AOS QUE PROGRAMAM MCUS DE 8 BITS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: AOS QUE PROGRAMA MCUS DE 8 BITS

Mensagempor Maffeis » 23 Nov 2016 19:26

Pensando em tendencia não tem mercado mais para produtos sem usb tela touch internet, olha a febre que virou o termo IoT

não falo nem de PIC mais microcontroladores de 8bits em geral não vale mais a pena investir

eu tb estou aprendendo e batalhando pra ter um produto meu no mercado

Vonnilman experiencia propria, já passei por PIC AVR 8051 e DSP da texas (8051 e DSP na Faculdade)

A empresa ultima empresa que eu trabalhei o produto nacional era com pic18 e pic24 não tinha metade dos recursos do produto importado da alemanhã (Cortex M3 um deles da NXP LPC1788 e outro tb era M3 mais da STM)

Use os 8 bits apenas para aprendizado e parta para arm tb.

as vagas de trabalho ultimamente são todas relacionadas a ARM FPGAs RTOS Linux embarcado.
Maffeis
Word

Mensagempor tcpipchip » 23 Nov 2016 20:42

Hoje eu utilizo ESP8266 (BASIC) , STM32 com WICED SDK (C) e OPENWRT
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 23 Nov 2016 21:02

Maffeis escreveu:Use os 8 bits apenas para aprendizado e parta para arm tb.

as vagas de trabalho ultimamente são todas relacionadas a ARM FPGAs RTOS Linux embarcado.

Meus centavos de participação nessa conversa; mas atualmente concordo 100% com isso. Relutei por muito tempo, esnobei ARMs e companhia, e hoje estou totalmente obsoleto nos 8 bits quando o mundo roda 32 bits. Atualmente, vagas pra 8 bits que vejo por aí afora é para nivel de estagiarios, e FPGA e RTOS já são mais pra profissionais.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 23 Nov 2016 21:25

Sem querer fugir do tópico,

Mas programar é uma "arte",

Já vi cada coisa maluca com mcus de 8 bits, um exemplo foi um scanlight, um equipamento de iluminação que utilizava um 8051 (chinês), ele fazia:

- Movia (independentemente) 4 motores de passo, utilizando microsteping com 3.200 passos (hiper suave os movimentos), "detalhe o microsteping era feito por software.
- Recebia o protocolo DMX512.
- Captava também os sons via microfone de eletreto, perfeitamente respondia aos sons graves (batidas da bateria, bumbo) , show, coisa bem feita.

Realmente, esse projeto que tive oportunidade de avaliar, me deixou impressionado pela enorme criatividade e capacidade de programação.

Quem já trabalhou ou conhece as tecnicas de controle de motores de passo em microsteping, sabe que dá trabalho mexer com essa técnica por software puro.

Meu Deus...

Eu achava que era "bonzão"....kkk :mrgreen:
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Vonnilmam » 23 Nov 2016 21:36

Então, amigos.

Eu não estou dizendo com esse tópico que as arquiteturas mais poderosas em relação aos mcus de 8 bits, longe com isso de ser preconceituoso.

O foco foi o bendito do fabin.

Mas eu concordo plenamente com vocês, eu mesmo, estou olhando para um lpc e já dando uma analisada para tentar brincar com um CORTEX...

Realmente o mercado esta ficando mais exigente, e coisas como USB, cartões SD, telas VGA, comunicação com celulares, gps e tal...inclusive aúdio que é minha área, necessitam de processamento rápido e eficiente...

O negócio é que temos que atualizar nossos conhecimentos, sou totalmente a favor disso e concordo plenamente.

Vejam, por mim mesmo, eu era maluco em assembler, só enxergava assembler, tinha a paciência de ficar criando macros para aquele ou outro processador especifico.

Hoje já tô pensando diferente, já aprendi as manhas de programação C, e já estou mirando em breve em programação para android...

Gostei muito do C, pois hoje não preciso me debruçar sobre um sheet e esmiuçar o MCU...basta dar uns toque e pronto.

O bom do crescimento tecnológico é isso que estamos fazendo, começamos rebatendo as criticas do querido fabin e agora estamos discutindo tendencias tecnológicas.

Parabéns a todos vocês.
Vonnilmam
Byte

Mensagempor andre_luis » 24 Nov 2016 08:15

Nilman,

Apenas fazendo um adendo á questão dos cores de 8 bits, há uma arquitetura que ficou no passado, e que infelizmente não foi muito bem explorada, talvez por culpa do perfil dos programadores de MCUs ser frequentemente apenas "digital", que foram os PSoC da Cypress. Eram MCU's com nucleo 8051 com celulas de hardware analogicas e digitais que permitiam sintetizar alternativamente uma série de periféricos singulares mesmo em encapsulamentos de 40-44 pinos ( 3 UARTs ou Contadores de 24bits, por exemplo ), e que podiam ser inclusive alterados em runtime. Desse modo, com um unico P/N poderia ter uma serie de produtos diferentes, ao invez de ter de estocar na sua produção diferentes familias de microcontroladores. Como não houve muita adesão da 'comunidade' de programadores de firmware á isso, os cores ao menos de 8 bits não evoluiram muito, mas na minha opinião pessoal, esse foi um daqueles elos perdidos da evolução que ficou pelo caminho, tendo sido o melhor dos MCUs de 8 bits se considerarmos o conjunto.

