Transmissão de dados PIC a PIC utilizando fibra óptica

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Transmissão de dados PIC a PIC utilizando fibra óptica

Mensagempor alexhnunes » 08 Out 2009 16:16

Pessoal, sou totalmente leigo com relação à fibra óptica. Surgiu um projeto onde seria necessária esta aplicação para transmissão de dados de um PIC a outro. Sei que preciso de dois transmissores/receptores para converter RS232 em fibra óptica, além do cabo, é claro. Quais seriam as complicações em avançar nessa solução (custo dos transmissores/receptores, conexões com a fibra óptica, etc...)? Tenho a opção de utilizar um filtro para a serial (o projeto não pode ter fios externos à uma sala tipo "gaiola de Faraday" por causa do efeito antena, por isso foi considerada a opção da fibra óptica). Grato pelas respostas... 8)
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Mensagempor xultz » 09 Out 2009 08:36

Não é complicado, mas não é barato. Procura no site da Agilent pelos drivers de fibra que eles têm, são bons e fáceis de usar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Re: Transmissão de dados PIC a PIC utilizando fibra óptica

Mensagempor fabim » 09 Out 2009 08:42

alexhnunes escreveu:Pessoal, sou totalmente leigo com relação à fibra óptica. Surgiu um projeto onde seria necessária esta aplicação para transmissão de dados de um PIC a outro. Sei que preciso de dois transmissores/receptores para converter RS232 em fibra óptica, além do cabo, é claro. Quais seriam as complicações em avançar nessa solução (custo dos transmissores/receptores, conexões com a fibra óptica, etc...)? Tenho a opção de utilizar um filtro para a serial (o projeto não pode ter fios externos à uma sala tipo "gaiola de Faraday" por causa do efeito antena, por isso foi considerada a opção da fibra óptica). Grato pelas respostas... 8)

Sei Sei, um par de fios, ou dois pares de fios, saindo de uma sala com gaiola, para o infinito e alêm. E algum imbecil do projeto disse que não se pode fazer isto né !?.ta.....bom ....sei
Nessas horas, penso, logo, desisto.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 09 Out 2009 10:33

Poder, pode, fabim, mas se já tá fazendo a gaiola, não quer que nenhum sinal entre do lado de fora, e sair com um par de fios é como ligar uma antena para fora. A fibra ótica é realmente uma ótima opção neste caso.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor albertorcneto » 09 Out 2009 11:53

Algumas fibras ja incluem na ponta uma lente especial que facilita o acoplamento. Ai basta colocar um led bem perto dessa lente. Se a distancia nao for muito grande (maior que algumas centenas de metros) voce consegue facilmente ler do outro lado o sinal. So prepare-se porque equipamentos oticos, inclusive conectores, costumam ser beeeeem caros.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor fabim » 09 Out 2009 12:01

tem uns projetinhos na net, com led laser de 250mW na cor vermelha.
Os caras fazem transceiver, para comunicação assincrona, de até 10Mbps... Acho que sai mais em conta, o duro é acertar o photo transistor a 100,200,300 metros de distância..rs

Intão, seguinte amigo.

Ja existe pronto no mercado, a muitos anos, conversor serial <> Fibra optica.
é Full duplex, e ja com os controles de fluxo via hW.

É igualzinho uma serial de Pc. Basta colocar um conversor de nivel MAX232 da vida e pumba.

São caros, bem caros.
E se quiser montar os seus proprios, vai sair muiiito mais caro.
Pois você vai comprar 2 componentes iguais.. um pra cada conversor.

http://www.labramo.com.br/50353.htm

Por exemplo...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 09 Out 2009 19:00

Bom!
Como dizia Einstein. "Tudo é relativo!" :lol:
Se você tem algo parecido como uma gaiola de Faraday, então a comunicação via fibras óticas é uma opção perfeitamente viável. A gaiola é tão cara em relação à comunicação via fibra ótica, que esta última fica uma pequena percentagem do custo total. :wink:
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor alexhnunes » 13 Out 2009 10:01

Pessoal, agradeço as preciosas dicas. Na verdade tenho duas opções, utilizar um sistema de filtros para transmitir o sinal, que inclusive já existe na gaiola (na verdade é uma sala com blindagem magnética para um equipamento de ressonância magnética). O cabo em si, que é o mais "barato", seria de no máximo 20 metros exagerando, pensei na possibilidade de encontrar alguma informação na net sobre projetos envolvendo fibra óptica para transmissão de dados, mas o que eu encontrei foram equipamentos prontos, como os transceivers, mas não sei se o solicitante do projeto estaria disposto a arcar com um custo muito alto, já que a opção do filtro já existe. Foi uma hipótese que ele levantou. E tem também a complexidade de se construir um, que levaria um tempo para estudar e não acredito que também isto seria interessante para ele.
No mais, agradeço as dicas, foram de muita utilidade! :wink:
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Mensagempor alexhnunes » 13 Out 2009 10:13

E este aqui seria uma boa? Acredito que converter RJ45 para conectar o PIC seria mais "fácil", não?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=MC100CM
Alexandre Nunes
alexhnunes
Nibble

Voltar para PIC