Problemas com Sensores Ultrasônicos!!!!!!!!!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problemas com Sensores Ultrasônicos!!!!!!!!!

Mensagempor alfetunes22 » 18 Fev 2010 14:39

Olá Pessoal,

Estou utilizando 2 sensores LV-MaxSonar-EZ1 e estou tendo muitos problemas,já que um sensor está influenciando no outro.
Alternei o pino RX dos sensores ligando a rajada de um sensor e depois a rajada do outro,porém,não obtive bons resultados.
Observei que quando desligo o pino RX de um sensor tenho que gerar um delay de 20ms antes de ligar o pino RX do outro sensor,caso contrário a rajada de um sensor influencia no outro.
Tentei aumentar a distância entre os sensores deixando-os separados por 40cm, porém um sensor continua influenciando na medição do outro.
Acredito que não poderei continuar usando o sensor LV-MaxSonar-EZ1 já que sua rajada não é tão direcional,preciso de um sensor que seja mais direcional para não ficar precisando alternar os sensores e para que os dois possam funcionar intermitentemente sem que um influencie no outro.
Gostaria de alguma sugestão a respeito de outros sensores que possam funcionar juntos sem que um influencie na medição do outro estando os dois a uma distância de 10cm, ou se possível alguma mudança que pode ser feita no LV-MaxSonar-EZ1 para que este funcione em uma freqüência diferente de 42KHZ ,assim posso usar dois sensores com freqüências diferentes onde um não influencie na medição do outro.
Por acaso,alguém já trabalhou com este tipo de sensores ?
Vocês sabem algum outro fabricante destes sensores ou algum lugar onde eu posso encontrar sensores com frequências diferentes de 42khz??

O datasheet do EZ1 está neste site
http://www.tato.ind.br/files/EZ1.pdf

Aguardo anciosamente colaborações!!!!
alfetunes22

Re: Problemas com Sensores Ultrasônicos!!!!!!!!!

Mensagempor andre_luis » 19 Fev 2010 08:35

Não sei qual é a sua necessidade de operação em tempo-real.
Mas, não daria para fazer uma alocação no tempo ? ( 1 disparo a cada 0,5s para cada sonda ? )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor alfetunes22 » 19 Fev 2010 13:12

isto não é possivel ,pois a aplicação é para detectar pessoas...
então eu perderia passagens
alfetunes22

Mensagempor MOR_AL » 19 Fev 2010 13:33

Será que você poderia usar algum sensor ótico? LASER com foto-detector; LED modulado (de comunicação) com foto transistor, Controle remoto com foto-receptor. Este último permite que:
a) Use n controles remotos, cada um emitindo com sua "tecla" única.
b) Cada foto-receptor teria que identificar apenas a tecla correspondente ao controle desejado.
c) O alcançe é de até +/- 7 metros, mas com lentes, você pode:
c.1) Aumentar o alcançe, concentrando o feixe. Se você precisa de distância maior, use um laser modulado, enviando o protocolo de comunicação do controle remoto. Mas atenção. O laser tem que emitir dentro da faixa de frequência ótica do foto-receptor.
c.2) Melhorar a diretividade, reduzindo o risco de um canal interferir no outro.

Seus transmissores (os controles) poderiam ser acionados sequencialmente (um ou exclusivo). Assim reduziria ainda mais a possibilidade de interferência de um canal em outro.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Silvio51 » 20 Fev 2010 07:02

Alfetunes... é claro que um sensor vai interferir no outro... mesmo que você utilizasse sensores com frquÊncias de transmissão e de modulação diferentes, sempre haveria alguma interferência. O que você pode utilizar e que é o mais usual, é fazer um chaveamento no tempo.... ou seja, chaveia um sensor por vez (é assim que eu utilizo). Agora vê só... é claro que o "delay" do sensor tem que ser baixo pra evitar que teu sistema fique lento. Existem sensores com retardo de apenas 3ms. Eu utilizo um sensor que tem retardo de 45ms e funciona bem pra o que eu quero.
Silvio51
Byte

Voltar para PIC