dimensionamento de contactoras?? para eletricistas

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Haroldo Coelho » 19 Fev 2010 22:30

Tô surpreso com os níveis das respostas. Eu achava que neste fórum só tinha cara bom em eletronica e programação.

Minha curiosidade é saber onde voces trabalham, o que cursaram. É querer saber muito?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 19 Fev 2010 22:56

E pra usar um amperimetro de painel. Terá que ser com um trafo de corrente para saída de 1 A ou para essa corrente pode ser um Amperímetro direto?

Não será para agora pois só vou partir o compressor com o mínimo de componentes, mas depois, para daqui há uns quinze dias, creio eu, vamos construir um painel totalmente diferente, com automação para acionar a descompressão, horímetro e deveremos usar Soft Start.

obs.: O navio vai buscar Bauxita em TROMBETAS ou JURITI... e precisa de dois compressores de partida pois um pode dar o fora e o navio ficar sem AR de partida. e encalhar no rio amazonas.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Milhoci » 20 Fev 2010 00:04

Amperimetro geralmente tem uma entrada de 0 a 5 amperes e vários fundo de escalas, você vai ter que usar um TC com saída também em 5 amperes. Mas tome cuidado, o TC não pode de maneira menhuma ficar com os terminais desconectados. No seu caso um amperimetro 600/5A da pro gasto.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor Silvio51 » 20 Fev 2010 06:51

Haroldo... eu não sei qual a tua formação.... mas geralmente quem entende de eletrônica, entende de automação industrial, elétrica e afins. Acho que você deveria fazer um curso de comandos elétricos e eletricidade básica do SENAI. Motor de 48KW não é coisa para se entregar nas mãos de uma pessoa sem conhecimento adequado... tem questões de segurança no meio do rolo... tem que saber partir o motor direitinho e principalmente saber desligar... de outra forma pode ocorrer riscos significativos...
Silvio51
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 20 Fev 2010 09:35

Olá SILVIO 51.

Voces devem estar intrigados como eu me metí nessa. Pois sou tecnico Sou técnico em eletronica e em instrumentação e nos cursos que fiz não tivemos essa de dimensionamento de cabo eletrico para corrente de 78, ou 100 A,,, ou partida estrela-triangulo...Embora já tenha trabalhado com reparos de muitos paineis de controle de motores partida direta e saber o basico da partida estrela-triangulo. Agora quanto a especificar e dimensionar esses componentes é outra história.

Acontece que íamos encomendar no Rio esse painel e nós iriamos apenas instalar. e não seria eu, seria um eletrotécnico da minha firma. Acontece que eu vim pra S Luis atender outro navio- na área de automação eletronica - e esse navio desse compressor desviou a rota, a programação e está vindo pra cá
e nós , eu, tecnico em eletronica, junto com eletricista do navio que estava e junto com o eletricista do navio que está chegando vamos ter que dar nosso jeito. História meio comprida..nem contei tudo.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 28 Fev 2010 14:13

Foi moleza. Mesmo porque um parceiro meu me mandou uns artigos, umas apostilas sobre eletro-técnica. Partida de motores e ao ler ví que era moleza. Descobri que:
1- As contatoras de linha e do triangulo só recebem 0,58 da corrente nominal do motor.
2- A contactora da estrela só recebe 1/3.

Araanjamos umas contatoras no navio, um timer e montamos o painel quebra galho. Na partida parecia que estava ligando um motorzinho de corrente contínua.

Nos próximos dias vamos fazer um painel porreta, no Rio, com indicações digitais de Pressão do O. Lubrificante e temperatura dágua.

Tive que seguir com o navio de S Luis para TROMBETAS - PA, lá o navio carregou bauxita e desembarquei dele em Macapa, de onde estou agora, no aeroporto, esperando vôo para o Rio.

Descer o Rio Amazonas de navio é uma viagem e tanto. Ví uma casa pra alugar, quem quiser ver mais detalhes no BOTECO.

Ainda realizei a bordo: Configurei as acões P+I+D do Controle automático de temperatura da água de resfriamento do Motor Principal do navio. Essa sim a minha especialidade. Instrumentação.

Há pouco passei no Marco ZERO, na linha do EQUADOR. Vou colocar umas fotos no BOTECO.

A seguir foto do painel quando estava testando a bordo.

Obrigado a todos que me deram aquelas dicas, aquelas informações iniciais.

Imagem[/url]
Haroldo Coelho
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos