Porque gosto de microcontroladores Microchip - PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 07 Jun 2011 18:02

rona123 escreveu:Gente,

Tá demorando muito para carregar mensagens e as vezes duplica o texto.
Achei que era meu PC, mas já vi mensagem duplicada de outros usuarios.

Alguem sabe como contornar isso?

Descobri o seguinte:
1 - Quando demora, a postagem já teria ido, apenas na tela mostra ainda o processo de transferência. Se desistir, como eu já fiz, as vezes aparece a postagem feita.
2 - Se achar que está demorando e repetir o "Enviar", aí a postagem fica repetida. Isso aconteceu comigo. Agora quando demora, eu "desisto" e abro o assunto outra vez. Na maioria das vezes minha postagem já está lá.
3 - Aprendi, também, que antes de clicar em "Prever" ou "Enviar", eu copio minha mensagem para o clipboard. Cancei de perder mensagens longas e desistir de reescrever.

Outro detalhe que descobri e não sei porque, muitas vezes que acesso uma página do ASM51 a demora em abrir é maior que as outras páginas.

Foi só um ().

[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 07 Jun 2011 18:03

Nessa postagem eu nem cliquei "Enviar" duas vezes, apenas esperei...
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 08 Jun 2011 07:58, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor rona123 » 07 Jun 2011 18:47

Obrigado MOR_AL pelos comentarios

Tambem notei que quando mais de uma pessoa está postando na discussão a tela trava.

Tambem já perdi textos e desisti de postar.

Abraço
rona123
rona123
Byte

Mensagempor rona123 » 07 Jun 2011 18:53

Jorge_Francisco escreveu:
vtrx escreveu:As tvs de plasma de 50 polegadas usam um pic para controle da fonte de alimentação (várias marcas),qual o problema??
O problema não é o microcontrolador,mas sim quem ta projetando.
O Brasileiro é assim mesmo,aprende uma coisa,aí quando sai a mesma coisa x 2 acha que que é 'o cara',então lançam a mesma coisa x 3,aí então o cara é F*** mesmo.

Não tem problema nenhum, eu uso PIC em projetos de média complexidade.
Usar na fonte da TV é viável. Mas a minha que é FULL HD LED não tem um PIC para gerenciá-la, mas talvez tenha algum PIC na fonte como falou!!

Condordo com o que falou por ultimo, as pessoas querem o que está na moda, nem precisa ser muito melhor. Vide IPAD! Neste caso vivem lançado com algo a mais, que na verdade deveria ter vindo desde a primeira versão, mas isso é outra história.

Estou COMEÇANDO a pensar assim:

Se o PIC não ME atende mais, e existe algo melhor e não é mais caro. Porque não mudar???

Essa é uma visão prática, funcional e sem pre-conceito.

Abraço,
rona123
Editado pela última vez por rona123 em 26 Jul 2011 22:03, em um total de 1 vez.
rona123
Byte

Mensagempor RobL » 07 Jun 2011 22:45

A Microchip não pensa como os religiosos piqueiros.:wink:
Ela fez de tudo pra comprar a ATMEL, só para melhorar um pouco, mas não deu. Como não deu para melhorar, teve que usar MIPS dos outros mesmo. Tá certo.
Se a PIC lhe atende, continuem se picando. Respeito a opção sexual de cada cidadão. Por que mudar ?
Enquanto isso, a concorrência vai evoluindo.:roll:

Viva os PICs e a Microchip é o "bão". Este post tinha que estar no boteco, com todo respeito.

Desculpem-me, estou sem o que fazer. Vou dormir.
RobL
Dword

Mensagempor vtrx » 07 Jun 2011 23:01

Mas a minha que é FULL HD LED não tem um PIC para gerenciá-la

Me diga a marca e modelo e lhe direi se usa ou não.
Citei as de plasma pois a fonte é extremamente complexa com grande corrente e voltagem,e com várias proteções.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Jun 2011 23:23

Existe uma diferença sutil entre exaltar e não-condenar uma escolha.
Esse foi o propósito do Rona ao abrir esse tópico, em resposta ao anterior, segundo entendi.

Na boa...eu me sentiria envergonhado se propuzesse um interpretador de teclas com um Cortex-M0 de 32 bits ao invéz do PIC10F, como foi feito ( ainda que o preço fosse o mesmo ). Pode ser questão de princípio por desperdiçar tanto processamento, ou mera sexualidade, conforme a inteligente contribuição do colega.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor rona123 » 08 Jun 2011 06:39

Muitas vezes, acontece da pessoa focar em apenas uma coisa e esquecer o contexto da engenharia.

1 - O engenheiro não trabalha para si.
Na verdade, ele trabalha para o cliente em primeiro lugar e para a organização da qual ele faz parte.

2- Soluções de engenharia têm que ter confiabilidade e funcionalidade. Tem que ter elegância e ser sob medida para necessidade. Tem que ter um equilíbrio entre custo e beneficio - muitas vezes o componente "barato e difícil de encontrar" coloca o departamento de compras e importação em situação comprometedora dentro do foco do negócio.

3- Normalmente não se precisa usar sempre a mesma solução ou componente padronizado. Tudo é questão de encontrar a solução correta para cada necessidade. Em engenharia normalmente existem diversas soluções para cada problema - A ARTE da ENGENHARIA é encontrar a melhor solução dentro de um contexto lógico, prático e funcional.

