Olá pessoal! Tudo bem?
Algum tempo atrás eu coloquei um tópico sobre o conversor Delta-Sigma, descrito na nota de aplicação AN700 da Microchip.
Pois bem. Na ocasião eu tinha chegado a erros relativamente grandes, entre o valor da tensão de entrada Vin real e a tensão Vin obtida por meio de simulação computacional.
Apesar de receber alguns retornos, eu não pude descobrir onde estava errando, uma vez que este tipo de conversor é viável e já se encontra a venda no mercado, inclusive com uma acurácia bem superior à equivalente a 8 bits.
Antes de continuar gostaria de abrir um parêntese e prestar minhas sinceras homenagens póstumas a um dos maiores comunicadores de TV que o Brasil já teve. Abelardo (Chacrinha) Barbosa. Quem tem mais idade o viu atuar. Ele dizia ... “Quem não se comunica se trumbica!”. Graças a ele, há cerca de uma semana, perdi o medo que tinha de escrever em inglês e decidi me comunicar. Tornei-me membro do fórum da Microchip e lá na seção “Microcontroller Discussion Group”, subseção “A/D converter”, expus este meu problema.
Lá encontrei um sujeito (MrCal) que além de se interessar pelo tópico, sabia do que eu estava falando, apesar de ter assassinado meu inglês, tipo nóis vai e a gente fumo. Após cerca de vinte e tantas postagens, ele levantou um detalhe que eu não havia atinado. A influência de um equivalente a um flip-flop tipo D no programa apresentado na AN700. Na época que eu li a AN700, estava reiniciando com a linguagem assembler e não reparei neste detalhe. Por causa disso os erros que eu estava encontrando eram tão altos.
Após a troca de idéias, decidi refazer o meu programa e levar o danado do flip-flop tipo D em consideração. Qual não foi a minha satisfação! Após cerca de 2 anos eu finalmente cheguei à curva do erro relativo em função da tensão de entrada Vin. A AN700 está correta.
Caso alguém tenha interesse em discutir sobre o assunto seria legal, claro que dentro das minhas limitações. O tema é interessante, faz parte do nosso assunto e vale a pena.
MOR_AL
ET.: Eu havia feito um artigo na época mas agora, com a inclusão do flip-flop D, muita coisa mudou. Agora eu tenho em mãos apenas o meu programa, baseado em algumas partes do artigo, e o gráfico gerado pelo programa.