Quanto ao Fabim, relaxa, como bem lembrou o Xultz em outras palavras, é uma figura ímpar, tem de saber como ele 'funciona', pra perceber que no fundo aquilo é o jeito dele.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 25 Nov 2016 10:21

Então andre,

Eu cheguei a ler alguma coisa sobre esse chips, mas no meu caso eu achei muito complicado o acesso a eles aqui no Brasil, ai deixei de lado, mas interessou muito a forma como você podia criar seu proprio chip com caracteristicas impares, como por exemplo a velocidade...realmente é uma pena.

Quanto ao dito cujo fabin, tô tranquilo, eu compreendi direitinho, vamos ficar em Paz.

Obrigado
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 25 Nov 2016 11:08

Eu nos últimos anos tenho escrito as minhas bibliotecas de forma portável, mesmo quando preciso de recursos pra usar algum recurso como SPI, UART, PWM, CAPTURA, ADC ou afins, eu acabei criando meu modelo de API e dessa forma eu uso várias arquiteturas sem me preocupar muito com a plafatorma.
Tenho códigos que escrevi originalmente para rodar no HCS08 e que rodam sem maiores problemas no CORTEX M3 e M4.
Aí você vai me perguntar, e o Overhead?
Olha, em tempo de execução nenhuma, já que eu optei por deixar as dependências da plataforma para o preprocessador e qualquer coisa que configure registrador eu deixo como macro.
Claro, ao invés de você ir lá no código e fazer Registrador = 0xA54B e pronto, na minhas libs vai ter o modelo: recurso_ini, recuso_faz_isso, recurso_faz_aquilo...
Mas não me arrependo, vejo que assim tem sido muito produtivo.
Por exemplo, uma coisa boba, eu tenho uma biblioteca para escrever um bloco de dados em uma memória externa, ela tem api assim: escreve_bloco(endereco,bloco,tamanho) e le_bloco(endereco,*bloco,tamanho). Nessa biblioteca eu rodo em qualquer plafatorma, com qualquer memória externa e ela ainda abstraí o tamanho das páginas e faz o salto sozinha. Como eu faço pra usar ela? Tem definições no include de configuração com duas primitivas de escrita e leitura de bloco e o tamanho da página.
E como o código dentro dela está escrito em ANSI C, eu uso ela lá no codewarrior, no GCC, no IAR e onde mais for necessário.
A questão para projetos grandes não é a linguagem ou a plataforma, mas sim a engenharia de software.
Muita gente gastou um tempão estudando essas coisas, aí seria muita presunção pensar que você vai fazer coisas melhores do que as desses caras.
E o assembly(assembler é o programa que converte assembly pra linguagem de máquina), é só uma linguagem, se você manjar de engenharia de software e algoritmos, você trabalha em qualquer linguagem.
Implementar um filtro FIR,IIR ou então um controlador PID pode ser muito complicado em qualquer linguagem se você não souber a teoria da coisa, implementar a convolução dos filtros em Assembly,C ou Basic não é mistério nenhum. Agora baixar da internet um código em assembly ou C e tentar entendê-los sem saber da teoria, é claro que vai parecer que C é mais fácil.
Porque não usar assembly? Porque, você perde a portabilidade das tuas libs, e a meu ver, pra a maioria dos projetos e coisas que tu pendura no teu hardware não justifica o ganho em performance pela perda de reusabilidade do código.
Claro que se você estivesse projetando um console de áudio digital com 40 canais rodando num DSP, você teria que escovar os bits pois cada ciclo que você economiza depois faz diferença na hora de conseguir atingir a meta de processamento em paralelo.
Mas agora, se você está fazendo um negócio trivial e só quer tirar um tom de um sinal antes de processá-lo, eu não perderia tempo passando por todo esse trabalho.
Alias,o cliente paga por hora, então quanto mais código reutilizável você tiver, mais você vai lucrar, pois aí você começa a cobrar pra fazer coisas, sendo que na verdade a maioria você terá pronta.
Algo como incluir várias libs, e só fazer a aplicação.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 25 Nov 2016 12:44

Eu trabalho numa linha de raciocínio parecida com a sua Aquino. É bem melhor mesmo quando se aprende fazer desta forma.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor fabim » 25 Nov 2016 15:55

Obrigado aos amigos que me entendem!!

Vonnilmam, perdão se você se ofendeu.
Eu sinceramente gosto muito de ser zueira, e brincar com tudo e com todos.
Existem formas muito diferentes de se expressar, e sempre me expressei de forma IMPAR!

Quanto ao português e etc, não seja infeliz como eu fui.
Atacar alguém que você nem sequer tem algum tipo de contato, é meio estranho!!!

