Entrar    Registrar

Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_teprom, guest2003, 51, Renie

  • Autor
    Mensagem

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor MOR_AL » 18 Nov 2014 18:09

edsont escreveu:Aproveitando o tópico que é sobre circuito impresso, alguém já viu no Brasil tesoura como o que o cara usa neste vídeo para cortar a placa?
(o link aponta para o final do vídeo onde fica mais visível a tesoura)
https://www.youtube.com/watch?v=pbYDQuALOeY#t=492


Acho que é uma tesoura para cortar lâminas de metal.
Eu tenho uma com esta função. Ocorre que é normal trincar transversalmente ao corte.
Eu peguei uma guilhotina para papéis (poucos) e adaptei para cortar as placas. Mesmo com uma lâmina maior (é como se fosse uma tesoura grande), que mais se aproxima de uma guilhotina, ainda assim cria estas trincas transversais.
Agora uso uma serra de fita manual (tem um arco de ponta a ponta da serra) com serra de 32 dentes (o maior número de dentes por polegada). Depois acerto com a lixa 100.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2731
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor edsont » 19 Nov 2014 07:19

O que achei mais interessante na tesoura do vídeo é que dá impressão que ela não força tanto a placa para os lados como ocorre com as tesouras para chapas comumente usadas pelos calheiros.
O que eu não gosto nas serras é principalmente o pó que produz. Além de ser mais demorado.
Eu voltei a usar o antigo método do riscador. A única mudança foi que eu retirei o parafuso da ferramenta que serve de guia (aquele tipo de régua de prensar, não sei o nome) e passei a prender com 2 sargentos. O parafuso só segurava a placa de um lado que sempre acabava saindo do lugar.
Avatar do usuário
edsont
Byte
 
Mensagens: 366
Registrado em: 22 Mai 2007 17:19
Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor Alexandro » 19 Nov 2014 07:31

MOR_AL escreveu:
edsont escreveu:Aproveitando o tópico que é sobre circuito impresso, alguém já viu no Brasil tesoura como o que o cara usa neste vídeo para cortar a placa?
(o link aponta para o final do vídeo onde fica mais visível a tesoura)
https://www.youtube.com/watch?v=pbYDQuALOeY#t=492


Acho que é uma tesoura para cortar lâminas de metal.
Eu tenho uma com esta função. Ocorre que é normal trincar transversalmente ao corte.
Eu peguei uma guilhotina para papéis (poucos) e adaptei para cortar as placas. Mesmo com uma lâmina maior (é como se fosse uma tesoura grande), que mais se aproxima de uma guilhotina, ainda assim cria estas trincas transversais.
Agora uso uma serra de fita manual (tem um arco de ponta a ponta da serra) com serra de 32 dentes (o maior número de dentes por polegada). Depois acerto com a lixa 100.
MOR_AL


O corte de pci sempre foi a primeira tarefa critica desse trabalho, mas meus problemas acabaram quando comecei a riscar as placas com uma ferramenta de corte de acrilico, muito pratico e fica perfeito se voce usar uma regua pra riscar.
Procure por : estilete Olfa para acrilico

231f2c41d07f23c7e52c2429730300b4.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Alexandro
Byte
 
Mensagens: 421
Registrado em: 23 Out 2006 16:49
Localização: São José do Rio Preto - SP e Sao Paulo-SP

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor albertorcneto » 12 Dez 2014 04:38

"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte
 
Mensagens: 269
Registrado em: 28 Mar 2007 14:08

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor MOR_AL » 12 Dez 2014 06:59

albertorcneto escreveu:Uma boa dica pra quem fala ingles:

http://www.edn.com/design/pc-board/4437 ... ---at-home


Uma dica cara. O laminador custa US$ 90, não está disponível e não sabem quando (ou se) estará.
Não falo inglês, mas consigo ler o inglês técnico.
Em certo momento o autor menciona que as fontes de UV não possuem uniformidade na radiação ao longo da área atingida. Isso é fato.
Eu construí uma fonte de UV com 98% de uniformidade em uma região de 22 cm por 22cm. e de 95% em uma região de 26cm por 26cm.
Segue resultado dos cálculos.Não tenho a foto do aparelho construído, mas também não o uso. O processo via UV é muito demorado e obtenho ótimos resultados com o processo de transferência térmica com ferro de passar.
Imagem

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2731
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor EDSONCAN » 12 Dez 2014 08:14

Isso se chama tesoura para lata, você encontra no mercadolivre usa uma para placas e funciona bem, somente tem que manter afiada ou tera algumas rebarbas.
Edson
EDSONCAN
Word
 
Mensagens: 863
Registrado em: 11 Out 2006 14:11

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor Renie » 23 Abr 2015 02:12

Olá PessoALL,

Pela data do tópico estou bem atrasado, sorry!

edsont, é uma tesoura para chapas de ferro, no Br existem vários modelos semelhantes!

Mor_al, a cuba de corrosão nâo precisa ser de vidro de 5mm, desperdício de grana, no tutorial para utilização de resina fotográfica que disponibilizei no meu site em 2007 tem as dicas com vidro de 3mm que funcionaram muito bem com "aerador" de aquário e bomba vagabunda!
Ah, como minha grana sempre foi curta eu sempre utilizei PF bem diluído, levava entre 30 a 40 minutos, dava para acompanhar movendo as
placas até bem junto ao vidro! :wink:
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word
 
Mensagens: 732
Registrado em: 11 Out 2006 22:35
Localização: RJ - Niterói - Brasil

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor Renie » 23 Abr 2015 02:18

Renie escreveu:Olá PessoALL,

Pela data do tópico estou bem atrasado, sorry!

edsont, é uma tesoura para chapas de ferro, no Br existem vários modelos semelhantes!

Mor_al, a cuba de corrosão nâo precisa ser de vidro de 5mm, desperdício de grana, no tutorial para utilização de resina fotográfica que disponibilizei no meu site em 2007 tem as dicas com vidro de 3mm que funcionaram muito bem com "aerador" de aquário e bomba vagabunda!
Ah, como minha grana sempre foi curta eu sempre utilizei PF bem diluído, levava entre 30 a 40 minutos, dava para acompanhar movendo as
placas até bem junto ao vidro! :wink:


Ps: sempre que terminar a corrosão, lave tudo e deixe bem limpo, principalmente o "aerador" e o "aquário", pensei na época que não grudaria no
vidro mas... depois de várias utilizações, se não bem limpo, gruda sim! :oops:
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word
 
Mensagens: 732
Registrado em: 11 Out 2006 22:35
Localização: RJ - Niterói - Brasil

Re: Placa para Circuito Impresso de Péssima Qualidade

Mensagempor MOR_AL » 27 Abr 2015 18:54

Olá Renie, tudo bem?
Não estou recebendo informações de postagem no meu email, por isso não respondi a tempo.

Usei placas de vidro um pouco mais espessas para ter mais firmeza mecânica.
Fiz um segundo "corroedor de PCI" que usa 200mL de PF e as bolhas ficam mais dispersas e mais homogêneas.
Ficou melhor que o primeiro protótipo.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2731
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Anterior

Voltar para Mecanica e materiais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante