cristian escreveu:acho q este ecg seria o melhor caso nao acham ???
eu prefiro o stetoscopio e o relogio.
Mané vê só.
o batimento cardiaco antes de você ter um enfarto não passa de 3.5hz...
ele observado por um osciloscopio parece uma dente de serra sendo crimpado por um diodo por exemplo.
Veja que esta forma de onda tem uma crista, e você sabe qual o bw de frequencia que é de 0hz morto a 3.5hz infarto em fibrilação. chega a 4hz em um bebe que o coração pode bater até 240BPM. Pra uma criança de 1 ano impossivel chegar a isto.
Você pode medir de duas formas simples.
1° um amplificador diferencial com inserção de corrente não ultrapassando os 1.5uA cm² de contato eletrodo " ELETRO CARDIO GRAMA" ECG ou EGC tanto faz eu prefiro ABC.
2° um diodo emissor de infra vermelho de um lado do dedo, outro diodo receptor de infra do outro lado do dedo, o emissor vai para um amplificador com ganho X 1000 no AC por exemplo, da saida desse amplificador vai para um charge pump, e deste charge pump para um comparador, que só tem 1 na saida quando acontece a crista.
Veja o emissor de infra com a velocidade muito baixa no momento que ele esta fechado, tem por exemplo uma saida de 110uV, quando o coração movimenta o sangue a quantidade aumenta, e a tensão de sanque diminui pra 50uV por exemplo.
Estas variações são amplificadas X 1000 por exemplo, e depois jogadas para um charpe pump, que faz comparação automatica com base de tempo por carga R+C, desta variação, ou seja a saida do comparador pode ser um pulso bem extreito ou largo, depende de quanto a crista passou do trigger.
Bom, tu joga isso em um capture que consiga contar até 2 segundos por exemplo. ou até mais.
Suponha que teve um pulso de subida no trigger, e disparou a contagem 423mS depois houve outro trigger e você pegou o tempo entre bordas que é proporcional a frequencia.
Qual o numero de batimentos por segundo, em tempo real ?
Facil para cada amostra dessa, tu pega
1 / 0.423 = 2,3640661938534278959810874704492/segundo
* 60 =
141,84397163120567375886524822694/minuto
Pronto, só isso.
Em 2006 eu e um amigo tivemos a ideóta de desenvolver um sensor de variação pra motorista com vibracall.
Ao ligar o equipo ele pegava uma curva de amostra por 30 minutos, dependendo de quanto caisse pois o cabra ia dormir, o vibracall acordava o cara... Ai pesquisamos esse monte de tranqueira, que existe muita verdade e muita mentira..
Abraços, good lucky
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!