Entrar    Registrar

Guilhotina para PCI

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_teprom, guest2003, 51, Renie

  • Autor
    Mensagem

Guilhotina para PCI

Mensagempor MOR_AL » 14 Ago 2011 13:16

Sempre que tenho que fazer minhas placas dos protótipos, sigo um ritual na hora de cortar a placa para colocar o desenho.
– Usando o arco de serra.
1 – Tenho que cortar maior porque minha precisão no corte não é lá essas coisas.
2 – Uso a esmerilhadeira para cortar o excesso das bordas. Não fica linha reta, mas chega próximo ao que eu quero.
3 – Lixo com lixa grossa sobre uma base plana. Aí fica bom.
- Usando um disco de serra mármore.
1 – Fixo a máquina no torno de bancada, tomando o cuidado de não apertar muito, pois o acabamento da ferramenta é de plástico.
2 – Ligo e rezo para não escapulir e levar meu dedo junto. O corte fica cheio de rebarbas e a precisão é pior que cortar com o arco de serra. A vantagem é que não faço força e é mais rápido.
3 – Uso a esmerilhadeira para cortar o excesso das bordas. Não fica linha reta, mas chega próximo ao que eu quero.
4 – Lixo com lixa grossa sobre uma base plana. Aí fica bom.

Aí um dia me emp#%#$$* e fui ver o preço, na net, das guilhotinas, pequenas e manuais, para chapas de ferro de até 1/6”. Só não caí porque já estava sentado. A mais barata começava por mais de mil reais.
Era muito para cortar poucas vezes, apenas.
Lembrei que tinha uma guilhotina para papel, daquelas bem baratinhas que cortam até cerca de 5 a 10 folhas. Será que cortava as plaquinhas?
Tentei e até cortei uma plaquinha, mas o que ocorria era que a lâmina móvel fechava na fixa em um ângulo grande, como tesoura. A plaquinha ia quebrando na medida que eu cortava. Essa guilhotina só serve para material flexível até certo ponto. Esse ângulo grande permite fazer menos força para cortar.
Pensei. “Se esse ângulo for menor, será que quebra?”
Para diminuir o ângulo eu tive que serrar a faca fixa e soldá-la com um ângulo de 90º. Com isso o ângulo entre as duas facas ficou quase nulo. Com isso o corte deixou de ser igual a tesoura, pontual e passou a ser mais distribuído. As placas não quebram mais.
Claro que deu trabalho para soldar o pedaço da faca de modo a que ficasse bem alinhada. Não ficou perfeita, pois também não sou soldador e sim “deposito ferro” na junção. Mas agora posso cortar até placas de fibra de vidro e só passo uma lixa rapidamente para que fique perfeita.
O custo dessas guilhotinas é por volta de 50 reais e a solda fui eu que fiz. Saiu bem mais barato que a outra opção.
Talvez, se procurasse um bom serralheiro, o trabalho saisse melhor. Mesmo assim o custo seria pouco, para o serviço.
Segue o meu resultado.

Imagem
Imagem

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2734
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor _blackmore_ » 14 Ago 2011 15:18

eu uma saída barata ... e inteligente.

Como eu não tenho tanta paciência e $$$, eu faço o seguinte.
Nas lojas de material para ortodontia vende-se um disco de corte baratinho, tipo 10 discos por 1 real e a haste de fixação por 5 reais ... eu coloco o disco em mandril de furadeira e esta eu fixei em um trilho de gaveta, que dá um bom paralelismo. Ajuda muito na hora de cortar a placa, nem precisa de acabamento posterior. Vou montar a gambira e depois posto uma foto.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 28 Set 2008 13:26

Mensagempor MOR_AL » 14 Ago 2011 17:45

_blackmore_ escreveu:eu uma saída barata ... e inteligente.

Como eu não tenho tanta paciência e $$$, eu faço o seguinte.
Nas lojas de material para ortodontia vende-se um disco de corte baratinho, tipo 10 discos por 1 real e a haste de fixação por 5 reais ... eu coloco o disco em mandril de furadeira e esta eu fixei em um trilho de gaveta, que dá um bom paralelismo. Ajuda muito na hora de cortar a placa, nem precisa de acabamento posterior. Vou montar a gambira e depois posto uma foto.


Vê se dá para colocar a foto com detalhe desse disco.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2734
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor edison » 14 Ago 2011 22:28

Moris ,não acredito que vc não tenha uma Dremel ! :D
Muitos torcem o nariz para elas mas pq nunca a tiveram.
Fresa, serra ,polimento ,escova ,fura...........etc.

Tem os kits maleta completos e os básicos (tipo o meu) caso opte por algum fuja dos a bateria ,nada melhor que um convencional numa tomada.

Essa é uma aquisição que se paga com o tempo ,apesar do custo dos acessórios originais (os melhores) ,sempre há um genérico quebra-galho.


Quanto ao disco de corte veja:

http://www.dremel.com.br/acessorios_cortar.html

Original aqui eu pago R$ 1,00 cada.

Abraços.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
Avatar do usuário
edison
Dword
 
Mensagens: 2007
Registrado em: 10 Mar 2007 00:18
Localização: Curitiba

Mensagempor MOR_AL » 15 Ago 2011 10:05

edison escreveu:Moris ,não acredito que vc não tenha uma Dremel ! :D
Muitos torcem o nariz para elas mas pq nunca a tiveram.
Fresa, serra ,polimento ,escova ,fura...........etc.

