Entrar    Registrar

Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impresso

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_teprom, guest2003, 51, Renie

  • Autor
    Mensagem

Vamos trocar umas idéias sobre corrosão de circuito impresso

Mensagempor regiscruz » 06 Nov 2006 17:41

Olá pessoal,

Sempre quando eu precisei fazer uma placa, eram placas para componentes normais e de simples face. Quando eu precisava de algo mais complicado eu pedia para os outros fazerem ou melhor pagava....rs...
Agora decidi aceitar o desafio, e que desafio..... pela primeira vez, placa de dupla face e com chip smd de 60 pinos.

Sei que a técnica que escolhi não é das melhores e nem mesmo usual porém como eu ja tenho todo o material a disposição, resolvi tentar.
Estou usando silk screen, aquela técnica usada para colocar imagens em camisetas, só que com uma tela apropriada para as trilhas de 0.6mm.

Fiz teste em três placas e não deu certo, não sei se foi porque usei a tinta inapropriada (tinta a óleo comum) ou se é porque desse jeito não funciona mesmo, alguém ja tentou isso? alguém pode me dar uma sugestão de tinta mais resistente? Qual é a tecnica mais barata e usada para este caso?

http://br.geocities.com/regiscruzbr/for ... index.html

Sei que havi um post parecido com este no forum anterior mas gostaria de lembrar que nele estava sendo discutido marca de produto se não me engano, aqui eu quero sugerir uma descrição de técnicas de confecção.
Vamos postar aqui as técnicas que dão melhores resultados para que os menos experientes como eu possam praticar.

:D
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
Avatar do usuário
regiscruz
Byte
 
Mensagens: 154
Registrado em: 21 Out 2006 10:22
Localização: Uberaba - MG

Mensagempor __JEREK__ » 06 Nov 2006 18:14

Tudo bem regiscruz?? Como vão as coisas???

Esse assunto me interesa muito, sempre achei que o caminho para fazer placas perfeitas é o Silk-screem, já fiz curso disso a muito tempo, mas não continuei aplicando...

Atualmente estou fazendo minhas placas de testes na caneta mesmo ou de um jeito que eu e os colagas da firma descobrimos que é so imprimir o desenho em uma folha de papel A4 comum, com o toner bem caregado, colocar em ima do fenolite bem ariado com lã de aço, e com um pano umidecido com tinner ir passando aos poucos no desenho, depois de uma leve umidecida do papel é só puxar a folha e o desenho está lá.

O problema dessa "tenica" (é como agente chama uma técnica feita nas coxa) é que nem sempre saí tudo gerando retrabalho com a caneta de retro projetor e o tamanho das trilhas fica limitado.

Estou tentando guardar dinheiro para comprar um impressora laser para fazer o mesmo procedimento que é explicado nesses sites:

Imagem

http://www.tabajara-labs.com.br/eletronica/tts/index.htm

e nesse outro site mostra o cara (um alemão) fazendo passo a passo o metodo termico em VIDEO, ele usa um impressora HP 1010, vale a pena dar uma olhada, pois mostra todo o precesso!!!

Imagem

Link:
http://thomaspfeifer.net/direct_toner_pcb.htm

acho que o método termico é o mais prático para fazer protótipos.
Editado pela última vez por __JEREK__ em 06 Nov 2006 20:56, em um total de 1 vez.
__JEREK__
Byte
 
Mensagens: 216
Registrado em: 11 Out 2006 17:53
Localização: BA

Mensagempor zielpunkt » 06 Nov 2006 19:53

Olá, regiscruz.

Silkscreen ainda é um metodo bastante utilizado e tradicional para confecção profissional de PCI, ao menos aqui no Brasil. A resolução das trilhas e pads é muito boa e vc obtem um serviço de qualidade e praticamente sem perda de material, por erro no processo...Porém:

- Existem tintas específicas para isso (procura na net - Saturno e outras) - tinta á óleo, nem pensar!;
- Existe nylon específico para isso - se aconselha com quem trabalha na área para obter informação sobre a 'abertura' da trama do nylon, em função da precisão do traçado e a marca que recomenda;
- 'Esticar' uma tela para serviços de precisão não é pra qquer um. É diferente do que para imprimir camisetas e tal;
- 'Puxar' um rodo em silkscreen não é tarefa das mais fáceis - depende de muita experiencia para obter bons resultados. Nada que um pouco de sofrimento não resolva;

Fora isso, tem os métodos para protótipo que o jerek comentou. Mas acho que para grande densidade de trilhas e pads SMD vc vai sofrer um bocado com eles.

