Notas Musicais

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Guri » 30 Ago 2010 21:22

Aí dijalma. Agora eu entendi, você tem razão e eu concordo com vc...
Guri
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Set 2010 11:01

xultz escreveu: E eu acho o som da flauta doce muito cansativa, mas não chega a ser irritante. ... Se for prá fazer um som mais bacanudo, o ideal é sintetizar pelo menos uma senóide, ou experimentar um onda triangular (que é composta de harmônicas pares, menos desagradáveis que as ímpares).

Imagem
Código: Selecionar todos
Forma de onda produzida por uma Flauta

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Timbre

Xultz ou Proex

Observar que há na figura acima uma severa distorção e uma modulação de Amplitude, isto é, ela contem também sub harmonicas.

A Senóide não é um Tom musical, como ja coloquei acima, é um Som seco, sem Timbre, sem cor.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor proex » 01 Set 2010 11:13

A senoide não é um tom musical?

O que define se é tom musical ou não é a frequencia deste sinal, se esta ou não dentro da escala musical e correspondente ás suas notas. Não é a forma da onda que define se é musical ou não.

.
proex
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Set 2010 11:23

Proex

Dai a complexidade do Som

A Nota Lá é 440 Hz como todos nós sabemos

Mas, o que poucos sabem é que esta é a Frequência Fundamental do Nota Lá
já que nenhum instrumento musical emite Som sem Timbre, sem Harmonicas

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor xultz » 01 Set 2010 12:58

Estou tentando achar até agora a severa distorção naquela forma de onda, mas ainda não achei. É claro que a flauta tem um timbre dela, assim como é possível quase sempre reconhecer uma flauta de um assovio, mas não dáprá dizer que por causa disso a forma de onda não é praticamente senoidal.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor proex » 01 Set 2010 13:01

xultz escreveu:Estou tentando achar até agora a severa distorção naquela forma de onda, mas ainda não achei. É claro que a flauta tem um timbre dela, assim como é possível quase sempre reconhecer uma flauta de um assovio, mas não dáprá dizer que por causa disso a forma de onda não é praticamente senoidal.

Também não consigo ver essa severa distorçao nessa senoide. Pra mim ela esta até bonitinha.
proex
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 01 Set 2010 13:41

vc sabe quantas senoides tem e qual a amplitude delas olhando a figura abaixo?

Imagem

resposta aqui: http://www.videobits.org/square_wave_components.jpg

proex escreveu:
xultz escreveu:Estou tentando achar até agora a severa distorção naquela forma de onda, mas ainda não achei. É claro que a flauta tem um timbre dela, assim como é possível quase sempre reconhecer uma flauta de um assovio, mas não dáprá dizer que por causa disso a forma de onda não é praticamente senoidal.

Também não consigo ver essa severa distorçao nessa senoide. Pra mim ela esta até bonitinha.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 01 Set 2010 14:05

Ele pergunta e ele mesmo responde, assim nao tem graça!!

.
proex
Dword

Mensagempor xultz » 01 Set 2010 16:07

Eu ia chutar 7, depois ir experimentando no gnuplot até acertar (essa é a única série de fourier que eu conheço, ainda não estudei isso, por isso ainda tenho um pouco da sanidade mental preservada).
Mas o Marcelo não sabe mesmo brincar.
xultz
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Set 2010 19:05

O ouvido é muito mais sensivel que a vista.

Quando se vê alguma deformação no Sinal para o ouvido já é uma Distorção gritante.

Por isso Distorção se mede com Instrumentos adequados ou expecíficos
o Osciloscopio não é Instrumento para essa finalidade

Imagem

A Fórmula da Senóide é, como todos nos sabemos, Emáx sen ômega t
Se na figura acima a tensão Pico a Pico de cada ciclo são tão diversos isso ja bastaria
para desqualifica-la como Senóide

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor xultz » 02 Set 2010 08:24

Eu não quis dizer que na figura era uma senóide perfeita. Eu só discordei que você disse que nela havia uma "severa distorção". Essa é uma discussão muito pertinente, que certamente levará a conclusões extraordinárias. Inclusive, eu acho que os anjos são todos do sexo feminino, ou são gays, este é outro assunto bastante enriquecedor.
xultz
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 02 Set 2010 13:27

E para a Alta Fidelidade a Distorção é um anjo, só que com rabinho, um garfinho, e uma brazinha.

Capistes ?

rsrs
DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 02 Set 2010 13:38, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 02 Set 2010 13:28

acho que soh tem duas solucoes para todos os problemas do mundo e as duas sao bem doidas. uma delas eh a morte (resolve todos os problemas) e a outra eh essa aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Fourier_transform#Tables_of_important_Fourier_transforms

ontem eu vi um professor mostrar o principio da incerteza da mecanica quantica atraves de transformada de fourier (tem algo sobre isso nas sessoes acima).

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:

O ouvido é muito mais sensivel que a vista.

Quando se vê alguma deformação no Sinal para o ouvido já é uma Distorção gritante.

Por isso Distorção se mede com Instrumentos adequados ou expecíficos
o Osciloscopio não é Instrumento para essa finalidade

Imagem

A Fórmula da Senóide é, como todos nos sabemos, Emáx sen ômega t
Se na figura acima a tensão Pico a Pico de cada ciclo são tão diversos isso ja bastaria
para desqualifica-la como Senóide

DJ
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para PIC