Controle Infrared com PIC12F675

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Controle Infrared com PIC12F675

Mensagempor andre_luis » 30 Dez 2014 10:01

EDSONCAN escreveu:...esses receptores tem operacionais internos que acertam o nível de recepção pelo sinal recebido, se o sinal for forte ele aumenta o limiar e fica acima do ruido, o receptor tem que estar preparado para lidar com esse sparks na recepção, quando não tem sinal...

Acho que já comentaram isso por aqui...que é "normal" que os primeiros pacotes sejam sempre perdidos, e a recepção só funciona a partir de um certo momento, quando o controle automático de ganho se estabiliza - se é que que entendi corretamente:

Receptor Superregenerativo
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 30 Dez 2014 11:53

O receptor superegenerativo é para radio e no caso estamos falando em Infra, mas o mesmo acontece com o receptores de infra.

No circuito do TSOP1738 tem um AGC que faz esse efeito.
Pelo que vi no manual ele ja tem shield.

"Improved shielding against electrical field disturbance"

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 30 Dez 2014 22:44

Não sei se você já resolveu o problema do IR.
Caso ainda desconfie do Tx e do Rx, remova-os e faça a ligação direta do pino do Tx ao pino do Rx (mais o terra) e veja se tudo fica perfeito.
Eu fiz em asm e funcionou direitinho. Não usei PWM e nem saberia para que usá-lo com IR.
Gerei os tempos e ... funcionou.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fmatheus » 03 Mai 2015 20:19

Pessoal,

Desculpem a demora mas somente hoje retomei o projeto do controle Infrared e ainda teve o problema da demora do receptor e do cristal que comprei do site chines
Tinha deixado o infrared de lado e estava desenvolvendo um projeto de controle com os módulos RF 433.

Como desconfiava o problema era por que estava usando o oscilador interno do PIC, que parece não ter uma boa precisão ou está descalibrado

O fato é que funcionou perfeitamente colocando um cristal externo de 4MHz (#fuses XT)
Não era problema no código

Como o 12F675 não tem PWM implementei uma rotina via software mesmo

O receptor infrared que estou usando é o VS1838B acho já bem conhecido pelos hobbystas
Ficou com um alcance muito bom

Agradeço a todos pelas valiosas contribuições
fmatheus
Bit

Anterior

Voltar para PIC