Abraço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte
 
Mensagens: 373
Registrado em: 12 Out 2006 11:36
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagempor Maurício » 06 Nov 2006 20:00

a tinta usada para gravar direto na placa de cobre pelo método de serigrafia é a ETCH RESIST.
esta tinta é resistente à corrosão.
acho que nenhuma outra tinta tem estas características.

e eu discordo do Jerek no quesito de que usar o método térmico seja o melhor.
pra mim, o melhor método de confecção de PCIs caseiras continua sendo o método fotográfico.

coloquei um novo tópico com o nome: "Artecna de volta ao mercado".
deêm uma passada lá.

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Avatar do usuário
Maurício
Word
 
Mensagens: 678
Registrado em: 14 Out 2006 17:23
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor brasilma » 06 Nov 2006 22:13

Com silk dá certo sim, e vc nem precisa perder cabelos com isso, eu recomendo ir até um silkeiro, conversar com ele e pedir para fazer para você.

A tinta pode ser a usada em adesivos - vinílica.

Para imprimir cada plaquinha ele te cobra mixaria.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3248
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Mensagempor RAWeigel » 07 Nov 2006 06:47

Pessoal,
Tenho acompanhado este tópico em outro fórum:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.ph ... sc&start=0
Ainda não fiz nada utilizando esta técnica, mas já comprei todo o material para testar. Vale apena acompanhar todos os posts e ver até onde o pessoal está chegando (em breve, eu).
Já utilizei o processo térmico, que é prático e rápido, mas os resultados dependem muito da prática adquirida. O Renie é quem consegue ótimos resultados com esta técnica.
Também utilizei os produtos oferecidos pela pcifacil.com.br que tem execelentes resultados, mas o custo é elevado para a maioria.
Richard
Avatar do usuário
RAWeigel
Byte
 
Mensagens: 228
Registrado em: 11 Out 2006 16:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor jose ivan » 07 Nov 2006 08:56

Eu tambem já fiz muintos CI em Sill screen, é o melhor metodo para pequenas series, mas para prototipos é muinto dispendioso, uso nylon com trama 150 ou 180, a tinta pode ser vinilica mesmo, tem a tinta certa para isso mas e muinto cara, a vinilica vai bem, quanto a impressão é só ter um rodo de boa qualidade de polieretano, manter inclinado por volta de 45° e puxar com firmeza, mas para prototipos estou usando no momento o metodo fotografico, mas já tem um topico sobre isso aqui.
jose ivan
Bit
 
Mensagens: 25
Registrado em: 17 Out 2006 09:44

Mensagempor brasilma » 07 Nov 2006 10:35

Ivan,

A tela dá para ser reutilisada, geralmente as emulsões se dissolvem em soluções de cloro.

Por esta razão recomendei utilisarem os serviços de um silkeiro, ele tem todas as ferramentas além da experiência e faz tudo para vocês, usa uma tela reaproveitada, e após vc dizer que não quer mais ele recicla ela.

Vão por mim, o melhor é fazer amizade com um silkeiro, nosso trabalho é eletrônica, não compensa se desviar do caminho. Vocês poderão até trocar favores e ganhar uma grande amizade e até um comercializador para os produtos, além de não pagar nada pelo serviço, não perder tempo, não ter de dispor de lugar para guardar toda a tralha envolvida, não sujar a roupa,...

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3248
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Mensagempor a.rairan » 07 Nov 2006 18:45

Eu tenho uma laser...

Fiz um conversor do PIC16F639 TSSOP para "DIP" que ficou um chuchu... com alguns ajuste com estilete e caneta depois fica tudo certo...

Quando voltar da faculdade posto umas fotos... fui
André "Away" Rairan
a.rairan
Byte
 
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Out 2006 18:53
Localização: São Caetano do Sul - SP - Brasil

Mensagempor jose ivan » 08 Nov 2006 17:33

Uma dica

Para o seu fotolito ficar pretinho e so espor-lo por alguns segundos em vapor de um solvente ou thiner , pingue algumas gotas em uma chapa quente, mas CUIDADO, sem chamas
jose ivan
Bit
 
Mensagens: 25
Registrado em: 17 Out 2006 09:44

Mensagempor chipselect » 08 Nov 2006 23:42

eu uso a prensinha térmica com transfer e impressora laser...
fica bom, apesar de meio caro (R$3,50 a folha), para protótipos é bom porque é relativamente rápido e dá menos trabalho que silk screen.

Nesse método eu consigo utilizar trilhas de até 0,2mm em placas pequenas (menor que 100mmx100mm).

Semelhante ao método que zielpunkt utiliza, exceto que eu geralmente não preciso fazer retrabalho nenhum, somente em grandes áreas de toner, como a malha de terra onde a impressão às vezes falha porque o toner não é original.

