por Rota » 27 Jan 2010 02:54
chipselect,
o circuito está certo, é assim mesmo.
Fabim:
Se nao sabe que um pulso percorrendo um condutor tem atenuaçao em sua amplitude por percas ocasionadas por.
Z=RMJWC
nem imagino o que seja Z=RMJWC, agora, perca eu sei que tem: isoladores com problema, capim encostando na cerca, terreno com muita pedra etc etc.
Na bancada, com carga de 100R as cercas simples, eu media de 400 a 600V, ja com a minha a tensão éra de 1,8 -2KV. E óbvio que tambem tinha pessoas que testavam a cerca em campo.
aí fica dificil né ? ainda mais você tendo o ISO9000 para eletrificador de cerca. Diga lá qual empresa fez os ensaios no seu equipamento ? Unicamp ? Inmetro ? nenhuma né ?
Inmetro não faz ensaio de alta tensão @@@@@
Unicamp não faz este tipo de teste #######
he he kkkk hehe hihihi, quando disse ISO900 eu tava brincando, eu não tenho firma, trabalho no porão da minha casa, nem funcionario eu tenho, eu faço tudo, furo caixa, confecciono pci, faço o acabamento, faço o carretel, varro o chão, enrolo as bobinas, resino as bobinas, empacoto etc etc etc. Eu montei umas 500 cercas e parei, como eu disse, ganha muito pouco, tinha que vender umas 2000 por mes, ...ai vem funcionario, abrir firma, capital para investir etc etc
Rota, eu não estava sendo ofensivo com você. nem mesmo desfazendo de ti. Estava apenas explicando para o amigo como funciona o eletrificador e as duas topologias que eu conheço...
imagina Fabim, só não fala mal do Parmera snif snif
Ja mediu um eletrificador de 10KV em uma cerca, mais mediu essa tensão lá no fim da cerca ? ou no meio dela ?
Tipo em um fio de 2KM... ?
imagina, a cerca que eu montava éra pra uns, sei lá, 500mts, tem cerca dessas simplezinhas, que marcam 40Km.... só se for 40Km PMPO !
Tem N fatores. Isso pode ser burlado em resistencia, pegando todos os outros fios de uma cerca equipotencializando todos, e de 100 em 100 metros, utilizar um eletrodo.. Isso possibilita um contato muito grande com a area que a cerca esta percorrendo, aumentando a area util do eletrificador..
É, isso eu já li em manuais de fabricantes
Etc, etc etc. Agora ROTA, EMI/RFI. não se aplica somente a sistemas de proteção eletrica, e sistemas de RF.
Estas leis fundamentalmente preiciosas de serem conhecidas. SE aplica uma placa de circuito, ao dimensionamento de um transformador, ao desenho de um gabinete, à ligação de um cabo em um sistema de RF, a ligação de um para raios em uma torre, a ligaçao e dimensionamento de uma antena, a tudo que envolve eletrons passando, principalmente quando eles estão apressadinhos...
A uns 3 meses eu fiz uma pci de um amplificador de audio com um pré + controle graves agudos, tudo junto, quando liguei falei alô no microfone, deu pane em um aviao que sobrevoava a minha casa, o resistor do filtro que fica na saida(cap 100nF e resistor 10Rx2W) azulô, imagina a frequencia que tava oscilando a bagaça... não consegui resolver 100%, melhorou quando mudei o "caminho" do terra..... , tive que montar o pré separado da potencia. Com certeza se eu tivesse mais conhecimento de RFI/EMI, teria resolvido.
Só mais uma pergunta, aquele capacitor 1uF que fica em paralelo com o transformador da cerca (LC), serve para ir amortecendo o pulso e não gerar interferencia, ou tem alguma outra função no circuito ?. se voce quizer, posto o esquema (alfa-laval)