eletro cercas

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Rota » 25 Jan 2010 23:38

valeu Fabim,
obrigado pelas respostas,

quando voce disse:
Um pulso com SCR, ele só ira conduzir no ciclo positivo da carga no capacitor. No momenro que o famoso LC tentar ressonar e inverter a tensão o SCR desliga!!
eu penso:
no circuito que o chipselect postou, os 2 diodos +capacitor 1uF formam o dobrador, que vai carregando o capacitor 8uF e o de 2,2uF, o capacitor de 8uF vai carregar primeiro, quando o de 2,2 chegar a tensao do diac (33V) vai disparar o SCR, descarregando o cap 8uF na bobina. O circuito ressonante que voce comentou é o cap 8uF e o primario da bobina? se for isso, voce disse que a tensão inverte e desliga o SCR, mas como? o diodo em paralelo com o primario não iria "matar" essa tensão ?.
Tem eletrificador (alfa laval, nelori entre outros), que tem um capacitor em paralelo com o primario e não tem o diodo, a função desse capacitor SÓ é para não gerar emi/rfi? ou tem outra função?
Se for isso, voce tirou uma duvida que eu tinha a muito tempo, pois não sabia a função deles.

Ai vem um problema, imagina só durante sei lá 500uS, um pulso em onda quadrada, de alguns uA, e tensão de alguns milhares de volt´s, percorrento dezenas de centenas de metros.. Esqueceu que EMI/RFI ?

minha nossa!! nunca tinha pensado nisso, porem as vaquinhas não ouvem rádio!! (será que depois dessa, qual a probabilidade de eu sair na revista pequenas empresas grandes negócios? ou ter estampado em meus produtos ISO9000)

Eu levantei um esquema de um eletrificador alfa laval, no secundario da bobina (alta tensão) colocaram 7 capacitores de 0,68uFx250V em série (paralelo com a bobina), e no primario um capacitor 1uF/630V, novamente pergunto, esses capacitores são para não gerar emi/rfi ou tem alguma outra função.

valeu!
Rota
Byte

Mensagempor fabim » 26 Jan 2010 07:00

arroto.
Veja qualquer animal adora som instrumental isso é comprovado.
Se nao sabe que um pulso percorrendo um condutor tem atenuaçao em sua amplitude por percas ocasionadas por.
Z=RMJWC.

Capacitancia que a cerca oferece a passagem do pulso.
indutanicia oferecida pelo comprimento
resistencia do material

aí fica dificil né ? ainda mais você tendo o ISO9000 para eletrificador de cerca. Diga lá qual empresa fez os ensaios no seu equipamento ? Unicamp ? Inmetro ? nenhuma né ?
Inmetro não faz ensaio de alta tensão @@@@@
Unicamp não faz este tipo de teste #######

Exatamente por isto, que se segue as normas, e sua empresa pode ter a certificação por ser normatizada, mais o seu eletrificador não tem nenhum tipo de certificado.@@ isso não existe no brasil.

Rota, eu não estava sendo ofensivo com você. nem mesmo desfazendo de ti. Estava apenas explicando para o amigo como funciona o eletrificador e as duas topologias que eu conheço...

Ja mediu um eletrificador de 10KV em uma cerca, mais mediu essa tensão lá no fim da cerca ? ou no meio dela ?
Tipo em um fio de 2KM... ?

LEmbre-se para uma distancia tão longa a referencia de terra, se for apenas no pé do eletrificador é da ordem de mega ohms, dependendo to terreno milhares de mega ohms. Então como mesmo assim uma pessoa ou um animal leva choque ?
Facil, efeito capacitivo. Velocidade do pulso, e capacitancia do corpo com o meio = imperancia baixa do corpo a passagem de corrente. por isso o centelho.. ou pelo menos uma indução pesada...

Tem N fatores. Isso pode ser burlado em resistencia, pegando todos os outros fios de uma cerca equipotencializando todos, e de 100 em 100 metros, utilizar um eletrodo.. Isso possibilita um contato muito grande com a area que a cerca esta percorrendo, aumentando a area util do eletrificador..

Etc, etc etc. Agora ROTA, EMI/RFI. não se aplica somente a sistemas de proteção eletrica, e sistemas de RF.
Estas leis fundamentalmente preiciosas de serem conhecidas. SE aplica uma placa de circuito, ao dimensionamento de um transformador, ao desenho de um gabinete, à ligação de um cabo em um sistema de RF, a ligação de um para raios em uma torre, a ligaçao e dimensionamento de uma antena, a tudo que envolve eletrons passando, principalmente quando eles estão apressadinhos...

