Sensor - Medida de Tempo

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Sensor - Medida de Tempo

Mensagempor Leomatias » 18 Out 2010 17:06

Boa tarde pessoal.
Estou tentando montar um sensor que dispara um cronômetro. Implementei o cronômetro utilizando o pic, e agora, estou trabalhando com o sensor que nada mais é que dois fototransistores ligados. Quando a led incide sobre o fototransistor, este conduz ocorrendo NL=0. Esse estado está sempre presente. Quando um objeto corta essa luz, o mesmo emite NL1. Mass... dependendo do tamanho do objeto e velocidade, a variação de tensão é muito pequena, ordem de poucos milivolts. Em um projeto antigo com componentes discretos, utilizava um LM311. Porém gostaria de perguntar, qual seria a melhor forma de implementar esse sensor no cronômetro? Usar o A.D seria a melhor opção? Como eu poderia fazer para facilitar esse problema? Testando com o LM311 que é um comparador percebi também que a precisão será complicada, pois aqui também para objetos rápidos ou pequenos o pic pode não detectar. A Tensão presente na saída dos fototransistores está em torno de 0,2v. Dependendo do objeto, essa tensão pode variar até 5 volts ou mesmo de 0,2 para 0,27 volts? Conto com o apoio de vocês. Obrigado!
Leomatias
Bit

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 17:15

ja tentou adcionar um amplificador? talvez voce tenha uma melhor resposta, agora cuidado com o ganho, senao pode queimar o opamp...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Out 2010 17:16

Você colocou uma "janela" nos foto transistores ?

Por janela entenda-se um anteparo com uma fenda de largura menor que o objeto

Se o objeto for estreito pode usar um SENSOR OPTO ELETRONICO
como este:

Imagem

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Sobre...

Mensagempor Leomatias » 18 Out 2010 21:34

Obrigado pelas respostas pessoal.
Estou montando esse sistema para melhorar o que já existe, e até funciona bem. Os sensores ou fototransistores jã estão montados desta forma, quero aproveitar eles desta forma para tanto os novos como os anteriores continuem funcionando. A idéia do amplificador é boa, se eu alimentasse o mesmo com +5 e -5volts não estaria limitando o mesmo nestas margens? Porque, dependendo do ganho, se a tensão for maior que 5 volts em outros casos, pode danificar o A.O e a porta do PIC. Estou aguardando novas dicas de vocês. Obrigado pela dica Djalma, também vou trabalhar com este tipo de sensor, mas no momento é com o outro fototransistor que mencionei. o A.D do PIC seria uma alternatica, ou não?
Desde já, valeu pelos comentários. Abraços, continuo aguardando novas soluções e dicas de vocês.
Leomatias
Bit

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 21:41

Leomatias, se passar do limite da fonte o amplificador simplesmente queima... nao tem como passar do limite de tensão.. pode acontecer passar do limite de corrente, mas voce pode aproveitar a saida do opamp a base de um transistor e o transistor trabalhar como uma chave para ligar um pino ao terra (via resistor e claro)... mas tem muitos detalhes que devem ser abordados.... para isto voce vai precisar estudar melhor opamp... infelizmente eu não posso lhe ajudar nessa... mas procure por diferencial em opamp
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Voltar para PIC