Fora que a data do post...

Não sei como você é ou sua mentalidade, mas eu sou do tipo que evoluo tanto psicologicamente quanto no quesito personalidade!

Nós somos gotas numa imensidão de tudo que existe, é muita hipocrisia querer que bilhões de pessoas gostem e aceitem a mesma coisa!!

Se posso te dar um conselho, é, aprenda a conviver e entender os defeitos das pessoas, respeite, ame e ajude. A felicidade é formada assim, sempre!
Se eu gosto de pic ou processadores de 8 bits? ODEIO!!

Neste exato momento estou atualizando uma incubadora neonatal com PIC para IEC 61000-1-8 / 1-10 / 2-49.
Terminei hoje com mais 2600 mil linhas de código, 45 dias direto digitando de segunda a segunda utilizando o MPLAB e CCS, com um 18F87J10@40mhz !
Lembrando que a uxip comprou um fabricante de processadores de 16/32 bits, e lançou a alguns anos um mips32 etc...

Bom, peço mil perdões de coração, eu sempre perdi a oportunidade de calar os dedos e a boca, mais hoje eu mudei muito!!

OBS: O meu Deus é soberano a 16 anos, e existe uma citação muito legal para você!!

Tiago 4:11-12
Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga.
Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz.
Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

Por isto, Sem Mais;;
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor EvandrPic » 25 Nov 2016 16:40

Parabéns pela postura e pelas palavras, Fabim...

fabim escreveu:Obrigado aos amigos que me entendem!!

Vonnilmam, perdão se você se ofendeu.
Eu sinceramente gosto muito de ser zueira, e brincar com tudo e com todos.
Existem formas muito diferentes de se expressar, e sempre me expressei de forma IMPAR!

Quanto ao português e etc, não seja infeliz como eu fui.
Atacar alguém que você nem sequer tem algum tipo de contato, é meio estranho!!!

Fora que a data do post...

Não sei como você é ou sua mentalidade, mas eu sou do tipo que evoluo tanto psicologicamente quanto no quesito personalidade!

Nós somos gotas numa imensidão de tudo que existe, é muita hipocrisia querer que bilhões de pessoas gostem e aceitem a mesma coisa!!

Se posso te dar um conselho, é, aprenda a conviver e entender os defeitos das pessoas, respeite, ame e ajude. A felicidade é formada assim, sempre!
Se eu gosto de pic ou processadores de 8 bits? ODEIO!!

Neste exato momento estou atualizando uma incubadora neonatal com PIC para IEC 61000-1-8 / 1-10 / 2-49.
Terminei hoje com mais 2600 mil linhas de código, 45 dias direto digitando de segunda a segunda utilizando o MPLAB e CCS, com um 18F87J10@40mhz !
Lembrando que a uxip comprou um fabricante de processadores de 16/32 bits, e lançou a alguns anos um mips32 etc...

Bom, peço mil perdões de coração, eu sempre perdi a oportunidade de calar os dedos e a boca, mais hoje eu mudei muito!!

OBS: O meu Deus é soberano a 16 anos, e existe uma citação muito legal para você!!

Tiago 4:11-12
Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga.
Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz.
Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

Por isto, Sem Mais;;
EvandrPic
Dword

Mensagempor tcpipchip » 25 Nov 2016 18:01

O fabim mudou! Se converteu! It´s a nice "gay"!

:)
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor EvandrPic » 25 Nov 2016 18:26

Por que ERA mais barato... ERA mais simples de programar... ERAAAA!

Vonnilmam escreveu:Porque será que tanta gente utiliza e utilizou, PIC, 8051, AVR, entre outros chips de 8 bits, porque será.
EvandrPic
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 25 Nov 2016 20:11

Oiiii, fabin

Então tudo o que você falou, foi o que deu a entender sobre você mesmo...

Eu só repliquei o que li sobre seu post, quanto a julgar, faço minhas as suas palavras. Pois não te julguei e sim fiquei indignado com sua postura,

Podemos falar o que desejamos, porém as palavras tem peso. O próprio Deus, disse: Não jogue suas palavras ao vento, pois elas tem efeito, inclusive contra quem as jogou.

Bom fabin, se mudou mesmo...Pensei que ia me chingar, kkk

Mas venhamos e convenhamos, bem que você quis dar umas agulhadinhas, né....

É como os colegas disseram, as vezes falamos e agimos sem pensar, e sem pensar acabamos por ferir, outras pessoas, inclusive com as palavras.

Eu te entendo e esta perdoado, pode ficar tranquilo, entendi sua postura e lhe parabenizo, okay

Meu se eu entendi você tá fazendo um produto com PIC...Microcontroladores, ameos e o detestem.

Parabéns pela conversão. :roll:
Vonnilmam
Byte

Mensagempor xultz » 25 Nov 2016 20:29

Caraca, um ráquer invadiu o asm51 com o login do Fabim! Não acreditem naquela postagem, aquilo veio de um impostor!!!!

Queremos o verdadeiro Fabim de volta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC