lucasromeiro escreveu:agora nao sei como faria estes testes com polinómios.
uso os dados que tenho e postei aqui?
quero ver se consigo um resultado mais preciso.
O quão acurado pode ser o seu modelo, como mencionei antes, vai depender do grau do polinômio que você usar.
Não há outro jeito, você vai ter de experimentar os 3 casos que sugeri, com grau n=1,2 e 3.
lucasromeiro escreveu:ta dando um erro pequeno
Como já foi dito, há indícios de erros nos dados, já que a variância é maior na resistência para a coluna mais baixa, e o
ideal seria refazer as medidas mas se você quiser pode usar esses mesmos dados; Isso não muda o procedimento mostrado, mas se o propósito é uma calibração o melhor possível, tem de refinar os dados de um modo interativo, eliminando as medidas que se afastam MUITO do valor estimado, os chamados "pontos-fora-da-curva".
lucasromeiro escreveu:pode me ajudar nisso?
Ainda que eu acredite que as informações que eu tenha te passado anteriormente sejam suficientemente detalhadas, dá uma olhada aqui:
http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... 3o#p117128lucasromeiro escreveu:acho que terei que calibrar todos os sensores sempre.
Também mencionei anteriormente que uma possibilidade é baixar alguma função pronta na internet, buscando no Google por algo do tipo “Polynomial_regression.c”. Desse modo, estaria embarcado no próprio uC a rotina de auto-calibração. Enfim, trata-se de um processo de refinamento do seu projeto, mas precisa ir fazendo passo-a-passo.
lucasromeiro escreveu:quanto a ideia da medida deslocada, não mudaria minhas medidas, so mudaria a escala em alguns centímetros para cima. entendeu? ja que a coluna de agua eh a mesma...
Bom, nesse caso o propósito seria apenas eliminar algum possível erro na medição em si, mas deixa isso prá lá...
Com relação ao sensor que você está usando, talvez esteja superdimensionado; repare que ele mede até 50kPa, mas a sua tabela vai até 100cm ( 1m ) e se 1m de coluna d’água é equivaleria á 10kPa, então você está usando o sensor com apenas 20% do fundo de escala ( O ideal seria usar um outro sensor da serie MPX10xxx ):
KPA.png
Repare que no datasheet o fabricante informa um grau de imprecisão de ±1,25kPa, que embora seja função de alguns fatores variáveis previsíveis ( tensão da fonte, temperatura ambiente ), uma parte é fixa de acordo com a fórmula
Vout = VS (P x 0.018 + 0.04) ± (Pressure Error x Temp. Factor x 0.018 x VS), o que induz a supor que quanto menor a medida maior é o erro.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."