Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
vtrx escreveu:Voce sabe que se algo der 'errado',vai explodir o seu circuito.
lpagano escreveu:E se vc arrumar uma fonte chaveada pequena para isso, daquelas que estão sendo usadas hoje em telefones sem fio?
DEJANO escreveu:OLA PESSOAL!!!
Ja trabalhei com fontes sem trafo, por reatancia capacitiva em muitos projetos, como nosso amigo disse acima, de pequeno consumo. Quanto a problemas, tirando os choques, nao tive nenhum. Inclusive em alguns nao dava nem choque porque eu colocava dois capacitores, um em cada linha da rede eletrica e entao a tensao no circuito caia a nivel de uso dos componentes. O problema é que isso reduz a capacitancia pela metade e voce tem usar capacitores maiores.No que tange a ruidos da rede aumentar ou diminuir a reatancia e alterar o valor da voltagem final, isso é irrelevante. Quando isso ocorrer e fizer algo de anormal, muita coisa vai deixar de funcionar e terao que descobrir qual a causa do ruido e corrigir.
O maior problema que eu tive nesse tipo de circuito é o seguinte: Voces sabem que o capacitor nesse caso vai funcionar como uma resistencia e que a tensao sobre ele depende da resistencia restante que na verdade é seu proprio circuito. assim se voce consumir a corrente que o capcitor deixa passar, a tensao eletrica ficara sobre ele e seu circuito com o minimo de tensao possivel. Mas se voce nao consumir a corrente no seu circuito, isso significa que a resistencia do seu circuito aumentou e assim reterá maior tensao sobre ele. Nesse caso o zener que se usa para fazer a regulagem tem que ser suficiente para drenar o excesso de corrente que flui pelo capacitor e nao é utilizada pelo circuito. Se voce observar a tensao sobre o capacitor eletrolitico de 1000uf que voce utilizou, verá que a voltagem sobre ele aumenta a medida que os leds do display acendem menos. Isso é um risco que se corre com esse tipo de circuito.Quando eu fazia circuitos que a corrente variava muito, eu usava um zener de protecao antes do zener de regulagem. Assim se a voltagem comecava a atingir valor muito alto o zener de protecao fazia a corrente fluir atraves dele e manter a tensao sobre o capacitor de acordo com a voltagem nominal do mesmo. Usei isso em circuitos digitais e analogico que funcionavam 24 horas por dia por varios meses, sem problemas.
Boa sorte
Dejano
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante