Dúvida com dspic30f4011

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Dúvida com dspic30f4011

Mensagempor Francys Reymer » 28 Jun 2010 20:06

Pessoal to com duas dúvidas na utilização do dspic30f4011:

1ª dúvida na página 163 do datasheet tem um capítulo 27.1 In-Circuit Debugger:

eu ñ entendi direito para que serve os pinos EMUD1/EMUC1, EMUD2/EMUC2 and EMUD3/EMUC3, lá fala que quando vc quer selecionar o MPLAB ICD2 como debugger vc tem q habilitar esses pinos, bom na verdade ñ entendi direito, tipo se eu só utilizar os pinos pgc e pgd q nem fala no manual do ICD2 eu ñ consego depurar e simular normalmente??


2ª dúvida na página 144 no capítulo de conversão AD, fala pra mim utilizar as seguintes configurações para quando for utilizar velocidade acima de 500 Ksps:

Imagem

e fala pra utilizar resistores r1 e r2 mas ñ fala qual a resistência deve ser utilizada, e também pra se utilizar capacitores de 0.1 uf e 0.01 uf mas ñ fala o tipo, se é ceramico ou outro d tipo, então gostaria de saber se posso utilizar o ceramico mesmo e também qual a resistencia devo usar?

na tabela abaixo tirado da página 143 tem essa tabela e mostra o resistor Rs Max., mas naonde devo usar esse Rs. Max. seria no lugar de R1 e R2 ou é apenas algum tipo de resistencia interna???

Imagem

quem souber fico muito grato.
Avatar do usuário
Francys Reymer
Byte
 
Mensagens: 102
Registrado em: 10 Dez 2009 15:21

Mensagempor Silvio51 » 28 Jun 2010 22:11

1 - Näo sei...
2 - Na verdade amigo, se vocë observar os capacitores de 0.1uF e 0.01uF verá que o primeiro funciona no circuito como se fösse um 'acumulador' para absorver as variaçöes na tensäo Vdd, ou seja, vocë usa um capacitor eletrolítico. O segundo capacitor, de 0.01uF, funciona como um filtro para as altas frequëncias. Neste caso vocë utiliza um capacitor cerämico de 10nF.
Os resistores R1 e R2, se vocë observar no circuito verá que já estäo com ops valores: 10 ohms (esse 10 aí é 10R).
Quanto ao Rs, eu creio que seja 'Series Resistence', ou resistëncia equivalente em série com a entrada....
Silvio51
Byte
 
Mensagens: 383
Registrado em: 02 Nov 2006 14:04
Localização: Brasil

Mensagempor Francys Reymer » 28 Jun 2010 23:35

ah é verdade ñ tinha reparado nas resistencias.... agora tambem surgiu outra duvida pois do lado desta figura observe que existe mais 6 capacitores: C3, C4, C5, C6, C7 e C8, para q eles servem? sendo q vários tipos estão conectados ao Vdd? eu teria q escolher um (revirei este capítulo e ñ vi nada sobre isso)?
Avatar do usuário
Francys Reymer
Byte
 
Mensagens: 102
Registrado em: 10 Dez 2009 15:21

Mensagempor jorgeluiz » 29 Jun 2010 01:00

pelo desenho da pra concluir que tres devem ser ligados de um lado, e tres do outro lado do pic, ja que ha' entradas dos dois lados. (eu acho um exagero, mas testai' se precisa disso tudo)
Avatar do usuário
jorgeluiz
Byte
 
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Mar 2007 02:26

Mensagempor renatokodaira » 29 Jun 2010 11:49

Rs max eh a resistencia interna (ou Rthevenin vista pelo pino de entrada do PIC se tiver por exemplo um divisor de tensao para adaptar o nivel) da fonte de sinal a ser amostrado e convertido. Por exemplo, se voce estiver medindo a tensao fornecida por algum sensor, ele nao pode ter uma resistencia de saida muito alta, pois senao demora mais para carregar o capacitor de amostragem (sample and hold) que tem no conversor do PIC e consequentemente ou voce perde velocidade na conversao (precisa esperar mais) ou voce tem uma mediçao errada (o capacitor nao se carrega com o valor correto, pois nao teve tempo suficiente). Caso a resistencia seja alta, entao voce usa um AO como buffer (ganho 1 de tensao) entre o sensor e o PIC para ter uma resistencia baixa para a entrada do conversor.

Os capacitores de 0,1uF e 0,01uF sao para desacoplamento e bypass e servem como filtros para ruidos e suprem energia para picos de chaveamento do integrado. Podem ser ceramicos (que respondem melhor a altas frequencias) ou de poliester mesmo, Use-os para cada pino de alimentaçao que o CI tiver e bem perto dos pinos.
renatokodaira
Byte
 
Mensagens: 402
Registrado em: 11 Out 2006 15:15


Voltar para PIC

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x