Entrar    Registrar

Configurar rede: crontab ou init.d ou rc.local ?

Plataformas baseadas em ARM Cortex A8 ou superior

Moderadores: andre_teprom, guest2003, 51, Renie

• Autor
    Mensagem

Configurar rede: crontab ou init.d ou rc.local ?

Mensagempor andre_teprom » 04 Ago 2018 07:36

Olá pessoal, tenho um sistema rodando Linux cujo "HD" (SDcard na verdade), possui tanto partições ext4 como também possui uma FAT que é facilmente acessivel via qualquer PC com Windows antes do cartão ser plugado na placa. Eu gostaria de gravar uma informação alí num .txt referente á configuração do IP estático que pretendo estabelecer no sistema, entretanto não sei exatamente qual das opções acima seria a mais adequada, pois sei que algumas delas sao executadas apenas após o boot completo do sistema, outra após o boot do Kernel ou seja la qual for o nome. A proposito só vou mexer com isso na 2a feira, mas a curiosidade nao me deixa esperar até lá pra saber...rsrs
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_teprom
Dword

Re: Configurar rede: crontab ou init.d ou rc.local ?

Mensagempor denis » 04 Ago 2018 08:10

Até onde eu sei:

rc.local roda apenas uma vez após o boot.

init.d também após o boot mas também permite fazer chamadas como start, restart, etc.

crontab funciona mais como uma agenda, permite adicionar os eventos e a frequência que vão ser executados.
denis
Byte

Mensagempor andre_teprom » 04 Ago 2018 11:15

denis escreveu:Até onde eu sei:

rc.local roda apenas uma vez após o boot.

init.d também após o boot mas também permite fazer chamadas como start, restart, etc.

crontab funciona mais como uma agenda, permite adicionar os eventos e a frequência que vão ser executados.

Ok, o crontab tambem possui uma opcao de rodar apenas apos o boot, mas será que existe algum outro modo de fazer essa configuraçao do IP via aoutro recurso ? O problema é que uma das ultimas operações do sistema é configurar a porta, e se eu sobrescrever o arquivo de configuração do IP após essa etapa, a conexao atual nao irá mudar, exceto após o proximo reset.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_teprom
Dword

Mensagempor Aquino » 04 Ago 2018 12:08

Voce pode fazer um script pra isso:
sudo ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0

Onde eth0 eh a interface, se fosse o wifi seria wlan0, na raspi....

Se for em QT, voce pode chamar esse comando diretamente com o QProcess
Alias, eu faco isso, bem como trocar os dados para acesso ao WiFi.
"...People who are really serious about software should make their own hardware..." Alan Kay
Aquino
Dword

Mensagempor pamv » 04 Ago 2018 12:32

André
Eu tentei responder mas tomei um forbiden, vou tentar novamente:
A configuração de rede costuma residir em algum lugar no /etc dependente da distribuição que você usa.
Se você vai armazenar a configuração na partição FAT você precisa ver em que etapa do boot ela é montada.
Depois que ela for montada, o seu script pode testar pela existência do seu arquivo .txt nela, copiar os parâmetros para o local apropriado no /etc, remover o original e reiniciar a rede ou o sistema inteiro
pamv
Byte

Mensagempor andre_teprom » 08 Ago 2018 21:33

Tem dado forbiden para mim o tempo todo até agora nesse topico em particular. Bom, no caso do ifconfig usando algo como argumento é muito interessante, mas depende de ter de fazer um script para extrair o IP de um arquivo para colocar no script. Já a ideia original, faria apenas a cópia do proprio arquivo de configuração, e no caso a produção em escala pode ser apenas manuseando o arquivo em FAT, sem ter de ligar o sistema.

Enfim, a ideia de executar no 'inicio' do boot é a solucao que parece menos trabalhosa, embora ainda enigmatica de saber como fazer isso. Infelizmente o crontab com argumento @reboot executa apenas no 'final' do boot, quando a configuracao da rede já terá sido feita pelo sistema.
andre_teprom
Dword

Mensagempor tcpipchip » 09 Ago 2018 07:34

no init.d você pode definir a prioridade...pelo que lembro
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Aquino » 09 Ago 2018 12:12

Tem um treco que chama pi-bakery, nele tu pode configurar um script pra rodar uma vez, uma vez na inicialização, ....
Dá pra fazer ele executar um script pra configurar o ip, lendo o ip de um arquivo texto. Ou então, como eu faria hoje, pegando o IP de um webservice que atribui o IP para um determinado MAC.
"...People who are really serious about software should make their own hardware..." Alan Kay
Aquino
Dword

Mensagempor andre_teprom » 09 Ago 2018 20:50

Aquino escreveu:Tem um treco que chama pi-bakery, nele tu pode configurar um script pra rodar uma vez, uma vez na inicialização, ....
Dá pra fazer ele executar um script pra configurar o ip, lendo o ip de um arquivo texto. Ou então, como eu faria hoje, pegando o IP de um webservice que atribui o IP para um determinado MAC.

Muito curioso esse programa....como voces conseguem descobrir essas coisas.
Vou instalar e dar uma olhada, valeu pela dica.
andre_teprom
Dword

Mensagempor tcpipchip » 10 Ago 2018 10:24

nos usamos o cade.com.br para achar!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Aquino » 10 Ago 2018 14:24

Deus sopra soluções no meu ouvido quando tenho dificuldades.
Mas as vezes surge sugestão de coisas no Google naquelas coisas alindo lado
E eu converso com a piazada de 20 e poucos anos, às vezes vem dicas boas
Aquino
Dword

Voltar para RaspyBerry, BeagleBone, etc...