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 26 Jan 2010 08:45

olha, o circuito que postei me foi passado por um técnico de eletrônica, não sei se tá correto o projeto porque nem verifiquei, tenho um equipamento destes instalado. Use sob sua conta e risco
chipselect
Word

Mensagempor Rota » 27 Jan 2010 02:54

chipselect,
o circuito está certo, é assim mesmo.

Fabim:
Se nao sabe que um pulso percorrendo um condutor tem atenuaçao em sua amplitude por percas ocasionadas por.
Z=RMJWC

nem imagino o que seja Z=RMJWC, agora, perca eu sei que tem: isoladores com problema, capim encostando na cerca, terreno com muita pedra etc etc.
Na bancada, com carga de 100R as cercas simples, eu media de 400 a 600V, ja com a minha a tensão éra de 1,8 -2KV. E óbvio que tambem tinha pessoas que testavam a cerca em campo.

aí fica dificil né ? ainda mais você tendo o ISO9000 para eletrificador de cerca. Diga lá qual empresa fez os ensaios no seu equipamento ? Unicamp ? Inmetro ? nenhuma né ?
Inmetro não faz ensaio de alta tensão @@@@@
Unicamp não faz este tipo de teste #######

he he kkkk hehe hihihi, quando disse ISO900 eu tava brincando, eu não tenho firma, trabalho no porão da minha casa, nem funcionario eu tenho, eu faço tudo, furo caixa, confecciono pci, faço o acabamento, faço o carretel, varro o chão, enrolo as bobinas, resino as bobinas, empacoto etc etc etc. Eu montei umas 500 cercas e parei, como eu disse, ganha muito pouco, tinha que vender umas 2000 por mes, ...ai vem funcionario, abrir firma, capital para investir etc etc

Rota, eu não estava sendo ofensivo com você. nem mesmo desfazendo de ti. Estava apenas explicando para o amigo como funciona o eletrificador e as duas topologias que eu conheço...

imagina Fabim, só não fala mal do Parmera snif snif

Ja mediu um eletrificador de 10KV em uma cerca, mais mediu essa tensão lá no fim da cerca ? ou no meio dela ?
Tipo em um fio de 2KM... ?

imagina, a cerca que eu montava éra pra uns, sei lá, 500mts, tem cerca dessas simplezinhas, que marcam 40Km.... só se for 40Km PMPO !

Tem N fatores. Isso pode ser burlado em resistencia, pegando todos os outros fios de uma cerca equipotencializando todos, e de 100 em 100 metros, utilizar um eletrodo.. Isso possibilita um contato muito grande com a area que a cerca esta percorrendo, aumentando a area util do eletrificador..

É, isso eu já li em manuais de fabricantes

Etc, etc etc. Agora ROTA, EMI/RFI. não se aplica somente a sistemas de proteção eletrica, e sistemas de RF.
Estas leis fundamentalmente preiciosas de serem conhecidas. SE aplica uma placa de circuito, ao dimensionamento de um transformador, ao desenho de um gabinete, à ligação de um cabo em um sistema de RF, a ligação de um para raios em uma torre, a ligaçao e dimensionamento de uma antena, a tudo que envolve eletrons passando, principalmente quando eles estão apressadinhos...

A uns 3 meses eu fiz uma pci de um amplificador de audio com um pré + controle graves agudos, tudo junto, quando liguei falei alô no microfone, deu pane em um aviao que sobrevoava a minha casa, o resistor do filtro que fica na saida(cap 100nF e resistor 10Rx2W) azulô, imagina a frequencia que tava oscilando a bagaça... não consegui resolver 100%, melhorou quando mudei o "caminho" do terra..... , tive que montar o pré separado da potencia. Com certeza se eu tivesse mais conhecimento de RFI/EMI, teria resolvido.

