Acho que sou muito burro :(

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Acho que sou muito burro :(

Mensagempor kataro » 17 Ago 2014 23:10

Cara eu to mexendo com 3 coisas ao mesmo tempo stm32F4, avr e pic, consegui entender a logica do ARM e do AVR, mas empaquei no pic to parado com problemas que to tendo com o MPLAB-X que se recusa a funcionar com o pickit-3 não tive tanto trauma com arm ou avr mas o que acontece com o pic 0_O . Não quero fazer um daqueles tópicos esse uc e melhor que o outro.

Problemas que to tendo

0 Mplab-x se recusa a funcionar com o pickit3.
O pickit v3.01 reconhece o pickit3 e ainda atualiza o software
Ainda não achei uma solução a não ser pintar de verde de jogar no mato -_-
kataro
Bit

Re: Acho que sou muito burro :(

Mensagempor mastk » 18 Ago 2014 00:22

Microchip é lixo.
Mas antes de entrar em pânico, localize os problema, na maior partes dos casos é a interface de gravação amadora da Microchip, ou algum requisito para o MCU começar, vale lembrar que um PIC24 tem problema que o HCS05 da falida Motorola já não tinham em 199x.
mastk
Dword

Mensagempor xultz » 18 Ago 2014 09:03

Teu problema está em fazer o Pickit se comunicar com o PIC? Posta teu esquemático aí, porque o problema é em alguma ligação. O Pickit funciona super bem (muito melhor até que o ICD, que custa caro prá caramba).
Esse mês eu tive problema em fazer o Pickit gravar uma placa com PIC24, mas o motivo é que a placa eu coloquei uma fonte chaveada que ficou horrível e tinha um ripple absurdo, foi só limpar esse ripple e voltou ao normal.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mastk » 18 Ago 2014 09:43

Eu notei isso e achei curioso, o PicKit é bem melhor do que o ICD, mas ele tem alguma restrição? Como família ou os Pics que ele pode operar?
mastk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 18 Ago 2014 10:01

nao reconhece o pickit3 ou o processador conectado ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor kataro » 18 Ago 2014 11:31

Meu problema é que o Pickit3 não funciona com o Mplab-X ide 1.95, 2.0 2.05 2.10 não conecta embora na hora da configuração ele ache o dito cujo com serial e tudo, mas o programador standalone da microchip o pickit 3.01 consegue se comunicar e ainda por cima atualiza o software do danado.

"Connecting to programmer...
The programmer could not be started: Could not connect to tool hardware: PICkit3PlatformTool, com.microchip.mplab.mdbcore.PICKit3Tool.PICkit3DbgToolManager"

-_-
kataro
Bit

Mensagempor xultz » 18 Ago 2014 13:30

Cara, pode ser que tenha a ver com o Driver Switcher, dá uma lida nesse texto e veja se faz alguma diferença:

http://www.microchip.com/stellent/group ... 557151.pdf

Mastk, o Pickit tem diferença em relação ao ICD na parte de debug, tem alguns breakpoints mais complexos que o Pickit não consegue fazer, porém breakpoints simples ele dá conta. O que eu me estressei com o ICD foi principalmente quando quero que o debugger alimente a placa, eu praticamente nunca consegui que o ICD alimentasse a placa, e quando tentava ele tendia a travar, algumas vezes deixava o MPLAB tão instável que tinha que reiniciar o computador. O Pickit nunca me encheu o saco com isso.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor kataro » 18 Ago 2014 14:12

Cara isso que me da raiva eu comprei na mouser certinho paguei a tributação etc. etc mas o suporte é muito porco -_- no atmel studio 6.2 uso um avrisp xingling e nunca tive problemas. O jeito é deixar congelado enquanto a Microchip pensa em algo novo.

Alguem tem alguma solução de terceiros que de para fazer debug ???
kataro
Bit

Mensagempor ze » 18 Ago 2014 15:50

já tentou com o mplab? fiz um projeto no mplab-x e tive alguns problemas (que não estes) e tive que migrar sem muitos transtornos pro mplab pois o fonte é o mesmíssimo. De fato você nem precisa fazer a migração total. Basta fazer um programinha simples no mplab só pra teste
ze
Dword

Mensagempor EvandrPic » 18 Ago 2014 18:37

O MPLAB X está na versã 2.15 agora.
Já testou nessa nova versão?
EvandrPic
Dword

Mensagempor Silvio51 » 19 Ago 2014 20:57

Kataro...Abre um projeto qualquer depois tenta conectar (Um pisca led qualquer). O projeto deve estar todo configurado (com microcontrolador setado, etc...)...testa aí...pois já aconteceu comigo.
Silvio51
Byte

Voltar para PIC