Fonte ajustável com pwm

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fonte ajustável com pwm

Mensagempor leandroeng » 05 Ago 2014 08:15

Bom dia pessoal,

Estou com um problema aqui. Eu tenho uma fonte chaveada de 20V 3.5A e quero fazer o ajuste da tensão dela através do PWM do microconrtolador PIC.
Como devo fazer? Alguem poderia me ajudar

Obrigado
leandroeng
Bit

Re: Fonte ajustável com pwm

Mensagempor andre_luis » 05 Ago 2014 09:23

Sem o esquema da fonte fica difícil ajudar...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor leandroeng » 05 Ago 2014 09:42

A fonte já é pronta. É uma fonte de notebook e quero continuar o circuito a partir da saida dela.
A tensão de saida é 19V e a corrente é de 3.42A
leandroeng
Bit

Mensagempor andre_luis » 05 Ago 2014 10:15

A primeira coisa a fazer é definir a topologia do conversor chaveado. A abordagem classica nesses casos é o circuito do tipo "Buck Step-down". Tem bastante opções na Web de maior ou menor complexidade, mas o conceito básico está abaixo:

hGEJJ.gif
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor leandroeng » 05 Ago 2014 10:31

Ok. Muito obrigado
Vou testar este circuito e ver se funciona.
leandroeng
Bit

Mensagempor ze » 05 Ago 2014 10:38

pra fazer on controle da tensão "dela" essencialmente o mc vai ter que ler o valor da saída e interferir no controle pwm da fonte. uma alternativa é o pwm do mc gerar um sinal analógico e este aplicado (somado/subtraído) na amostra que a fonte usa para realimentar seu próprio pwm. doidera. Variação muito grande tipo 3 a 24v pode não dar muito certo. Mas o legal mesmo é fazer por fora como a dica do amigo anterior
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Ago 2014 11:10

ze escreveu:pra fazer on controle da tensão "dela" essencialmente o mc vai ter que ler o valor da saída e interferir no controle pwm da fonte. uma alternativa é o pwm do mc gerar um sinal analógico e este aplicado (somado/subtraído) na amostra que a fonte usa para realimentar seu próprio pwm

Foi realmente isso que pensei no começo, por isso pedi o esquema da fonte. Ele provavelmente iria gastar apenas um Resistor em um Capacitor pra isso, ao invez de montar uma segunda fonte externa.
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 05 Ago 2014 11:22

Nenhum "feedbackzinho" de tensão? :-( :-)
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Ago 2014 12:04

Se ele usar a abordagem da 2a fonte externa, isso provavelmente não vai ser necessário, porque talvez ja seja implementado na fonte principal.
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 05 Ago 2014 14:02

andré te deu a essência, a semente, comprendes?
uma variação destas voce pode ter problemas com indutor (eu acho). mas digamos que não. essencialmente o mc vai ter que ler o valor da saída com seu conversor ad e setar em tempo real o valor do dutty cicle para corrigir (mas isso é óbvio demais. portanto não somei nada). De fato certa feita pensei em fazer algo assim mas optei por hw mesmo. o mc apenas mostraria o valor num lcd e talvez faria um controle linear mesmo
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Ago 2014 15:13

De qualquer modo, se quizer simplificar o projeto, e fazer uma fonte externa que possa ser adaptada a qualquer outra fixa, realmente pode fazer desse modo mesmo, com o circuito mostrado mais acima.

Pensando bem, voce ter de procurar ainda informações do esquemático da fonte principal, e ainda correr o risco de a queimar, é melhor realmente focarmos no circuito externo.
andre_luis
Dword

Voltar para PIC