Matriz de Áudio com Raspberry Pi + PIC (audio matrix switch)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Matriz de Áudio com Raspberry Pi + PIC (audio matrix switch)

Mensagempor maps75 » 21 Ago 2014 17:17

Sou novo em eletrônica e estou trabalhando em um projeto pessoal com Raspberry Pi que preciso de ajuda de quem entenda de eletrônica.

Quero fazer uma placa que permita comutar (audio matrix switch) 12 entradas de áudio (TV, MP3, DVD, FM web, etc) em 12 saídas de áudio (alto-falantes). Podendo ser "1 Entrada x 1 Saída" ou "1 Entrada x n Saídas", isso ao mesmo tempo, sem mixagem. Tudo gerenciado pelo Raspberry Pi.

Pelo que pesquisei, tenho que usar microcontroladores e fazer o DAC para os alto-falantes. É isso?

Pesquisando sobre microcontroladores e ICs achei o microcontrolador PIC18F4550 e o Multiplexador/Demultiplexador 74HC4067 . Parecem bons para resolver o meu problema.

Posso fazer o roteamento entre as entradas e saídas com um deles ou os dois juntos? É possível controlar isso com Raspberry PI? Alguém poderia me ajudar e me mostrar algum exemplo ou circuito, por favor?

Desculpe, mas eu não sei quase nada sobre componentes eletrônicos.

Obrigado.
maps75

Re: Matriz de Áudio com Raspberry Pi + PIC (audio matrix swi

Mensagempor mastk » 21 Ago 2014 17:20

Cara, usaria reles de sinal, sem mixagem mas robusto e simples.
Com ASC-DAC vai perder qualidade de sinal e introduzir atrasos.
mastk
Dword

Mensagempor maps75 » 21 Ago 2014 17:30

mastk escreveu:Cara, usaria reles de sinal, sem mixagem mas robusto e simples.
Com ASC-DAC vai perder qualidade de sinal e introduzir atrasos.

-----

Então consigo controlar essa matrix de áudio 12x12 com esses relês? Na minha cabeça não consigo rabiscar como juntar isso e permitir tanto "1 Input x 1 Output", como até 1 input x 12 Output".
Desculpe-me se parece boba a minha pergunta, mas não entendo mesmo de eletrônica... só de software.

Obrigado!
maps75

Mensagempor andre_luis » 21 Ago 2014 20:04

maps75 escreveu:comutar (audio matrix switch) 12 entradas de áudio...em 12 saídas de áudio

Até onde entendi, o 74HC4067 é um multiplexador analogico, significando que pra ter o que você precisa, precisaria de 12 CI´s na mesma placa, o que pessoalmente não me agrada nem um pouco, pois teria de rotear um sinal analogico de alta resolução em uma grande superficie, que poderia dar margem á captação de ruido, degradando a qualidade do áudio.

O que voce precisa na verdade é de uma chave analogica implementada na forma de matriz. Há diversas opções na Web, acredito que vai encontrar mais da familia da Analog Devices, mas tem outros fabricantes também. No caso, certamente irá usar algum modelo de 16x16 canais, como o exemplo abaixo:

Imagem

Essa abordagem seria melhor pra voce, pois toda a "complexidade" estaria no ambito da programação da interface.

maps75 escreveu:Pesquisando sobre microcontroladores e ICs achei o microcontrolador PIC18F4550 e o Multiplexador/Demultiplexador 74HC4067 . Parecem bons para resolver o meu problema

Não vejo necessidade disso.
Apenas o Raspberry sozinho é capaz de controlar a chave analogica.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor maps75 » 22 Ago 2014 02:24

Noooossa!!! Muito obrigado, André!
Isso realmente deu-me um norte. Pelo que li, serve certinho. Inclusive, achei o AD8113 (que você com certeza conhece) que é próprio para áudio/vídeo.
Ainda não encontre nenhum exemplo para controla-lo com o Raspberry Pi, mas continuo procurando...
Você ajudou muito, com certeza!

Abraços.
MAPS
maps75

Mensagempor Jairo15 » 22 Ago 2014 10:27

Para audio venho usando o MT8808, MT8812 e MT8816, e tem funcionado muito bem. É o mesmo CI usado nas maiorias das centrais telefônicas ... não fiz teste com video ... mas é baratim e encontra facil.

Abraço
Jairo15
Nibble

Mensagempor andre_luis » 22 Ago 2014 11:11

Eu tava mesmo tentando lembrar do nome desse CI, mas acredito que o fabricante original não exista mais...
Também já o usamos num outro projeto, no caso para uma multisserial.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor maps75 » 22 Ago 2014 15:50

Jairo15 escreveu:Para audio venho usando o MT8808, MT8812 e MT8816, e tem funcionado muito bem. É o mesmo CI usado nas maiorias das centrais telefônicas ... não fiz teste com video ... mas é baratim e encontra facil.

Abraço

Opa. Muito obrigado, Jairo15!
Já estou olhando essas opções também.
Ah, não vou rotear vídeo, só áudio mesmo.

Abraços.
MAPS
maps75

Voltar para PIC