Entrar    Registrar

Começando com o DSP! [PRECISO DE AJUDA]

Software e Hardware para DSP

Moderadores: joao, guest2003, 51

• Autor
    Mensagem

Começando com o DSP! [PRECISO DE AJUDA]

Mensagempor Compaq » 30 Jun 2013 19:50

Bem, para alguns aqui a minha dúvida deve ser idiota, por isso vou (tentar)explicar minha situação antes.

Seguinte, sou graduando em Eng.Elétrica e estou no meio do meu terceiro período. Como nunca fiz um curso técnico ou coisa do tipo, cheguei meio que de paraquedas no curso, ou seja, para mim todos assuntos específicos do curso são muito novos para mim. Pois, bem, nesse período eu fui atrás de um I.C(Pibic/pivic/qualquer coisa que pudesse aumentar meus conhecimentos) e encontrei um professor que resolveu me dar uma oportunidade e está me testando. Ele me deu a seguinte tarefa inicial: "Aprender a configurar a "pinagem" de um DSP". Até aí, eu achava ''beleza'' e tal. Só que eu nunca vi esse troço, na verdade até poucos dias atrás nem fazia ideia do que era um dsp(e ainda não faço muita), tentei ler o que ele me passou e sinceramente não entendi MUITA coisa, o que não significa que vou desistir. Por isso tentei achar algo na net e talvez, por sorte, encontrei vocês.

Alguém pode me ajudar nessa ''difícil'' tarefa?

O material que foi me passado foi esse:

http://www.ti.com/lit/ug/sprufb0d/sprufb0d.pdf

E foi me mandado focar na leitura da seção 6;

É isso, galera, muito obrigado desde já!
Compaq

Re: Começando com o DSP! [PRECISO DE AJUDA]

Mensagempor KrafT » 30 Jun 2013 20:13

Terceiro período = Terceiro semestre?

Qual é exatamente tua vivência em microcontroladores?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Compaq » 30 Jun 2013 20:19

KrafT escreveu:Terceiro período = Terceiro semestre?

Qual é exatamente tua vivência em microcontroladores?

Sim. Nenhuma.
Compaq

Mensagempor KrafT » 30 Jun 2013 20:30

Bom meu amigo, você precisa estudar eletrônica e microcontroladores antes.

Pega um desses livros que tem por aí inclusive em português e compra um kit do microcontrolador abordado e começa a estudar. Depois de estar proficiente nele, vai estudar DSP.

Teu professor deu um belo jeito de tirar você do pé dele, ao sugerir que você comece a construir a casa pelo telhado.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor EvandrPic » 30 Jun 2013 20:58

Outra questão importante é:
Você programa em alguma linguagem?
De preferência em C...
Isso vai te ajudar muito no "processo"... :roll:

Compaq escreveu:Bem, para alguns aqui a minha dúvida deve ser idiota, por isso vou (tentar)explicar minha situação antes.

Seguinte, sou graduando em Eng.Elétrica e estou no meio do meu terceiro período. Como nunca fiz um curso técnico ou coisa do tipo, cheguei meio que de paraquedas no curso, ou seja, para mim todos assuntos específicos do curso são muito novos para mim. Pois, bem, nesse período eu fui atrás de um I.C(Pibic/pivic/qualquer coisa que pudesse aumentar meus conhecimentos) e encontrei um professor que resolveu me dar uma oportunidade e está me testando. Ele me deu a seguinte tarefa inicial: "Aprender a configurar a "pinagem" de um DSP". Até aí, eu achava ''beleza'' e tal. Só que eu nunca vi esse troço, na verdade até poucos dias atrás nem fazia ideia do que era um dsp(e ainda não faço muita), tentei ler o que ele me passou e sinceramente não entendi MUITA coisa, o que não significa que vou desistir. Por isso tentei achar algo na net e talvez, por sorte, encontrei vocês.

Alguém pode me ajudar nessa ''difícil'' tarefa?

