicos e engenheiros nao botam mais a mao na massa! Fazem apenas a "burrocracia cotidiana", isto é, relatorios e mais relatorios, pedidos...viraram bichinho de papel! E se tem problema em equipamento, chamam o terceirizado! :shock:
O mercado está bem deficiente em relação a profissionais qualificados, veja também a queda na produção industrial, varias industrias fecharam no ramo de tecnologia e outras vao fechar logo logo...



:wink:
enigmabox
 

Mensagempor rocknroll » 08 Mar 2012 12:51

A educação técnica (técnico/tecnologo/engenheiro) no Brasil está cada vez pior.

As faculdades e escolas particulares visam o lucro acima de tudo, as públicas vivem do passado. Atualizações em grade são palavrões nestes locais por envolverem altos custos. É ai que o custo acaba ficando cada vez mais alto, uma vez que a economia na educação gera prejuizo de mão de obra para o país.

Peça para um recem formado qualquer fazer algum tipo de programação... provavelmente ele lhe dirá que usa 8051 em ASM. Linguagem C provavelmente viu só para desenvover app para Ruindows.

Peça para projetar um hardware... Provalmente lhe trará um circuito retirado de uma placa de desenvolvimento... até arduino se for o caso... Qual o conceito? Nâo sei como funciona, mas funciona... (mentalidade de moleque).

Eu sou bem honesto com relação a minha experiência profissional. Sou técnico em eletrônica formado a 8 anos, a 12 trabalho em setores de engenharia... Meu maior conhecimento? Layout... porém ai abrimos um ponto importante, layout qq um pode fazer, mais e os critérios, e a qualidade? Rotear uma placa é facíl, faze-la funcionar é difícil. Não estou aqui falando de layout de alto nível... Barramento, EMC, EMI... Não manja quase nada de programação, e me viro bem com hardware... (sei usar a documentação que todo fabricante disponibiliza e isso já é o suficiente para fazer qq coisa).

Veja o mercado. Precisam cada vez mais de profissionais. Quando pegam um curriculo veem que o cara não tem experiência, portanto não serve, mas onde se adquiri esta experiência? No final estamos entrando no ciclo da falência, os profissionais formados estão crus, não saem com o conhecimento mínimo, o mercado está com a demanda cada vez maior e a formação cada vez pior.

Um técnico mal sabe usar um múltimetro, um engenheiro um osciloscópio... No final qual será o resultado? O país tá fudi...
Rock N Roll
rocknroll
Byte
 
Mensagens: 218
Registrado em: 11 Out 2006 14:19
Localização: Butantã - São Paulo - SP

Mensagempor rocknroll » 08 Mar 2012 12:57

PS:

Neste 12 anos vi muitas engenharias de desenvolvimento fecharem.

Hoje temos mais engenharias de integração, produtos e processos. Papelada, compra de hardware de fora e união disso tudo para atingir um objetivo.

O desenvolvimento de tecnologia está cada vez menor... Quantas empresas hoje podem dizer que tem o chamdo knowhow?

Existem profissionais especializados em procurar as soluções em outros paises e empresas, principalmente china. Vc precisa de um hardware que faça x y ou z, blz na china tem...
Rock N Roll
rocknroll
Byte
 
Mensagens: 218
Registrado em: 11 Out 2006 14:19
Localização: Butantã - São Paulo - SP

Mensagempor proex » 08 Mar 2012 12:58

Sei lá, eu sou a favor dessa falta de profissional qualificado no mercado.

.
proex
Dword
 
Mensagens: 2101
Registrado em: 11 Out 2006 14:05
Localização: São Paulo

Mensagempor denis » 08 Mar 2012 15:59

Com tanto que a falta de profissional qualificado seja um beneficio para quem é qualificado.

Senão daqui a pouco, com todo respeito, teremos um chineizinho do nosso lado trabalhando 18 horas por dia, ganhando a metade do salário...
denis
Byte
 
Mensagens: 170
Registrado em: 06 Mar 2007 12:29
Localização: Americana - SP

Mensagempor xultz » 08 Mar 2012 16:24

Uma vez li em algum lugar que o engenheiro brasileiro é capacitado para produzir, e pouco capacitado para criar. Eu acho que isso é verdade. É realmente difícil ver um projeto brasileiro que se diga "cara, isso é inovador". O que mais temos são blocos chupados de datasheets que juntos formam um produto.
O motivo principal acho que não é nem incompetência generalizada. É falta de acesso a componentes que não sejam os triviais, fata de acesso a laboratórios, falta de acesso a instrumentos. Qualquer um que já desenvolveu qualquer coisa sabe que somos as pessoas certas no país errado, e continuamos nesta vida por pura teimosia, até que um produto chinês chegue quebrando as pernas e finalmente vamos vender chinelo na praia.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 2886
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Mensagempor enigmabox » 08 Mar 2012 16:59

denis
Enviada: Qui Mar 08, 2012 4:59 pm Assunto:
Com tanto que a falta de profissional qualificado seja um beneficio para quem é qualificado.