Eu fiz um adaptador pro MSC1200 pra usar no protoboard, depois de montada, tinha só 2 curtos que não era visível a olho nu.
chipselect
Word
 
Mensagens: 702
Registrado em: 16 Out 2006 18:50

Mensagempor brasilma » 09 Nov 2006 10:55

Só agora acessei o link que o Jerek colocou (o primeiro) o carinha que fez o artigo sobre o método, se põe a tentar explicar como funciona a fotocopiadora (ou impressora laser - o principio é o mesmo), corrigindo inclusive quem escreve a grafia da palavra TONER errada, e demonstra que não entende bem do que está falando.

Só por curiosidade (conheço bem o assunto, pois infelizmente sou eu quem cuida das maquinas), e tbem vale lembrar que o processo de fazer PCIs assim é mais velho que minha vó, então vou fazer alguns comentários.

Isso é uma dica para quando escrevemos alguma coisa que será lida por outros - se atenha a aquilo que vc sabe - ele nem precisa ter entrado nessa questão.

O TONER não é magnético, ele é formado por microesferas de plástico, e pode ser eletrostáticamente atraído, o revelador é que é magnético.

O revelador se prende magnéticamente ao cilindro dosador, e com sua geometria irregular, segura as esferas do TONER, que depois são transferidas eletrostáticamente ao cilindro fotosensivel.

O FUSOR funde (é até meio pleonástico) as microesferas plásticas do TONER ao papel.

O "esquema" de montar duas folhas juntas, tbem não é legal, e pode causar danos a impressora - não recomendo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3248
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Mensagempor regiscruz » 10 Nov 2006 15:54

Olá __JEREK__ tudo bem? E obrigado a todos por participar...

__JEREK__, é a primeira vez que uso silk para montar placas, concordo com o zielpunkt e achei esta uma técnica bastante precisa, mas depois de ler o que vocês escreveram eu cheguei a conclusão de que provavelmente boa parte do motivo por ter dado errado foi a utilização da tinta inadequada.
Também concordo com o jose ivan, esta é uma técnica muito trabalhosa para montar protótipos e a propósito, estou usando o nylon com trama 180, que é bem mais preciso apesar de entupir a com muita facilidade o que mais uma vez prova que um pouco mais de experiência é indispensável.
Não posso considerar este um investimento desperdiçado pois não é uma técnica ruim quando se deseja fazer grandes quantidades, bom, valeu pela experiência...rs...
Valeu pelos links, vou tentar primeiro o método térmico que aparentemente é mais fácil e barato (sem me desfazer dos conselhos), se eu não for muito feliz vou partir para o método fotográfico.

Obrigado a todos. :o
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
Avatar do usuário
regiscruz
Byte
 
Mensagens: 154
Registrado em: 21 Out 2006 10:22
Localização: Uberaba - MG

Mensagempor __JEREK__ » 10 Nov 2006 17:00

chipselect escreveu:eu uso a prensinha térmica com transfer e impressora laser...
fica bom, apesar de meio caro (R$3,50 a folha), para protótipos é bom porque é relativamente rápido e dá menos trabalho que silk screen.

Nesse método eu consigo utilizar trilhas de até 0,2mm em placas pequenas (menor que 100mmx100mm).

Semelhante ao método que zielpunkt utiliza, exceto que eu geralmente não preciso fazer retrabalho nenhum, somente em grandes áreas de toner, como a malha de terra onde a impressão às vezes falha porque o toner não é original.

Eu fiz um adaptador pro MSC1200 pra usar no protoboard, depois de montada, tinha só 2 curtos que não era visível a olho nu.


Hei, chipselect, pode dar mais informações sobre essa sua técnica?? qual o tipo de foplha que vc usa?? Você não consegue fazer maiores que 100x100mm??
__JEREK__
Byte
 
Mensagens: 216
Registrado em: 11 Out 2006 17:53
Localização: BA

Mensagempor __JEREK__ » 10 Nov 2006 17:04

Maurício escreveu:a tinta usada para gravar direto na placa de cobre pelo método de serigrafia é a ETCH RESIST.
esta tinta é resistente à corrosão.
acho que nenhuma outra tinta tem estas características.

e eu discordo do Jerek no quesito de que usar o método térmico seja o melhor.
pra mim, o melhor método de confecção de PCIs caseiras continua sendo o método fotográfico.

coloquei um novo tópico com o nome: "Artecna de volta ao mercado".
deêm uma passada lá.

[]'s

RETI.


E ai, maurício, tudo bem?? Esse método termico é mais prático e mais rápido para protótipos, imagina que o que vc precisa fazer não vai utilizar nada que mele ou lambuse já é um alívio!!! Mas se for para produzir em grande escala realmente, o melhor é silk-screem.

tentei dar uma olhada no Artecna mas só vem mostrando onde vende, não tem algum video ou site mostrando o uso de material??

Valeu, abraço a todos!!
__JEREK__
Byte
 
Mensagens: 216
Registrado em: 11 Out 2006 17:53
Localização: BA

Próximo

Voltar para Mecanica e materiais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes