Memória externa ao PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Memória externa ao PIC

Mensagempor jvanderleym » 17 Mar 2010 10:10

Bom dia, colegas.
Estou desenvolvendo um aparelho que captura durante 1 segundo o volume de informações, tanto de canais analógicos como digitais, equivalente a 800KBits, tentei utilizar cartão SD para isto, mais não consegui esta taxa de aquisição. Estou utilizando agora o FTDI232 e estou conseguindo uma taxa de aproximadamente 300kBits por segundo, abaixo do que necessito.
Então pesquisando sobre memórias, encontrei sobre as memórias SRAM. Gostaria de saber se algum dos colegas já utilizou este tipo de memória, como memória de massa, para armazenar suas informações e posteriormente descarregar as mesmas através de comunicação serial para o PC, para poder daí tratar os dados adquiridos no PC.
jvanderleym
Bit

Mensagempor Sergio38br » 17 Mar 2010 10:29

Ja olhou as memórias flash seriais?? Algumas com o padrão spi aceitam um clock de +/- 20 MHz..

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor xultz » 17 Mar 2010 10:31

Eu não conheço maiores detalhes do teu projeto, mas se der uma olhadinha na linha de micros da NXP, vai encontrar vários modelos com uma RAM interna considerável, como o LPC2106, de 48 pinos, tem 64k de RAM e é super fácil de usar, eventualmente este volume de RAM te seja suficiente e te poupa o trabalho de implementar uma RAM externa.
Uma vez precisei num projeto de bastante RAM, e desisti de achar uma RAM externa fácil de usar, e optei pelo LPC2106 mesmo.
Qual o tamanho da RAM que você precisa?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor xultz » 17 Mar 2010 10:33

Sérgio, o clock de transmissão não quer dizer que ele grave nessa velocidade, as memórias flash têm um tempo de gravação que pode inviabilizar o projeto. Sem contar que têm um número máximo de gravações, se fizer uma por segundo, ela não dura mais que algumas semanas...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vtrx » 17 Mar 2010 12:43

Não entendí uma coisa.
Voce captura 'pacotes' de 800k por segundo e envia para o PC,voce vai capturando e enviando os bytes para o PC ou voce quer ir armazenando X bytes (Ram) e depois enviar para o PC?
Geralmente eu uso para 4Mhz (Pic) um baund rate entre 19200 a 22000 bps.O Windows trabalha até o 256000,um Pic com cristal de 20Mhz voce trabalha bem com 250000bps.
vtrx
Dword

Mensagempor jvanderleym » 19 Mar 2010 11:00

[quote = vtrx "] Não entendi uma coisa.
Pacotes captura Voce "de 800k por segundo e envia para o PC, voce vai capturando e enviando os bytes para o PC ou voce quer ir armazenando X bytes (RAM) e depois enviar para o PC?
Geralmente eu uso para 4Mhz (Pic) um entre táxons Baund 19200 uma 22000 bps.O Windows trabalha até o 256000, com um cristal de 20Mhz Pic voce trabalha bem com 250000bps. [/ Quote]

O objetivo é primeiro Armazenar em memória, pois onde o equipamento pode trabalhar o nivel de interferência e indução eletromagnética é altissimo, não vou querer arriscar um PC ou gastar inicialmente com comunicação via fibra optica, após aquisição de dados será tranferido os mesmos para o PC através de comunicação serial / USB e tratados nele, pois utilizo notebook, ou Transferir estes dados para um cartão SD.
jvanderleym
Bit

Mensagempor vtrx » 19 Mar 2010 12:32

após aquisição de dados será tranferido os mesmos para o PC através de comunicação serial / USB e tratados nele

Então me parece que não é nescessario que a taxa de transmissão seja tão alta,pois voce primeiro vai armazenar e depois processar.
Voce precisa armazenar em Cartão?Não vai processar no PC direto?
vtrx
Dword

Voltar para PIC