Pask escreveu:Amigos, o meu tópico sobre a Ponte H desapareceu misteriosamente aqui do fórum, mas estou postando novamente.
Quem me enviou a última resposta, peço o favor de enviar novamente.
Obrigado.
Hiiii, Pask!!!
Acho que fui eu quem deletou. Quando tinha postado uma resposta, a página demorou a abrir (deu um tilt) e tive que sair do tópico. Quando entrei novamente, ele havia sumido!!!
Mistério. Como eu poderia deletar um tópico, mesmo que quisesse???
Mas vamos lá:
Procure usar dois pinos para controlar a ponte. Com apenas um você teria apenas as opções ligar o ramo A ou ligar o ramo B.
Durante uma transição, GERALMENTE ocorre uma condição em que os dois ramos ficam conduzindo, queimando as chaves (transistor, mosfet, etc) da ponte.
Usando dois pinos, você tem a possibilidade de 4 opções.
Exemplo:
Pino 1 - P1 Habilita o drive. "0" - Desabilitado. "1" Habilitado.
Pino 2 - P2 Seleciona qual ramo do drive vai conduzir. "0" - Ramo A conduz. "1" Ramo B conduz.
P1 P2
0 X - Drive desabilitado.
1 0 - Habilitado e conduz o ramo A.
1 1 - Habilitado e conduz o ramo B.
Para trocar a condução do ramo, faça a seguinte sequência:
10 - 00 - 01 - 11 - De A para B.
11 - 01 - 00 - 10 - De B para A.
Com isso você garante que um ramo corte, antes do outro conduzir.
Os dois estados intermediários são uma garantia que apenas um bit seja alterado por vez. Coloque um período de atraso para cada estado intermediário, para dar tempo para as chaves comutarem.
Em circuitos mais elaborados, é colocado um sensor da corrente na ponte H, monitorando-a. Geralmente há um circuito que converte o nível do sensor para TTL. Aí você cria uma entrada para o PIC, podendo monitorar a corrente e ligar um ramo somente quando a corrente for nula ou bem próximo a nula.
Mesmo com estes atrasos, se a carga for reativa, costuma haver um período em que a energia existente na carga deve ser direcionada para a fonte. Isso ocorre com os diodos polarizados reversamente. Não confie nos diodos intrinsecos dos mosfets. Queimei alguns confiando que eles suportariam, mesmo com correntes abaixo da especificada pelos mosfets.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain