Entrar    Registrar

dspic33fj64gs610

Software e Hardware para DSP

Moderadores: joao, guest2003, 51

• Autor
    Mensagem

dspic33fj64gs610

Mensagempor Glademir » 24 Jul 2014 23:10

Ola
preciso de ajuda para gravar um dspic33fj64gs610, vou utiliza-lo no meu estagio
comprei alguns e coloquei em uma placa aptadora para tqfp, que já possui conectores para ICSP. estou tentando gravar
com um pickit3, porém não consigo gravar nem ler,apagar etc... Já testei todos os sinais de gravação, master clear esta ok(varia de 0 a 3.2V), clock existe ,o capacitor de core tbm esta ok, porém o dsp não responde nada pela linha PGED1. E o software responde com erro de ID devido a linha de dados estar sempre em "1"
Verifiquei para ver se não existe trilhas em curto e vi que apos fixar o ci na placa, o pino 86(VDD) e o pino 87(C1RX/RF0) estão em curto, isso só acontece apos soldar o componente. Testei a placa separada e o dsp e não há curto. (não sei se isso é normal)
O gravador esta funcionando, gravei outros pics com ele(pic18F).
Existe algum processo diferente para gravar os dspic33?

Obrigado
Glademir
Bit

Re: dspic33fj64gs610

Mensagempor tcpipchip » 25 Jul 2014 08:24

Eu peguei um caso com o pic32 que tive que configurar manualmente no PICKIT3 a seleção do processador.

Outra coisa, mantenha o pickit3 atualizado...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_teprom » 25 Jul 2014 12:48

Coloca aqui o esquema do circuito que tá montado.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_teprom
Dword

Mensagempor Eduardo Augusto » 25 Jul 2014 15:12

Eae cara tudo bem?

Qual mplab vc esta usando? Qual versão? Que compilador você esta utilizando?
Se estiver utilizando o MPLAB 8, selecione o dispositivo correto ,no caso seu pic, e tente se conectar com o pickit3
Se não rolar de uma lida no datasheet do seu microcontrolador quais os pinos de PGD e PGC. Eles tem de ser respectivos, por exemplo ligar PGD1 e PGC1, verifique o circuito de masterclear, o resistor de pull up e etc.. de ligações minimamente aceitadas para se fazer o ICSP.
Após isso, no datasheet do seu microcontrolador há uma sessão que diz "CONDIÇÕES MINIMAS PARA POLARIZAÇÃO DO DISPOSITIVO" que são alguns capacitores, resistores etc.

Já passei por isso no meu estagio e é: 60% de chance de ser o circuito que esteja errado, 40% de pau de compilador.

Boa sorte!!
Não é possível dormir com todas mulheres do mundo, mas deve-se fazer o esforço.
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor Glademir » 25 Jul 2014 17:16

estou usando apenas o circuito da placa adaptadora que compreu no ebay
http://www.ebay.com/itm/CONVERTER-ADAPT ... 3f02e0b35d
Já possui os resistores e pull upp para o master clear de 4k7 . ja tenteu mudar para 10K, ja tentei usar sem resistor(pois se usar sem resistor de pull up com o pic 18f , funciona)
Coloquei o capacitor de vcap(10uF,22uF) , só não coloquei ainda todos os capacitores de desacoplamento das entradas VDD, só coloquei alguns porque estava sem os smd.

Como o Eduardo pediu, estou sando o MPLAB IPE 2.15 só para gravar, para compilar estou usando CCS.

Mas não sei se deveria ser igual, para os pic 18 eu consigo ler, verificar mesmo sem programa algum. Já baixei a última versão do site da microchip do pickit3,
porém com o software próprio do pickit3, não tenho a opção de gravar o dspic33fj64gs610, só tenho a opção manualmente no MPLAB IPE
Utilizando osciloscópio os sinais de master clear e clock(PGC) parecem estar ok, porém os sinais de DATA (PGD1) apenas verifico pequenas ondulações, parece que tenta enviar mas o sinal é muito fraco. No capacitor Vcap, meço uma tensão de 2.9V
Glademir
Bit

