ICD4 x PICKit3 - Vitória do PICKit3

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

ICD4 x PICKit3 - Vitória do PICKit3

Mensagempor KrafT » 26 Abr 2018 20:09

Para a linha PIC de 8 bits, o ICD4 é pior que o PICKit3.

Não sei para DSPics, PIC32 e etc, mas para o baseline o ICD4 não acrescenta nada e só tem desvantagens, a saber:
1- É um trambolhão de aço pesado e desajeitado, o formato redondo ocupa um espaço desnecessário;
2- Exige um cabo RJ para ligar na placa;
3- Exige fonte externa. Ele não alimenta o target pela USB!
4- É mais caro;
5- Não serve para gravação Stand-Alone;
6- Até a versão 4.15 do MPLAB-X ele não suspende as interrupções no breakpoint.

Tomara que não tenham piorado o PICKit4 à esse ponto.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: ICD4 x PICKit3 - Vitória do PICKit3

Mensagempor KrafT » 29 Out 2020 14:57

Ninguém liga para isso, mas enfim... O PICKit4 é um lixo total. Pensa num trem mal feito e que não funciona.

Aí vc pode me dizer que os ARM são melhores e mais baratos que PIC, blábláblábla... Mas o fato de ter um programador Stand Alone baratinho tem suas vantagens. Mas só o PICKIt3, pq o 4 não presta.

Pronto, registrei mais uma desabafo para os anais da história.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor eletroinf » 29 Out 2020 15:58

Zilog Encore tu faz o debug/gravador com dois tjb e uns resistores pela serial. E funciona. Anos luz na frente desse negócio aí que tu mencionou. Tem o USB também, é bom, funciona, ...

Edit: Eu quis dizer que tem muita vida microcontrolística entre PIC e ARM! mas isso também não importa
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor KrafT » 29 Out 2020 16:05

Então...

Uma coisa que é relevante para mim é gravador para produção. Para pequenos volumes, tipo até 10k pç/mês um PICKit3 até dá conta, mas nesse caso os gravadores da SoftLog ($300,00) tem um ótimo custo benefício e oferecem uma solução mais robusta que o PICKit.

Mas para um STM32, ou eu pago $1000,00 num Cyclone ou equivalente (com menos recursos que o item da Softlog), ou enjambro um JLink com Raspberry.

Nesse caso, meu sonho é uma solução como os da Softlog para STM32.

Edit: O treco da Zilog não é standalone, mas concordo que tem uma interface sublime.
KrafT
Dword

Voltar para PIC