O material que foi me passado foi esse:

http://www.ti.com/lit/ug/sprufb0d/sprufb0d.pdf

E foi me mandado focar na leitura da seção 6;

É isso, galera, muito obrigado desde já!
EvandrPic
Dword

Mensagempor Compaq » 30 Jun 2013 21:33

EvandrPic escreveu:Outra questão importante é:
Você programa em alguma linguagem?
De preferência em C...
Isso vai te ajudar muito no "processo"... :roll:

Sim, sei C/C++.
Compaq

Mensagempor KrafT » 30 Jun 2013 21:45

Já que vc falou em Texas, a minha sugestão é:

http://www.erica.com.br/detalhes.asp?cod=0670

E

http://www.farnellnewark.com.br/devkitl ... 863,0.aspx

Serão os 210 reais bem aplicados.
KrafT
Dword

Mensagempor EvandrPic » 30 Jun 2013 23:13

Vai encontrar muito material na net e livros em português se você começar com PIC...

Conectando o PIC - Recursos Avançados
R$ 125,00
Imagem
http://www.erica.com.br/detalhes.asp?cod=7376

McLab2 - 16F
R$ 497,28
Imagem
http://www.mosaico.com.br/?canal=5&pg=s ... dutos&id=8

Gavador McFlash+
R$ 222,88
Imagem
http://www.mosaico.com.br/?canal=5&pg=s ... utos&id=98

*A vantagem do livro e do kit acima é que foram feitos um para o outro. Quer dizer, o livro foi escrito com exemplos voltados para essa placa de desenvolvimento.
Os autores são os sócios da Mosaico Engenharia, que fabrica o kit e oferece diversos cursos na área.
Desvantagem do Kit: é caro em relação ao que se compra lá fora.
Comprando o material acima você desembolsar em torno de R$ 850,00.
Se comprar só o livro no brasil e kit e gravador lá fora, você vai pagar no máximo R$ 500,00

http://www.mosaico.com.br/?canal=5

Outros livros sobre PIC da Editora Érica
http://www.erica.com.br/pesquisar.asp

Opção mais barata quanto a Kits de Desenvolvimento (Compre lá fora):

Kit de desenvolvimento - Open16F877A Package B
US$ 87.99
Imagem

Gravador PICkit3
US$ 64.99
http://www.wvshare.com/product/PICkit3.htm
Imagem
EvandrPic
Dword

Mensagempor KrafT » 01 Jul 2013 07:40

Pena que PIC é bom para começar. Só para isso, hehehehe... :lol:
KrafT
Dword

Mensagempor xultz » 01 Jul 2013 08:44

Piá, vou te dar uma dica de como usar o asm51: faça perguntas claras e específicas. Se fizer uma pergunta vaga e abrangente, vai acontecer uma destas duas coisas: ou ninguém responde, ou então vão sugerir você ler uma pilha de livros. Aí você pensa: "cacilda, mas precisa ler todas estas coisas prá configurar os pinos de um DSP?" Não.
Partindo do pressuposto de que você leu o capítulo 6 e aquilo tudo pareceu chinês, qual é tua dúvida inicial? Você quer saber o que é um DSP? Ou qual sua diferença em relação a um microcontrolador? Sabe o que é uma GPIO? E assim por diante.
Tente resolver um dúvida de cada vez, e seja específico.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor EvandrPic » 01 Jul 2013 11:50

Pois é... pra começar...
Fórum PIC tem 2674 tópicos no ASM 51, o da Texas tem 140. :D
Dá pra ter uma ideia da facilidade de encontrar informações na net...

Senão, pode começar por 8051, que também encontrará bastante informação na internet... :D

KrafT escreveu:Pena que PIC é bom para começar. Só para isso, hehehehe... :lol:
EvandrPic
Dword

Mensagempor KrafT » 01 Jul 2013 12:16

EvandrPic escreveu:
Senão, pode começar por 8051, que também encontrará bastante informação na internet... :D

Verdade. E tem o livro do nosso colega Mauricio.
KrafT
Dword

Mensagempor pbernardi » 01 Jul 2013 13:51

Bom, aqui tenho uma opinião contrária aos colegas.