Mensagempor Eduardo Augusto » 25 Jul 2014 21:38

Glademir

Dei uma olhada na placa e ela tem todas as conexões para funcionar corretamente. Para os passivos que vão na placa recomendo que mantenha os valores que estão descrito no esquemático.
A conexão do ICSP da sua placa liga nos pinos VPP,VCC,GND,PGC2,PGD2,AUX estão corretas. Você esta utilizando esse soquete?
Veja a pinagem do pickit3, veja se ela esta batendo com a conexão da placa.
Certifique-se que todos pontos de VCC e GND estejam ligados, inclusive todos os capacitores de desacoplamento e de VCAP. Estranho esse 2,9V, são quase os 3,3V de VCC. Lembro que quando utilizei o PIC24 com envolucro de 100 pinos, a tensão de VCAP era de 1,8V...
Leia seu datasheet, há uma seção nele de como se iniciar com os monstros de 16bits e 50 milhões de instruções por segundo. Os microcontroladores de 16bits são beeeeeem diferentes do PIC18. São mais complexos porem, eu os acho mais fácil de programar.
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor Glademir » 25 Jul 2014 23:38

Ok Eduardo

Vou revisar essas conexões novamente, mas tenho a impressão que por algum motivo o ci esta queimando na hora da solda
tomei alguns cuidados como aterramento do estanhador, não deixei esquentar o componente por muito tempo,
mas como escrevi antes ,após soldar o componente apresenta estar em curto o pino 86(VDD) e o pino 87(C1RX/RF0). E não é solda nos pinos
por que olhei em um microscópio e esta tudo certo. Isso aconteceu com os 4 dsp que soldei.

Será que existe no Brasil alguém que venda esse tipo de componente com preço acessível, e se possível que já venha montado em uma placa parecido com que estou usando pois alguns que olhei o preço é absurdo chega custar mais de 9 vezes o preço que paguei no Aliexpress.

Consegui uma com um dsPIC33EP512MU810, porém ele tem só 14 PWMs, necessito pelo menos 16.

Obrigado
Glademir
Bit

Mensagempor Eduardo Augusto » 28 Jul 2014 09:00

Conheço quem venda esse componente no Brasil, procure por representantes da Microchip no Brasil, eles podem até te dar suporte técnico exclusivo, caso a compra seja feita com eles, é claro. Aut Comp, Bevian, são alguns representantes de vendas aqui no Brasil, vale lembra a Artimar que é quem da suporte técnico para todo o Brasil.
Preço acessível, não sei cara, paguei 10 dólares na unidade do PIC24fj128GC010. Possível que vc pague uns 20 a 30 dólares....

Se a sua necessidade é tantas saídas PWM busque utilizar DRIVERS de PWM i2c ou SPI, existem diversos drivers no mercado, principalmente voltado para controle de luminosidade e afins...

exemplo
http://www.adafruit.com/products/1429

Estou vendo que você esta inciando com os dsPIC. Procure utilizar um que seja mais simples de manusear e de mesmo núcleo de processamento, com involucro dip28 ou 40 pinos. As rotinas serão quase as mesmas, só mudando a quantidade de pinos que você terá de programar ou periféricos... Pense nisso.

Valeu!
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor Glademir » 28 Jul 2014 17:28

Vou dar uma olhada nesses representantes que vc mencionou. Pelos dsp que comprei paguei 11 dólares, porém tive que esperar 2 meses para receber

Encontrei o meu erro, é absurdo mas....kkkkk
Estava soldando os componentes seguindo a serigrafia que esta totalmente ao contrario do pino 1.

Os drivers podem ser uma boa ideia, mas no meu caso não sei se não fica mais fácil de ocorrer falhas, tenho que fazer um inversor
multinível com 4 pontes h em série. E os dspic33 com prefixo GS são específicos para conversores e o dspic33fj64gs610 tem 9 pares de pwm.
Se não funcionar o dsp, meu professor vai querer implementar com fpga, ai minha vida complica mais ainda.

Valeu
Obrigado pela atenção
Glademir
Bit

Mensagempor Eduardo Augusto » 28 Jul 2014 17:31

kkkkkkkkkkkkkkkkkk eeeee essas coisas aconteeeecem mesmo!!
kkkk Cara faz com pic, mil vezes mais fácil.
Boa sorte, tamos aew!
Eduardo Augusto
Byte

Voltar para DSP