Problema Conceitual..

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problema Conceitual..

Mensagempor Bardelli » 16 Mar 2010 18:31

Olá All,

Mais ou menos 2 semanas atras eu escrevi sobre um projeto que eu estava fazendo sobre ler o consumo de eletricidade da minha residencia com um PIC atraves de um sensor de efeito Hall. O circuito funcionou muito bem para uma rede Monofasico.

Ao abrir o painel dos disjuntores aqui em casa (apartamento), na verdade me deparei com uma rede trifasica (pasmem) onde cada fase vai para um lugar do apartamento.

Tentei entao instalar o circuito no Neutro para ver o resultado, ai que veio minha surpresa:

De acordo com o meu circuito, se eu ligar meu Playstation 3 e tambem a lampada da cozinha, o consumo seria menor do que ligar somente o PS3.

Lembrando dos tempos de faculdade, esta na cara que isso ocorreu porque sao fases diferentes e houve uma subtracao vetorial....

Minha pergunta é o seguinte: Como raios a Eletropaulo mede o meu consumo de energia?, ela vai ter que medir o consumo das tres fases separadamente?. Isso quer dizer que eu vou ter que usar 3 sensores de efeito hall em vez de 1 e fazer a soma no PIC?
Bardelli
Byte

Mensagempor Francesco » 16 Mar 2010 18:48

Então... realmente é um problema conceitual.

Primeiramente, vou supor que a lâmpada da sua cozinha seja das fluorecentes. O fator de potência dessas lâmpadas é de 0,7 (cosseno fi), isso significa que o consumo real que essas lâmpadas têm é diferente do que medimos com uma multiplicação simples.

Por causa disso, a eletropaulo limita o fator de potência em 0,92. Menor do que isso, você vai estar consumindo eletricidade sem pagar, e pode levar multa. É algo para se considerar.

Outro ponto importante é que os medidores residenciais normalmente são o modelo antigo eletromecânico. Esses medidores possuem um enrolamento que geram um campo eletromagnético quando a corrente passa. Quanto maior a corrente, maior o campo... e quanto maior o campo, mais rápido gira. Com isso, você tem uma relação diretamente proporcional da corrente com o número de voltas. Basta colocar aqueles contadores de catraca que você tem o consumo.

Dependendo do que você quer fazer, pode medir a potência separadamente e simplesmente somar depois. Não sei que precisão você pretende ter.

Agora, uma coisa que vai te ajudar muito é simular sua situação. Existe um simulador muito bom para potência chamado PSIM. A versão demo costuma ser o suficiente para 90% dos testes que precisamos fazer.

Um abraço.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor Bardelli » 16 Mar 2010 22:02

Olá Francesco,

Sim, o problema é conceitual, mas não acredito que o problema seja o fator de potencia..

Tenho uma rede trifasica em casa, cada fase vai para um pedaco da casa, e tenho apenas 1 sensor de corrente de efeito hall..

Tem como eu fazer a medicao do consumo na casa inteira com apenas 1 sensor ou vou precisar de 3?.

Eu coloquei o sensor no neutro, mas nao funciona direito se eu ligar mais do que uma fase..., essa é minha pergunta...
Bardelli
Byte

Mensagempor xultz » 17 Mar 2010 08:47

Minha pergunta é o seguinte: Como raios a Eletropaulo mede o meu consumo de energia?, ela vai ter que medir o consumo das tres fases separadamente?. Isso quer dizer que eu vou ter que usar 3 sensores de efeito hall em vez de 1 e fazer a soma no PIC?

Sim.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 17 Mar 2010 08:50

Bardelli escreveu:Olá Francesco,

Sim, o problema é conceitual, mas não acredito que o problema seja o fator de potencia..

Tenho uma rede trifasica em casa, cada fase vai para um pedaco da casa, e tenho apenas 1 sensor de corrente de efeito hall..

Tem como eu fazer a medicao do consumo na casa inteira com apenas 1 sensor ou vou precisar de 3?.

Eu coloquei o sensor no neutro, mas nao funciona direito se eu ligar mais do que uma fase..., essa é minha pergunta...

Bardelli, em medidores trifásicos.
A unica e coerente forma de fazer a medição. Suponha que está utilizando TC´S.

Vamos imaginar que estamos no céu, e não existe armônicos e distorções orrendas. Tudo senoidal lindo e perfeito.

Vamos na pratica.

São 3 TC´s, Fazes X Y Z.

A saida é retificada, passa por um detector de pico, divide por 1.41 ja em DC, e vai para um circuito somador.

Ou seja o consumo em amperes total = soma da correntes.

Mais veja isso.

Suponha que na rede trifásica.
Fase X e neutro = carga de 600mA
Fase Y e neutro = carga de 600mA
Fase Z e neutro = carga de 0mA
Consumo total do medidor = 1.2A * 127V = 152,4W

Agora.
Fase X e neutro = carga de 600mA
Fase Y e neutro = carga de 600mA
Fase Z e X = carga de 2A
Fase Y e Z = carga de 2A

E agora josé como fica a medida eim? lembrando que fizemos um somador.

Era conceitual né?rs
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 17 Mar 2010 09:39

Nao sei se isso prejudica mas la vai

http://www.selinc.com.br/guia_aplic/CompSimetricas.pdf
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor Francesco » 17 Mar 2010 10:07

Bom esse documento.
Francesco
Word

Mensagempor Bardelli » 17 Mar 2010 14:33

Realmente a solucao esta em usar 3 sensores, eu pensei que poderia ter algo mais inteligente que desse para usar apenas 1 sensor.

No meu caso, só existe ligacoes Fase p/ Neutro e não Fase p/ Fase, por isso medir isso vai ser bem simples.

obrigado a todos que me ajudaram a resolver o problema..
Bardelli
Byte

Voltar para PIC