Só mais uma pergunta, aquele capacitor 1uF que fica em paralelo com o transformador da cerca (LC), serve para ir amortecendo o pulso e não gerar interferencia, ou tem alguma outra função no circuito ?. se voce quizer, posto o esquema (alfa-laval)
Rota
Byte

Mensagempor fabim » 27 Jan 2010 07:02

BOSTA A ESQUEMA BA EU VÊ. hehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Rota » 27 Jan 2010 22:20

taí Fabim,

esquema da alfa laval:
http://www.4shared.com/file/209328897/1 ... al_3J.html

cerca zebu:
http://www.4shared.com/file/209330990/7 ... /zebu.html

cerca 12V:
http://www.4shared.com/file/209329743/1 ... a_12V.html

agora Fabim, veja essa cerca, caixona injetada, grandona, se abre ela e........
http://www.4shared.com/file/209330396/9 ... per30.html

té mais,
Rota
Byte

Mensagempor fabim » 28 Jan 2010 07:16

a ultima só se for SUPER PMPO 30KM...
hehe. a 3° e ultima são ressonantes.
Porem só a 3° fununcia..

Porque aquele diodo em paralelo com o SCR, faz a conduçao de V- quando o circuito vai trocar de sentido de corrente.

Mas como eu ja havia lhe dito, isso aí são copias umas das outras...

Da um geito de medir a forma e duração do pulso proC ver..

Depois você me fala
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 28 Jan 2010 08:10

Usa uma fonte do tipo Flyback.
1 - A tensão de saída (V0) é contínua e pode ser calculada para uns 350V ou mais.
2 - Não tem EMI na cerca.
3 - Não tem perda na cerca, caso esta não faça resistência ao terra.
4 - O negativo não precisa ser o terra.
5 - A potência (para este circuito) pode ser especificada desde alguns mW até cerca 15W. Sugiro 1W a 2W.
6 - A eficiência do circuito é da ordem de 80%.
7 - Segue o circuito TODO. O valor dos componentes vai depender da potência, da tensão em V0 e da frequência de chaveamento da fonte. Geralmente 20kc/s.
Os dois resistores, o capacitor e L0, no circuito de primário, são responsáveis pela frequência de chaveamento.
L1 é responsável (junto com o circuito de primário) pela potência em V0.
L2 serve para que a tensão em V0 e no coletor do transistor, não suba muito a ponto de queimar o transistor e o capacitor de saída.
L2 e L3 são responsáveis pelo valor da tensão de saída.
A saída pode ser curtocircuitada indefinidamente, que o circuito não queima.
... E aí!!! É pouco ou quer mais? O único problema é que o cálculo e a construção do trafinho são diabólicos. Hehehehe :twisted:

Imagem
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 28 Jan 2010 19:50, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 28 Jan 2010 08:51

Moral.
Isso aí pra eletrificar cerca ? o secundario ?

ó o diodo do primario ta invertido...

2°, a legislação não aceita mais do que 1mA , mais do que 8KV urbano, minima intermitencia de 1S, e largura maxia do pulso de 1mS..

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 28 Jan 2010 19:44

fabim escreveu:Moral.

2°, a legislação não aceita mais do que 1mA , mais do que 8KV urbano, minima intermitencia de 1S, e largura maxia do pulso de 1mS..

Abraços

Hehe, Fabim!!!

1 - Pode ser usado sim para eletrificar cerca!
2 - Que que tem o secundário? Os secundários são L0, L2 e L3.
3 - Não tem nenhum diodo invertido no circuito!

Quer saber como ele funciona? :twisted:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Rota » 28 Jan 2010 22:16

Fabim,

não sei como medir a forma de onda e tempo, (tenho osciloscopio analogico 20MHz). se o pulso é de uns 500uS e repete-se de 1 em 1 segundo, como vou medir ? Só se eu alterar o capacitores, o de descarga na bobina e o de tempo, fazendo o intervalo dos pulso ficar mais rapido, e óbvio baixar a tensão, tenho medo de queimar o osciloscópio (vendi um rim para comprar ele), mesmo colocando um divisor de tensão, porem ai o sinal não seria fiel ao apresentado quando em funcionamento.... ou não ?

se num tá de saco cheio de responder minhas perguntas ?

a bobina L2 com o diodo do esquema do MOR_AL esta certa..... não que eu seja um gênio, e tenha analizado o circuito,..... mas tenho um esquema de uma fonte usada em telefonia que tem o raio dessa bobina junto com o do diodo, não sei o porque, mas tem !

