por xultz » 19 Jun 2017 20:03
Tem muita tranqueira no mercado. É uma droga mesmo.
Uma vez, um tempão atrás, peguei um projeto prá fazer, decidi usar um PIC12F629, bem comunzão. Comprei alguns numa loja no centro aqui de Curitiba, fiz um protótipo da placa. Fiz um firmware simples de piscar um pino, e o maldito não gravava. Eu tinha um PicStart Plus e um Pickit 2. O PicStart nem reconhecia, o PicStart dizia que gravava, mas o chip não fazia nada. Depois de quebrar muito a cabeça, achei um PIC12F629 no fundo de uma gaveta de um projeto anterior, coloquei e rodou lindamente de primeira. Testei todas as 10 peças que havia comprado, e nenhuma funcionou. Fui reclamar na loja, e o dono com cara de bunda disse que ninguém nunca tinha reclamado, e ele vendia bastante. Mentira. Naquela loja tem todo tipo de sucata sendo vendida, ano passado comprei uma porta lógica que a marca era SID Microeletrônica, fábrica que fechou por volta de 1992. Sério.
Então assim, tem todo tipo de falsificação no mercado, desde chips que não fazem nada, chips que gravam e não fazem nada, até chips que gravam e fazem algumas coisas. É bem complicado mesmo esta situação.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.