É assim que ganho a vida, nao tenho concorrencia me incomodando! heheheh
enigmabox
 

Mensagempor chrdcv » 08 Mar 2012 17:05

denis escreveu:Com tanto que a falta de profissional qualificado seja um beneficio para quem é qualificado.

Senão daqui a pouco, com todo respeito, teremos um chineizinho do nosso lado trabalhando 18 horas por dia, ganhando a metade do salário...


Esse é o sonho de todo o empresário. E até aqui na conchinchina das gerais, já trabalhei em umas duas empresas que tem funcionários chineses in loco (inclusive um deles, ao voltar da China presenteou a empresa toda com balas de carne -- é sério, existe bala de carne).

Em relação ao tópico levantado pelo fabim: Como é que um profissional diz que é layoutista e não "manja nada" de eletrônica? O cara é o que então? Desenhista abstrato? Só se for para fazer layout de circuitos muito simples, pois a realidade de agora é o uso de SoCs cada vez mais pesados e layouts que demandam grande conhecimento... pelo menos é assim na maioria dos projetos que tenho presenciado.

Tinha ou tem um cara aqui em BH que acho que é um desses que só faz layout, puro e simplesmente e a chamada "integração". Nos tempos em que desenvolvimento de circuitos eletrônicos do tipo rastreadores e bloqueadores veiculares e equipamentos simples de telemetria até que ele se dava bem, uma vez que não tinha muito o que fazer pois os todo o hardware estava integrado ao módulo GSM que muita das vezes era programado em Python ou Java. Mas agora a realidade é outra...
Avatar do usuário
chrdcv
Dword
 
Mensagens: 1506
Registrado em: 13 Out 2006 14:13

Mensagempor denis » 08 Mar 2012 17:23

O tenho visto é o seguinte:

Profissionais que trabalham com layout, eletrônica, esquemáticos e não manjam nada de software e nem querem saber.

Outros profissionais que mexem com software não querem nem saber de eletrônica, o máximo que sabem é usar um debuger ou medir um sinal, qualquer problema maior que isso não é problema meu..

As coisas ficaram bem distintas, o engenheiro sabe apenas a área que ele atua.
denis
Byte
 
Mensagens: 170
Registrado em: 06 Mar 2007 12:29
Localização: Americana - SP

Mensagempor enigmabox » 08 Mar 2012 17:57

Pra mim, não importa se técnico ou engenheiro, se o cara é bom, tem que saber um pouquinho de tudo.
Hoje em dia, na industria, por exemplo, o cara não pode ficar limitado a eletrônica ou só a software ou diagramação, pois qualquer equipamento eletrônico trabalha com partes mecânicas, hidráulicas e eletricas.
Se o cara for limitado, não vai conseguir desenvolver ou reparar nada.....
Tem que ter mente aberta ao conhecimento. Nao é porque tá acostumado a mexer só com software que não pode trabalhar com PCB ou PLC, etc...
Acho que um bom teste de triagem para seleção de candidatos é botar o cara pra fazer algo na pratica, porque no curriculo o cara escrever o que quiser, na prática já é outra coisa!
O ruim de tudo isso é que o mercado tá cheio de pessoal sem capacidade tecnica que aceita qualquer salario. Isso atrapalha o profissional qualificado em alguns casos.
enigmabox
 

Mensagempor vtrx » 08 Mar 2012 19:47

Tenho uma outra questão.
Porque que se alguem sabe fazer tudo e bem,não se forma em engenharia e mostra como tem que ser??
vtrx
Dword
 
Mensagens: 1755
Registrado em: 20 Abr 2008 21:01

Mensagempor enigmabox » 08 Mar 2012 20:07

vtrx
Enviada: Qui Mar 08, 2012 8:47 pm Assunto:
Tenho uma outra questão.
Porque que se alguem sabe fazer tudo e bem,não se forma em engenharia e mostra como tem que ser??

E deve ter uns caras assim e deve estar bem empregado ou é "dono do seu próprio nariz", é tipo do profissional que não vai ficar ganhando salário miséria de 3K, 4K......
Problema que o cara vai ter que trabalhar sozinho, pois nao vai ter gente capacitada pra ajudar....hehehhe
enigmabox
 

Próximo

Voltar para Boca no trombone

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron