interpretando uma onda senoidal!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor verd » 03 Fev 2010 14:52

pessoal coloquei o comparador na bobina e peguei muito ruido no osciloscópio, como colocar um filtro para filtrar esses ruidos?
verd
Byte

Mensagempor MOR_AL » 03 Fev 2010 15:38

Qual esquema você montou?
Se foi o que o Francesco colocou. Ele tem realimentação positiva. É um Schmitt Trigger. Tente alterar (diminuir) o valor do resistor que vai da saída à entrada positiva. Mas cuidado. Se diminuir muito você "mata o sinal", Aí precisa de um sinal maior.
Acho que o principal é você colocar as formas de onda obtidas, apenas com a bobina (com as tensões e períodos) tanto para a mínima rotação desejada, quanto para a máxima rotação.
Em tempo:
Têm como aumentar a tensão produzida pela bobina, mas aí é necessário a foto do ímã passando pela bobina.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Fev 2010 15:47

verd,

Faz um filtro passa baixa RC ou com Amp Op.

Teste usar um foto acoplador, tipo 4N25, uma ponta da bobina você liga um resistor (Menor que 1k) pra limitar a corrente do LED, a outra ponta da bobina você liga no terra, do outro lado do 4N25 no coletor você coloca +5V e no emissor um resistor(10K) pra terra.
Código: Selecionar todos

5V 
                               4N25            _
                 1 K         ___  ___          \/
Bobina *-------/\/\/\------|1* ~    6|         |
                  ---------|2       5|---------
                 |         |3_______4|---------+-----------|> PIC
               __|__                           |
                ---                           /
                 -                            \   10K
                                               /
Bobina *---------                            __|__
                |                             ---
              __|__                            -
               ---
                -

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Francesco » 03 Fev 2010 15:57

André,

A bobina do Verd está gerando pouco mais de 2mV, muito pouco para acender o LED do 4N25.
Concordo com o MOR_AL, acho melhor ele indicar a forma de onda que a bobina está gerando para propor algum filtro.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Fev 2010 16:03

Desculpa "falha nossa".

Pensei que fosse 0,2V, respondi sem ver os posts iniciais !

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Francesco » 03 Fev 2010 16:05

Mas ficou bacana o desenho em ASCII...
ASCII-Art.
Francesco
Word

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Fev 2010 16:09

RSrsrs

Fiquei um tempão pra deixar tudo alinhadinho, na maior boa intenção e num da certo :?

Mas logo logo resolve esse problema.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor verd » 03 Fev 2010 16:30

hehe valeu andré!

então estou medindo com o osciloscópi e fica a onda de sujeira do 60HZ ai quando ligo o osciloscópio e faço a bobina pulsar a onda vibra coisa de 1mv!
verd
Byte

Mensagempor Francesco » 03 Fev 2010 16:43

Verd, a coisa tá complicando. Você começou dizendo que era 20mV, depois pulou para 2mV... agora tá com 1mV. Daqui a pouco vamos trabalhar com sinais de micro-volts.

Não tem como mandar a imagem desse osciloscópio para a gente aqui?
Valeu.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor verd » 03 Fev 2010 16:50

fala francesco olha só q bizarrice, falei q era 20mv porque tinha colocado o ventilador com a bobina pra girar no vento do ar condicionado hahaha era puro ruido cara!! não tenho muita prática com osciloscópio, depopis fui perceber q o buraco era mais embaixo!! ta dando 1mv no pau da viola!!
acontece q tenho q desenvolver uma estação pra empresa onde trabalho ai um P**** q trabalha aqui um calça curta q num entende P**** nenhuma comprou um pronto da china com uma eletrôpnica do caramba ai to tendo q pegar a estrutura e montar com minha eletrõnica em cima do esquema dos china !é pra fuder !!
verd
Byte

Mensagempor Francesco » 03 Fev 2010 17:06

Hehehe, tá fazendo engenharia reversa em um produto chinês, que já deve ter sido feito de engenharia reversa de outro lugar.

Mas quanto a seu problema, esse sensor está estranho. Ele não deveria gerar, pelo menos, uma ou duas centenas de milivolts (100 ou 200mV)? Você está medindo direto na bobina? Tente colocar a ponta do osciloscópio de em 10X, muitas vezes a capacitância da ponta atrapalha no sinal.

Uma outra alternativa é você montar seu próprio sensor, algo produzível aqui no Brasil.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor verd » 04 Fev 2010 06:42

Fala Francesco! então também achei estranho não medir quase nada nessa bobina! hoje vou arrumer outra bobina e fazer outros testes com algo q sei q funciona para analisar os resultados!! posto depois o resultado dessa novela!

sim essa pequena oscilada estou pegando direto da bobina, tentei colocar um lm339 e até um lm10 mas só deu ruido!!!
verd
Byte

Mensagempor MOR_AL » 04 Fev 2010 06:57

Verd.
Acho que o principal é você colocar as formas de onda obtidas, apenas com a bobina (com as tensões e períodos) tanto para a mínima rotação desejada, quanto para a máxima rotação.
Em tempo:
Têm como aumentar a tensão produzida pela bobina, mas aí é necessário a foto do ímã passando pela bobina.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor verd » 04 Fev 2010 08:32

Blz Mor_al vou providenciar!
verd
Byte

Mensagempor verd » 04 Fev 2010 15:41

amigos seguinte, utilizei o LM339, LM311, e nada a bobina gera uma micro tensão e não consegue acionar os comparadores!!

fiz um circuito com LM10 e consegui uma onda quadrada e consigo variar a frequência conforme velocidade da rotação das pás

segue o circuito utilizado:
10m
______/\/\/\_______
| |
1K | +2 vcc |
___/\/\/\_____|_____|\ __| 7 |
| | | \ | saida
| | | \_6______|___________________
| | | /
BOBINA | 3_ | /__ gnd4
| | | |/ _|_
| 22uf == | _
_| _ | _|_gnd
_ gnd _|_ _
_

onda quadrada variando de 0V à 5V, frequência a uma velocidade +ou- de 30km/h de uns 14kHZ! conforme aumento a rotação o periodo da onda fica menor!!

pra colocar este sinal no pic vou montar um esquema de frequencímetro e interpretar esta vaiação de frequência? estou correto? o caminho é esses?
verd
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para PIC