Bom dia,
Viu, uma dica, o gravador k150 é uma porcaria, eu comprei um destes para um cliente e me arrependi, é bugado.
Eu te sugiro uma gravadora da elnec, custa mais caro, mas é TOP...custa entre 2 e 4 mil reais.
Agora se desejar uma chinesa que funcione, e tem bom preço é a VP-390 ou 290, tudo vai depender do que você vai querer gravar...essas gravadoras são universais, gravam além de pics, memória, etc...tem bom preço...custa entre 300 e 700 reais...depende do modelo.
Já compiladores, não posso opinar, porque estou também aprendendo C, sou da velha guarda dos assembleianos, também...
Emuladores, eu também sempre utilizei o ic2br, aliás para falar a verdade, emular, fiz muito pouco na época do assembler, sempre usava ele mais era para transferir o firmware para a Pic incircuit....
A experiência que eu tive com o pickit, na época que foi lançado, não foi muito animador não, eu acho que valeria mais apena ou trabalhar com a simulação no mplab ou investir em uma ferramenta TOP e paga...
Eu comprei uma versão mikroc, estou gostando do compilador, até agora ele tem atendido minhas espectativas ...
Bom, boa sorte aí, veterano...
Obrigado