Quantidade de informação não é qualidade de informação. Pode existir milhares de Livros e Sites de PIC e 8051, mas quem aprende não lê milhares de sites, e sim lê um ou poucos livros, tem alguns sites de referência (não adianta ter milhares de página na Internet, se você olha uma ou duas), e os datasheets. Ou seja, acho começar por algo que, pode até ser um pouco mais difícil no começo, mas vai ter utilidade e é mais atualizado tecnologicamente.

Assim, o melhor, na minha opinião, é ter um livro de referência pro que você que fazer, e alguns sites de referência. Pessoalmente, acho o site da própria TI bem recheado de informações, você deve achar a maior parte das suas respostas por lá:

http://www.ti.com/product/tms320f28335

O componente em questão é um DSC (controller), e não um DSP (processor), o que é bom do ponto de vista de ensino, pois o DSP é mais complicado. No final da página em questão, há vários documentos, que podem te ajudar, especiamente na questão dos pinos:

Hardware Design Guidelines for TMS320F28xx and TMS320F28xxx DSCs (Rev. B)
Getting Started With TMS320C28x Digital Signal Controllers (Rev. A)
C2000 MCU Technical Training

Claro, tudo em inglês, não temos muito como fugir disso... :)

Vale ressaltar: Tudo que você vê no datasheeet provavelmente é *muito* diferente do que você vê na salda de aula. Na sala de aula você pode ver muita coisa teórica, matlab, equações, etc, etc (varia de universidade para outra), enquanto nos datasheets e Application notes, os fabricantes estão mais preocupados com uma abordagem mais prática. Se você começar a entender o que o professor diz, você provavelmente vai tirar os datasheets de letra, pois estes são, na verdade, a parte mais fácil - o difícil não é conectar o componente, mas sim saber o que fazer com ele. Mas como você não tem a parte técnica desenvolvida ainda (ela virá com o tempo, não se preocupe!), acha os datasheets complicados.

Infelizmente não conheço a família bem o suficente para te indicar um livro, mas com apontei, a documentação técnica dela é bem rica. Boa sorte!
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Fábio Pereira » 03 Jul 2013 10:04

Olá,

Concordo com os colegas (exceto o Pbernardi :) ). A tarefa que lhe foi dada é mais ou menos como aprender a pilotar um avião utilizando um Boeing 747... É coisa demais para aprender. Num DSC (que é um DSP misturado com um microcontrolador) você tem normalmente periféricos mais complexos e funcionalidades que são úteis para quem SABE utilizá-las.

Da mesma forma que numa escola de pilotagem se utiliza aviões SUPER simples, também acredito que você deva começar desta forma. Escolha uma plataforma mais simples e que lhe convenha (existem muitas) e aprenda a utilizar um microcontrolador pequeno e simples. Aí depois você conseguirá entender a razão da existência e a complexidade de processadores mais poderosos (como o 320F28xx, 56F, ARMs, Cortex, RX e outras super máquinas que existem por aí).

Outra informação: programar MCU/DSP não é a mesma coisa que programar desktop. As preocupações do programador são mais abrangentes, já que num desktop você tem um sistema operacional cuidando de muita coisa para você e num MCU ou DSP, você tem de se preocupar com os mínimos detalhes (e manipular registradores e hardware "no braço", coisa que normalmente não se faz num OS, a não ser que o seu background seja de escrever drivers!).

[MARKETING ON] Recentemente eu lancei um novo livro e ele é gratuíto e pode ser baixado livremente, verifique no fórum "Livros" aqui no ASM51![MARKETING OFF]

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor msamsoniuk » 05 Jul 2013 02:06

o que falta na galera eh cair a ficha de que a tecnologia evolui exponencialmente: se vc ficar perdendo tempo reinventado a roda e o fogo, vc nao alcanca os gringos nunca. daih tem q escolher se vc quer viver no passado ou quer viver no futuro.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para DSP