Um trimpot para dois PIC´s. Pode ou tem que usar um AMP-OP?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor otavio luiz » 05 Dez 2006 15:58

Eu colocaria um resistor 47k na entrada de cada um dos pics e um capacitor ceramico para terra 10k, na hora da amostragem, vai ser amostrado a tensão que esta presente nos capacitores, outra coisa é que não precisa prender o programa para fazer a conversão, basta abilitar a conversão e aguardar a int de AD concluido. Cada conversão demora em torno de 2 a 4uS, voce acha isso muito???
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor lucaszampar » 05 Dez 2006 16:10

A minha conversão A/D não é crítica, pois só será executada uma vez na inicialização do programa, portanto não é critica quanto à tempo.

Otávio: por que sugeriu usar o R/C na entrada do pic? não entendo o que e como pode melhorar...
lucaszampar
Byte

Mensagempor phophollety » 05 Dez 2006 16:15

Se o clock está no limite fique mesmo complicado não usar dois...

mas ai são 2 programas, 2 compilações e o pior... o dobro dos erros =/
phophollety
Dword

Mensagempor otavio luiz » 05 Dez 2006 16:18

Quanto maior a impedância do circuito mais tempo ira demorar a conversão, fazendo da forma que falei, voce estaria teoricamente abaixando a impedancia do circuito, vejamos, na entrada do conversor AD tem um capacitor de amostragem (120pF) quando a amostragem é iniciada, o capacitor é ligado e começa a se carregar com o circuito de eu descrevi, o capacitor de amostragem ira se carregar com a tensão que esta acumulada no capacitor não interferindo no tempo de amostragem. Uso isso num equipamento que fabrico.
otavio luiz
Byte

Mensagempor lucaszampar » 05 Dez 2006 16:25

Tá ok! Agora entendi!
Concordo que deve funcionar! rs... irei experimentar, daí eu falo no que deu.

phophollety: não tem problema de bug não, pois o q o outro pic vai fazer é exatamente igual o outro vai... o duro é: se der pau em um, no outro com ctza irá dar... mas isso é dos menores problemas...
lucaszampar
Byte

Mensagempor proex » 05 Dez 2006 17:47

Vc poderia substituir 2 pics rodando em 20 Mhz por um Pic 18F rodando em 40 Mhz.

Se seu programa para o 16F possui aquelas longas rotinas de multiplicaçao, no 18F existem 2 instruçoes de multipliçao que demoram apenas 2 ou 4 ciclos de maquina.

Comparar um registrador para saber se ele é maior, menor ou igual a um numero, é muito facil no 18F, toma apenas 2 linhas de programa enquanto no 16F vc precisa de muitas linhas pra chegar ao resultado.

Isso tudo leva a uma economia no tempo de execuçao do seu programa, esse tempo ganho pode ser usado para implementar outras rotinas, justamente as que o seu 2° Pic esta fazendo.

Além do que, muitos Pics da familia 18F estão mais baratos que os da familia 16F.

Sei lá, são só sujestões.
proex
Dword

Mensagempor lucaszampar » 05 Dez 2006 18:22

Primeiramente, agradeço imensamente as sugestões!
Hoje estou usando um pic da série 16F. O grande problema de limitação do meu sistema é que cada sensor ultra-sônico, eu preciso de um timer para fazer a contagem do eco.
Faço esta contagem contando quantos tickles do timer levaram entre o disparo e o retorno. Numa dessa já inutilizo um timer por sensor, correto?
paralelamente à isso, uso outro timer para ler os pulsos de um encoder.
Na rotina principal do meu programa, faco o tratamento de tudo e tomo minhas ações...

Gostaria de usar apenas um pic, mas ainda sim fica complicado... Poderia me sugerir para usar um pic maior com mais timers, mas ai o custo dele começa a ficar maior que o dois 16F688 (que é o que estou usando...)

Continuo aceitando sugestões...

Muito Obrigado!!
lucaszampar
Byte

Mensagempor lucaszampar » 05 Dez 2006 18:29

Mais uma coisa:

Posso compartilhar o cristal entre os dois PIC?
lucaszampar
Byte

Mensagempor proex » 05 Dez 2006 18:54

Talvez fosse melhor vc rever a forma como encara a sequencia dos processos do seu software.

Qual o problema em tratar primeiramente o sensor de ultra som, em segundo o encoder, etc?

Tudo isso nao irá demorar mais que alguns micros ou mili segundos mesmo.
proex
Dword

Mensagempor microeletronica » 05 Dez 2006 19:20

Lucas, tem jeito sim.
Nao tenho o arquivo neste momento pra te dar.

Mas pode sim compartilhar o mesmo cristal com dois micros.
microeletronica
Byte

Mensagempor microeletronica » 05 Dez 2006 19:31

proex, tambem concordo.

Faça a cotacao de um PIC18F1320 / 1220 (8k ou 4k de program memory). O preco é ridiculo perto do seu problema

Coloque ele operando na frequencia maxima de operacao: 40 MHz.

Ou se seu problema é custo, tente operar com 8 MHz interno.

Otimize suas rotinas e tente utilizar os timers da maneira mais prudente.

Aqui vc teria 4 timers, 3 de 16 bits e um de 8 bits.

Utilize o capture Compare de 16 bits pra contar pulsos...

Este capture tem ate contgem da 16a subida por hardware !

:P
microeletronica
Byte

Mensagempor phophollety » 05 Dez 2006 21:50

Quanto ao cristal, compre um que já tenha oscilador interno na freq desejada, coloque resistores de 10k na saida do cristal, só para garantir e coloque no pino CKIN do pic.. ai eles rodam sincronizadinhos... e como são dois. seria legal fazer um Wathcdog timer duplo.. por exemplo, resetar dois 555 (ou um 556) a cada 1seg.. se algum dos dois falhar.. pimba, reincia os dois.... algo do gênero..
phophollety
Dword

Mensagempor otavio luiz » 06 Dez 2006 09:30

Pode compartilhar o cristal sim, sem problemas mas os dois ultra sons, não tem como medir o tempo de um primeiramente e depois o outro? Acho que o tempo é bem pequeno de cada um não é? Se voce ler um depois o outro a velocidade seria tão (uS) grande que pareceria que esta medindo ao mesmo tempo.
otavio luiz
Byte

Mensagempor Mersin » 28 Mar 2007 18:50

Pessoal,

Estou fazendo um termometro com o PIC16F876A colocando um divisor de tensão entre 1 resistor 10k e um NTC 10k para terra, e também estava esperando uma impedancia de entrada de +/-7k, porém ao ligar o circuito pude medir uma tensão em cima do NTC que, pelos cálculos, despresava completamente a entrada do PIC, ou seja, como se fosse basicamente o divisor de tensão purinho (5V -> Resistor 10k -> NTC 10k -> Gnd) e realmente despresei a impedancia do PIC e ele está marcando direitinho a temperatura.

Fico me perguntando, por que o PIC não apresentou uma Impedância de entrada que modificasse os cálculos? extranho né?

Alguém passou por isso?

Valeu amigos!
Mersin
Mersin
Byte

Anterior

Voltar para PIC