MOR_AL,
esse esquema, o "choque" não vai ficar pulsando, e sim directo na cerca, as vaquinhas vão ficar grudadas nela, tem que implementar o circuito que postei na mensagem acima:

voces querem ver um circuito com um autotransformador com 16+16 espiras de fio, que eleva a tensão de 12V p/900V ou mais?

http://www.4shared.com/file/210137938/d ... enon1.html

é a forçacontroeletromotriz do primário que induz nas 16 espiras do secundario????
Rota
Byte

Mensagempor fabim » 29 Jan 2010 07:35

MOR_AL escreveu:
fabim escreveu:Moral.

Abraços

Hehe, Fabim!!!

1 - Pode ser usado sim para eletrificar cerca!
2 - Que que tem o secundário? Os secundários são L0, L2 e L3.
3 - Não tem nenhum diodo invertido no circuito!

Quer saber como ele funciona? :twisted:
MOR_AL

ixe, hehe,, agora que eu vi que é o segundo enrolamento pra desmagnetização, mais juro que eu tinha visto o transistor na segunda bobina.

Moris, esse secundario com diodo e capacitor. Para retificar e armazenar a tensão em DC. e deixar este DC na certa. Isso não é permitido, isto é proibido pela legislação...
A não ser que este circuito seja usado para carregar o Capacitor de carga, que vai ser usado para dar um pulso no trafo de AT.
Aí tudo bem..

Mais esse segundo enrolamento com o diodo para desmagnetisação, é usado para alta frequencia. por isso estou imaginando que este circuitim serve para inverter os 12V, para carregar o capacitor de carga..

abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 29 Jan 2010 09:20

É isso.
1 - O capacitor C0 pode ser de qualquer valor que você queira. Até de 100nF. Aí a energia armazenada nele é baixa. Só faz cosquinha. E = (1/2)*C0*V0^2. Quando alguém encostar na cerca, pode tomar um choquinho, ou um CHOCÃO. Vai depender dos valores de V0 e de C0.
2 - A idéia de fazer V0 ser contínuo, é que não vai gerar EMI pela cerca.
3 - Na realidade a desmagnetização do núcleo é usada para gerar V0, através de L3. Quando não houver carga em V0, a tensão em V0 tende a subir muito, quase sempre queimando o transistor Q. Para que isso não ocorra, o enrolamento L2 devolve a energia armazenada no núcleo para a fonte de 12V. Isso também limita a tensão V0 para um valor constante.
Mas se você não gostou da tensão contínua em V0, pode torná-la pulsante também. É só fazer C0 = 0F e trocar o circuito de primário por um 555, na configuração astável, acionando o transistor Q. Tipo 20us ON e 0,5s OFF.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Fev 2010 14:19

Boa tarde.

Coloquei no meu site o projeto de uma cerca eletrica com codigo fonte em c, esquematico e pcb.
Não passou da etapa de prototipo. A margem de lucro ficou pequena e todos desistiram de continuar.
http://www.idroid.com.br/
Entre em arquivos e apareçera o link para a pagina.
Estou um pouco enrolado para tirar duvidas, mas a ideia é muito simples.
Boa sorte
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 03 Fev 2010 16:05

Rota.

MOR_AL,
esse esquema, o "choque" não vai ficar pulsando, e sim directo na cerca, as vaquinhas vão ficar grudadas nela, tem que implementar o circuito que postei na mensagem acima:

Com o meu circuito, as vaquinhas (tadinhas) não vão ficar grudadas não. Apesar da tensão ser contínua, a corrente é baixa e quando elas tocarem na cerca, vão sentir o choque mas a tensão cai e elas nunca mais vão pastar perto da cerca. Hehehe!!!

voces querem ver um circuito com um autotransformador com 16+16 espiras de fio, que eleva a tensão de 12V p/900V ou mais?

http://www.4shared.com/file/210137938/d ... enon1.html

é a forçacontroeletromotriz do primário que induz nas 16 espiras do secundario????

Miauuuu!
Tem gato nesse cirtuito. Foge dele rapaz.
1 - O transformador não está com as conexões corretas, se montar não vai ter alta tensão.
2 - Um trafo que foi projetado para 12V, pode muito bem não suportar essa tensão toda que ele mostra.
3 - C5 de 1uF está em paralelo com C1 de 36uF. Pra quê???
4 - Acho que o cara que fez o circuito é dono de uma loja de peças de eletrônica. Ou tem componentes sobrando, ou quer aumentar as vendas. :twisted:
MOR_AL
MOR_AL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos