Dúvidas...

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Dúvidas...

Mensagempor btpavao » 08 Out 2010 17:47

Galera,

Tenho um polling SPI entre 2 18F, funciona legal quando o polling ocorre a cada 60ms, porém qdo eu diminuo o tempo do polling para 20ms o slave perde o sincronismo e trava tudo. O PIC mestre roda com cristal de 25MHz, e escravo com um de 20MHz. No Mestre tenho uma interrupção de timer que gera o polling. No escravo a recepção é feita no while do main. Depois de fritar o tico e teco, desconfio que o problema é a recepção do escravo, pois ela é feita no while do main, acho que ele não é rápido o suficiente para receber o polling, sendo assim, tentei habilitar a interrupção da SPI, mas sem sucesso. Segue o código onde habilito a interrupção

Código: Selecionar todos
void ConfigInt (void)
{
   IPEN = 1;   //Habilita interrupção por prioridade
   PEIE = 1;   //Habilita Interrupção dos periféricos
   SSPIF = 0;    //Desenecessário

SSPIP = 1;   //Configura interrupção MSSP de alta prioridade
   SSPIE = 1;   //Habilita interrupção por MSSP

GIE = 1;   //Ativa  interrupção Global
}   

E o código do que eu faço qdo ocorre a interrupção

void interrupt HighISR()
{
   if(SSPIF == 0)
   {
      //RecebeDadoSPI();
      Led ^= 1;
      SSPIF = 0;   
   }   
}

Se alguem puder dar uma idéia, ou achar algum erro no código....

Valeu!!!
btpavao
Bit

Mensagempor Fandango » 12 Out 2010 16:50

Cara, não entendi direito, mas independente disso...
- As linhas da SPI estão com resistores de pullup?
- Já colocou o osciloscópio para analisar o sincronismo?
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor btpavao » 13 Out 2010 08:08

Fandango,

Não coloquei os resistores, pois na documentação de SPI não fala nada sobre, mas vou fazer um teste, não custa nada. Coloquei o osciloscópio, no SDO do mestre tá tudo certo, no SDO do escravo, ele replica os dados que recebeu, com um ciclo de clock atrasado, acredito que está certo...

Valeu!
btpavao
Bit

Mensagempor Fandango » 13 Out 2010 08:51

Como pullup pode usar algo entre 4K7 e 8K2 para VCC = 5V. Observe que existe uma relação entre os valores adotados e as taxas de comunicação (no Google encontra bastante informação a respeito). Particularmente uso 5K6 com VCC = 3,3V e 4K7 com VCC = 5V para as taxas que pratico. Acredito que a maior influência está no tempo de subida (rise time), que pode ser observada no osciloscópio. O ideal é que a borda seja o mais reta possível.

De todas maneiras, creio que o seu problema esteja mais relacionado com o pooling do slave do que com as bordas. Sinceramente acho que o melhor seria usar interrupção.

Outra coisa que me ocorreu... procure definir as variáveis usadas dentro da interrupção como voláteis (aquelas que vierem a ser acessadas fora dela).

Quanto ao seu código, vou deixar por conta dos colegas mais experientes, porque eu teria que estudar o datasheet e estou meio que sem tempo.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor proex » 13 Out 2010 09:15

SPI não precisa de Pull Ups.

.
proex
Dword

Mensagempor btpavao » 13 Out 2010 17:39

Testei com os resistores e continuou na mesma. No código que postei, eu coloquei errado, no if, a condição tem que ser == 1 pq qdo ocorre a interrupção o PIC seta esse flag, mas mesmo assim ainda não funciona. Tem algum erro no código que configura a interrupção???

void interrupt HighISR()
{
   if(SSPIF == 1)
   {
      //RecebeDadoSPI();
      Led ^= 1;
      SSPIF = 0;   
   }   
}

Tks!
btpavao