SEGREDO DA PONTE H

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

SEGREDO DA PONTE H

Mensagempor Pask » 07 Fev 2010 10:35

Amigos, observo que as pontes H (full-bridge) não podem ser acionadas diretamente, ou seja, os mosfets não funcionam recebendo pulsos diretos em seus gates. Isto se dá, porque os mosfets montados na parte superior esquerda e direita da ponte ficam com seus terminais source em flutuação e não conseguem conduzir. Já aqueles montados na parte inferior esquerda e direita, tem seus sources conectados diretamente ao terra do circuito.
Acho que é isto que justifica a utilização de drivers especiais como o IR2110 para acionamento desse tipo de circuito.
Estou certo?
Se alguém puder me confirmar esta "suspeita" agradeceria muito, pois estou tentando acionar um sistema em Ponte H e ainda não consegui acho que devido a isso!
Pask
Word

Mensagempor fabim » 07 Fev 2010 10:46

não resisti...

PAsk ? cadê o segredo agora ? Fiquei curioso..
isso que disse eu ja sabia,,, agora quero saber do segredo... vamu desembuxa @@@!!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 07 Fev 2010 11:55

Descobriram o segredo.
O segredo está em não existir PMos que atenda potência e voltagem.
Já canal N tem aos montes em todas as faixas.
Mas canal N não tem como ligar direto em uma porta, no caso da ponte H.
Daí a necessidade de um circuíto qualquer elevador de tensão posto no gate.
Portanto, não é preciso ser em ponte só não, em um único Nmos vamos ter que usar um elevador de tensão. Outra vez, com Pmos não precisa elevador de tensão, mas não se encontra para uma larga gama de aplicações e seu preço é muito mais alto.
RobL
Dword

Mensagempor xultz » 07 Fev 2010 12:17

Usei o IR2110 numa ponte num projeto há menos de um ano, e eu precisei dele porque a ponte ia chavear uma tensão de 50V, sintetizando uma senóide com PWM. Para acionar o gate do FET, precisava de 50V + 4V pelo menos, e o IR faz exatamente isto, bombeia a tensão num capacitor para ter uma tensão mais alta no gate.
Se a ponte estiver na mesma tensão do circuito, precisa de um IR prá ter uma tensão mais alta no gate. Prá facilitar, o IR gera dead time entre acionamento dos canais da ponte, prá garantir que o lado de cima não acione junto com o lado debaixo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Pask » 07 Fev 2010 13:09

Bem. Quando eu digo "segredo", estou me referindo, evidentemente, ao fato de encontrarmos esquemas elétricos de pontes H sendo acionadas diretamente, ou seja, recebendo pulsos de acionamento diretamente nos gates ou bases de transistores como se isso fosse possível. Em revistas de eletrônica isso é muito comum.
Acontece que, montando esses circuitos mais simples e diretos, a ponte simplesmente não funciona pela razão já explicada acima.
Isso quer dizer que "o segredo" de como fazê-la funcionar, na realidade, não é mostrado!
Pask
Word

Mensagempor jorgeluiz » 07 Fev 2010 13:18

ja tive alguns problemas com essas pontes H-H, quando todos transistores conduzem ao mesmo tempo, e torram que nem pipoca. A soluçao que eu achei, foi colocar cada gate em uma saida do PIC (estamos falando em pics, nao e'? ) Nos Fets canal N, dobrador de tensao com simples diodos e capacitores. O tempo morto, calculado no firmw. E resistor pra tudo quanto e' lado, pra garantir os estados logicos.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor proex » 07 Fev 2010 13:25

Pask escreveu:Bem. Quando eu digo "segredo", estou me referindo, evidentemente, ao fato de encontrarmos esquemas elétricos de pontes H sendo acionadas diretamente, ou seja, recebendo pulsos de acionamento diretamente nos gates ou bases de transistores como se isso fosse possível. Em revistas de eletrônica isso é muito comum.

Bem, tem situações em que isso é possivel sim. Mas onde vc ja viu esses esquemas?

Não seriam apenas diagramas em blocos simplificados?

.
proex
Dword

Mensagempor Orcino » 07 Fev 2010 13:36

O que acontece é que os transistores MOSFETs, precisam de 10V em relação ao SOURCE p/ plena condução. Por exemplo, em uma ponte-h controlando um motor DC de 12V, temos no SOURCE dos MOSFETs da parte alta 12V, isso quer dizer que precisaremos de 22V no GATE deles, caso contrário eles estaram trabalhando na região LINEAR. O que esses drivers, como o IR2110 faz é SENTIR a tensão no SOURCE dos transistores e assim fornecer a tensão necessária ao GATE, o que p/ a grande maioria dos FETs não pode exceder os 20V em relação ao SOUCE.

Orcino
Orcino
Bit

Mensagempor guest2003 » 07 Fev 2010 15:19

Pask,

O Robl ja contou o segredo... acho que vc nao prestou atenção.

Dependendo do requisito do seu circuito, você pode utilizar dois mosfets canais P na parte superior da ponte, ou seja, eles ficam referenciados ao VCC e nao a parte flutuante do motor... e na parte de baixo utiliza dois canais N que ficam referenciados ao terra.

Seria a mesma ideia se voce fosse montar com transistores bipolares... teria que ter 2 PNP na parte de cima e 2 NPN na parte de baixo.

[]'s

PS: Vale lembrar que dependendo da aplicação o driver não é so necessario apenas pelo motivo da tensão, e sim pela corrente de gate tambem.
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Pask » 07 Fev 2010 21:28

Valeu pelas dicas amigos. Na verdade, eu já havia entendido sim. Estou fazendo uns testes com o IR2110 e depois conto para vocês como foi tudo. Valeu.
Pask
Word

Mensagempor Pask » 08 Fev 2010 11:22

Amigos, infelizmente, não consegui fazer a ponte funcionar com o driver IR2110 e 4 mosfets IRFZ48 de canal N.

Mas, eu precisaria que a ponte funcionasse exatamente assim. Então, se alguém puder me ajudar com este circuito, eu agradeceria muito.

Se você puder me passar o seu endereço de e-mail, te mando a figura com o circuito que estou tentando "fazer funcionar". Obrigado.

Help me !!!

[/img]
Pask
Word

Mensagempor proex » 08 Fev 2010 11:24

Publica o esquema eletrico dela aqui pra gente ver e analisar, fica mais facil assim.

.
proex
Dword

Mensagempor Pask » 08 Fev 2010 12:24

Como eu faço para publicar o esquema aqui? Me mande um e-mail e enviarei o esquema elétrico em questão.
Pask
Word

Voltar para PIC