Esse é o resumo útil dessa discussão sem o peso do EGO (que destroi o individuo) e do PRE-CONCEITO (Que destroi a sociedade).

Quem tiver a mente aberta, percebe que houve diversos depoimentos que endossam esses pontos e por conta disso, essa discussão tem um foco fantasticamente útil dentro da engenharia.

Agradeço a todo que participaram e engrandeceram essa discussão e torço para que todos tirem o devido proveito dela. Espero que existam novas contribuições considerando esses pontos.
rona123
Byte

Mensagempor fabim » 08 Jun 2011 09:12

Jorge.
Larga mão velho, a microchip tem varios outros modelos que chegam a rodar na proporção do que um arm faz.

Fique com o pic, sempre, e não mude.

OBS<> Meu conhecido te mandou um email sobre o kit, e você não respondeu nada pra ele. Quer mesmo comprar o kit ou não ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Jun 2011 09:26

Na boa...eu me sentiria envergonhado se propuzesse um interpretador de teclas com um Cortex-M0 de 32 bits ao invéz do PIC10F, como foi feito ( ainda que o preço fosse o mesmo ). Pode ser questão de princípio por desperdiçar tanto processamento, ou mera sexualidade, conforme a inteligente contribuição do colega.

Ísso é conhecido como eficiencia,e contribui para o não aquecimento global...LOL
vtrx
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 08 Jun 2011 10:29

fabim escreveu:Jorge.
Larga mão velho, a microchip tem varios outros modelos que chegam a rodar na proporção do que um arm faz.

Fique com o pic, sempre, e não mude.

OBS<> Meu conhecido te mandou um email sobre o kit, e você não respondeu nada pra ele. Quer mesmo comprar o kit ou não ?

Pois é! Tô migrando já! Não recebi e-mail algum, pede pra mandar de novo!!

Ah, minha TV é a LG 42LE5500. Leia o que eu disse e verá que comentei que um PIC não GERENCIA a minha TV, mas pode estar presente na fonte. Imagino que nem um ARM esteja nela, deve ser um FPGA fuderoso.

Eu aprendi muita coisa sobre PIC, e uso PIC em muitos projetos. Quando eu dominar ARM, vou usá-lo em todos os projetos, pois há uma penca de fornecedores, ao contrário do PIC que só tem a microchip, alem do mais o ARM é mais barato. Nessas condições que eu disse, usaria sim um ARM em um teclado, porque não? Não vejo lógica ter um monte ARM no estoque, e pensar: "Ah, porque eu não compro um PIC pra fazer isso?"

Se você tem um sedã de luxo na garagem, ia pensar em comprar um fusquinha? Lógico que não!!

PIC não é uma coisa ruim, de maneira nenhuma. Mas só não entendo, porque voltar a usá-lo depois de colocar ARM nos projetos. A não ser que seja uma coisa rápida e eu tenha um PIC DIP nas mãos.

O meu atual projeto da FIFO usa um 18F45J50, que tem USB e mais memória 3,8KB. Ele é TQFP e é um saco pra soldar, não vejo um estudante colocando as mãos nele pra aprender, somente um trabalho um pouco mais profissional. A tendência é que a microchip comece a fazer mais PICs SMD do que DIP, é o que eu imagino. Ah o projeto finalmente funcionou era a p**** dos bancos de memória que estavam atrapalhando a USB.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor vtrx » 08 Jun 2011 11:41

Uma vez perguntaram num outro forum ,ou era este mesmo,se o Pic era confiável e podia se usar em 'algo profissional',por isso citei algumas fontes das plasmas de última geração(50 Pol) que usam o 16F882 se comunicando com o micro principal e gerenciando a fonte.
Imagem

Imagem
vtrx
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 08 Jun 2011 11:50

eu acho que essa discussão num leva a nada.

Acho que tem cara que manja muito e sabe usar PIC e tira água dele.

Outros usam ARM, mas não são tão bons quanto os que usam PIC

então só o uC num quer dizer nada, vai de quem tá usando saber usar.

Essa discussão tá parecendo discussão sobre religião, futebol, etc...
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor fabim » 08 Jun 2011 13:11

Rodrigo_P_A escreveu:eu acho que essa discussão num leva a nada.

Acho que tem cara que manja muito e sabe usar PIC e tira água dele.

Outros usam ARM, mas não são tão bons quanto os que usam PIC

então só o uC num quer dizer nada, vai de quem tá usando saber usar.

Essa discussão tá parecendo discussão sobre religião, futebol, etc...

Rodrigo, não se meta. Eu apoio os cabras a usarem pic, não saiam de pic, usem PIC32 ao invés de ARM7.

Não deem bola para o Rodrigo, ele não sabe o que diZ!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 08 Jun 2011 13:56

Acho que a discussão por enquanto está saudável. Não estamos discutindo qual é o melhor, nem o que cada um tem a mais do que o outro.

Sei que cada uC é melhor de acordo com AS necessidades. O PIC sempre me atendeu bem, mas como eu disse assim que eu encher o estoque(vai demorar pra kcete) eu não usarei o PIC. Mas vejo que para testes de imediato e urgência não vejo outra saída pois um DIP é só colocar no protoboard e pronto. A não ser que eu faça uma placa adaptadora TQFP 100 para DIP 40. Eu já tenho uma TQFP 44 pinos para DIP 40 para o PIC 18F45J50.
Jorge_Francisco
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC