Motor Mikroc

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Motor Mikroc

Mensagempor gilliard » 08 Ago 2012 12:11

:D Olá a todos :D

Eu coloquei um Motor num PIC 18F4550, e eu gostaria de saber qual a porta correta nesse PIC para eu controlar o Motor, e como faço um programa bem simples no Mikroc Pro, para controlar a velocidade do motor, e o tempo que ele demora para chegar a velocidade total.

Queria algo do tipo, em 100 milisegundos ele chega a 100% de sua rotação.

Como posso fazer ?

Obrigado
gilliard
Byte

Re: Motor Mikroc

Mensagempor EvandrPic » 08 Ago 2012 12:54

100 ms? :lol:
Giliard, você joga a pergunta assim, sem informar nada e espera ajuda?
Difícil hein...
Aquí no fórum tem muita gente boa disposta a ajudar só que você precisar fornecer as informações necessárias senão fica difícil, pra não dizer impossível.

Você não sabe nada sobre esse motor?
No mínimo deveria informar tensão, corrente, torque, qual a rotação a 100%, o que pretende fazer com esse motor, etc
Se esse motor estiver acoplado a algo (provavelmente), aumentará a inércia, tornando o ganho de velocidade mais lento.
Se o 100% for 50 RPM é um coisa, se for 10.000 RPM é bem mais complicado.

Há muitos fatores pra se levar em conta.
Precisa detalhar mais sobre o que pretende fazer.

gilliard escreveu::D Olá a todos :D

Eu coloquei um Motor num PIC 18F4550, e eu gostaria de saber qual a porta correta nesse PIC para eu controlar o Motor, e como faço um programa bem simples no Mikroc Pro, para controlar a velocidade do motor, e o tempo que ele demora para chegar a velocidade total.

Queria algo do tipo, em 100 milisegundos ele chega a 100% de sua rotação.

Como posso fazer ?

Obrigado
EvandrPic
Dword

Mensagempor ze » 08 Ago 2012 13:08

oi. pois eu vou tentar usar minha bola de cristal. se for dc voce pode estudar o conceito de pwm. provavelmente o mikroc deve ter algo mastigado a respeito. se for ac e de baixa potência, voce pode usar o princípio de um dimmer com triac. Se for ac de alta potencia o bicho pega. Estude o conceito de inversor de frequencia. Se for trifásico aí então o bicho come. Portanto não fique e nem corra. Vá devagar. Divagar... se vai ao longe

Com a ajuda de alguns malucos deste forum (só me lembro do fabim e proex) fiz um inversor pra o motor ac de um tanquinho. Pena que foi no boteco. Já era. Mas acho que tenho os fontes. è só suplicar. Lembrando que é só inversor sem controle de velocidade o que alías vai ser minha meta
abç
ze
Dword

Mensagempor gilliard » 08 Ago 2012 13:28

Olá EvandrPic, você tem razão

Eu estou usando um motor do Proteus para apenas testar a programação com o Mikroc Pro, e segue algumas caracteristicas do motor.

Se preciasr me mais alguma informação, só pedir que eu posto aqui.

http://imageshack.us/photo/my-images/20/circuitoh.png

http://imageshack.us/photo/my-images/204/component.png/

Obrigado
gilliard
Byte

Voltar para PIC