Tem os kits maleta completos e os básicos (tipo o meu) caso opte por algum fuja dos a bateria ,nada melhor que um convencional numa tomada.

Essa é uma aquisição que se paga com o tempo ,apesar do custo dos acessórios originais (os melhores) ,sempre há um genérico quebra-galho.


Quanto ao disco de corte veja:

http://www.dremel.com.br/acessorios_cortar.html

Original aqui eu pago R$ 1,00 cada.

Abraços.


Olá Edson!
Eu tenho a versão XingLing da Dremel. É boa e a uso para muitas outras coisas.
Só não gosto do pó de fibra de vidro que ela cria, sem contar que tem que prepará-la e fixá-la. É só colocar a guilhotina na mesa. O corte é imediato e já sai sem pó. Se tiver que lixar, é muito pouco e é na lixa com água. Não cria o pó.
Seria uma opção caso não tivesse dado certo com a guilhotina.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2734
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor jorgeluiz » 17 Ago 2011 01:41

eu uso uma punçao bem afiada, e uma regua de aço. Risco dos dois lados, uma trilha nao muito funda, e quebro no meio. Depois de um tempo voce pega o jeito, e so' precisa lixar a borda de leve.
Meu irmao usa uma tecnica que eu nao gosto muito. Ele aquece a placa no forno a gas, e depois corta com uma tesoura comum. Nao peguei o jeito ainda. Acho que na guilhotina de papel da pra fazer isso tambem.
Avatar do usuário
jorgeluiz
Byte
 
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Mar 2007 02:26

Mensagempor MOR_AL » 17 Ago 2011 05:41

jorgeluiz escreveu:eu uso uma punçao bem afiada, e uma regua de aço. Risco dos dois lados, uma trilha nao muito funda, e quebro no meio. Depois de um tempo voce pega o jeito, e so' precisa lixar a borda de leve.
Meu irmao usa uma tecnica que eu nao gosto muito. Ele aquece a placa no forno a gas, e depois corta com uma tesoura comum. Nao peguei o jeito ainda. Acho que na guilhotina de papel da pra fazer isso tambem.

Aquecer a placa tende a oxidar o cobre, diminuindo sua condução. Essas placas de fenolite já tem a lâmina de cobre mais fina. Já viu né?!
A sua técnica de riscar parece boa para placas de fenolite, para placas de fibra fica mais difícil.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2734
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor jorgeluiz » 20 Ago 2011 16:05

MO_RAL:
"Aquecer a placa tende a oxidar o cobre, diminuindo sua condução."
.
Nao meu caro Moris, o aquecimento em si nao provoca oxidaçao, a umidade sim. Problema que as vezes a placa amolece demais, e empena tudo.
.
"Essas placas de fenolite já tem a lâmina de cobre mais fina. Já viu né?!"
.
verdade. Hoje em dia a camada de cobre e' algumas micras. Deveria haver um controle sobre isso.
.
"A sua técnica de riscar parece boa para placas de fenolite, para placas de fibra fica mais difícil."
.
. Sim. Raramente uso placas de fibra de vidro.
Avatar do usuário
jorgeluiz
Byte
 
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Mar 2007 02:26

Mensagempor jorgeluiz » 20 Ago 2011 16:09

MO_RAL:
"Aquecer a placa tende a oxidar o cobre, diminuindo sua condução."
.
Nao meu caro Moris, o aquecimento em si nao provoca oxidaçao, a umidade sim. Problema que as vezes a placa amolece demais, e empena tudo.
.
"Essas placas de fenolite já tem a lâmina de cobre mais fina. Já viu né?!"
.
verdade. Hoje em dia a camada de cobre e' algumas micras. Deveria haver um controle sobre isso.
.
"A sua técnica de riscar parece boa para placas de fenolite, para placas de fibra fica mais difícil."
.
. Sim. Raramente uso placas de fibra de vidro.
Avatar do usuário
jorgeluiz
Byte
 
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Mar 2007 02:26

Mensagempor MOR_AL » 20 Ago 2011 17:23

jorgeluiz escreveu:MO_RAL:
"Aquecer a placa tende a oxidar o cobre, diminuindo sua condução."
.
Nao meu caro Moris, o aquecimento em si nao provoca oxidaçao, a umidade sim. Problema que as vezes a placa amolece demais, e empena tudo.
.....

Oi Jorge!
Até onde eu sei de química, a oxidação do cobre é a inclusão das moléculas de oxigênio no cobre (óxido de cobre). É comum também ocorrer a reação incluindo o enxofre. Bom vou para por aqui com a química eheh!
A rapidez dessa reação é dependente, além da existência desses elementos, com a temperatura. Daí minha afirmação: "Aquecer a placa tende a oxidar o cobre, diminuindo sua condução."
Me corrija se eu estiver errado.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2734
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor jorgeluiz » 21 Ago 2011 00:50

pode ser que ocorra uma ligeira oxidaçao na superficie. Mas passando um bombrilzinho de leve sai imediatamente. Aqui em Curitiba, quando estou soldando os componente, tenho sempre que passar bombril que a umidade relativa do ar raramente esta' abaixo dos 60%. Ou dou uma estanhada geral primeiro antes de colocar os componentes, quando a umidade esta mais alta.
Avatar do usuário
jorgeluiz
Byte
 
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Mar 2007 02:26

Voltar para Mecanica e materiais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron