Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
andre_teprom escreveu:R = ( 0.03896158528 )·T2 + ( 224.2960116 )·T + 3796.92150338
brasilma escreveu:Assim:
Basta vc usar a equação da reta gerada: Altura = (SinalADC-3761.203)/227.82
lucasromeiro escreveu:Como eu usaria essa formula?
lucasromeiro escreveu:como chegou nela?
lucasromeiro escreveu:
Me explica como vc fez?
sempre bom aprender!!
Queria fazer alguma compensação de erros. o que acha?
lucasromeiro escreveu:Se seu sensor tiver leituras estaveis, é tranquilo. mais facil ainda se seu tanque não for cônico), pois o volume será proporcional à pressão (linear).
Ontem instalei um ransmissor de pressão LD291 SMAR em um tanque cilindrico de 40m³ , o sensor fica na base o sinal é 4-20mA , a pressão lida é proporcional à coluna de aguá e o volume é proporcional á coluna, pois o tanque é simetrico.
Resumindo: dependendo do seu tanque, nada de caulculos complexos.
andre_teprom escreveu:lucasromeiro escreveu:Como eu usaria essa formula?
No caso do site, o resultado sai como o clássico y=f(x), ou seja, uma função cujo domínio é o X e a imagem é o Y.
Para o seu caso, o valor estimado é a resistência R que varia em função da Temperatura, ou seja, R=f(T)
Se pegar por exemplo a temperatura T=0oC:
- R = ( ( 0.03896158528 )*T^2 + ( 224.2960116 )*T + 3796.92150338 ) Ω
- R = ( ( 0.03896158528 )*(0)^2 + ( 224.2960116 )*(0) + 3796.92150338 ) Ω
- R=( 0+0+3796.9 ) Ω
Isso significa que para essa temperatura em particular, o erro intrínseco da fórmula ( que não é nada mais que um modelo aproximado ) seria de :
- Erro(0oC) = ( 3796 – 3700) / 3700 = 2,6 %
Ou seja, OU cometi algum erro, OU seu termometro/multimetro não é aferido, OU você vai ter de simular com uma ordem maior do polinômio, como n=3 por exemplo.lucasromeiro escreveu:como chegou nela?
Voce entrou no link mencionado mais acima ?
brasilma escreveu:lucasromeiro escreveu:
Me explica como vc fez?
sempre bom aprender!!
Queria fazer alguma compensação de erros. o que acha?
Exatamente como está na imagem, insere as duas colunas no excel, marca tudo, usa a ferramenta para criar um gráfico, neste gráfico insere uma linha de tendência, e usa a equação desta reta no seu programa.
Pode compensar erros referente a temperatura, para isto precisa obter os valores de altura em temperaturas diferentes, ai adota o mesmo procedimento para obter a equação da reta e pode compensar utilizando uma tabela. Explicando, para temperatura X o parametro 1 é (3761.203) e o 2 (227.82), para outras temperaturas é só substituir.
brasilma escreveu:Ficou estranho o gráfico com todos valores, creio que o tipo de gráfico que selecionou está distorcendo os valores.
Tenta ver se existe o tipo dispersão X-Y.
Outra opção é fazer no Origin.
lucasromeiro escreveu:estou querendo medir pressão e nao temperatura.
a pressão do sensor eh dada em KPA, apos isso transformo em mmH2O.
no caso da pressão, como seria sua formula?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante