Ferramentas de Programação - Clones - Qual a opção?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor proex » 17 Fev 2010 07:47

Acho que me expressei mal quando disse "Empresas sérias usam ferramentas de gravação mais robustas"..

Talves tenha passado a idéia que estou menospresando seu trabalho mas não é isso.

Como eu disse, se seu produto é voltado para estudantes, mantenha a simplissidade e eficiencia, no limite que o seu custo permite.

Se pretende atingir empresas, o primeiro passo é colocar o circuito dentro de uma caixa plastica ou metálica.

Particularmente eu não compraria uma ferramenta dessas sem caixa, com a placa exposta.

Veja também que, se a empresa pretende usar seu produto na produçao para a gravaçao de chips, vc poderá comprometer a produção dessa empresa se seu produto tiver bugs ou falhas.

Tente não cair na armadilha de querer fazer o melhor e o mais barato.

.
proex
Dword

Mensagempor rona123 » 17 Fev 2010 09:31

Proex

Entendi bem seu ponto de vista, não se preocupe.

Concordo contigo que o grande diferençial de todo bom produto está cuidado que foi aplicado de uma maneira geral - isso é dificil de explicar quando o pessoal só olha o preço sem avaliar esses cuidados que nem sempre são facilmente observaveis.

Vou dar alguns detalhes bem factiveis. Entre no ML e digite PICKit2 Voce vai achar meu produto em duas versoes justamente por conta da questão de preço. Voce vai ver que minha especificação de venda é tecnica comercial e possui os preços mais altos. (muito podem achar que sou ganacioso, mas não é o caso) o concorrente que vende mais barato, vende o produto dele pelo preço de minha lista tecnica. O detalhe é que se meu produto for canibalisado de forma a ficar equivalente em material notei que a margem dele é maior que a minha. Voce acha conveniente tirar as funcionalidade, segurança e comodidade que dou ao comprador?

Não caio na armadilha de melhor e mais barato. Quanto se trabalha com margens bem definidas se tem preço justo pelo valor agregado. Sei muito bem disso, e não faço, nem nunca fiz economias porcas. Sei muito bem que o barato sai muito caro. Foi o que tentei escrever a um colega algumas mensagens atras. O sujeito compra para aprender e não consegue porque a ferramenta não ajuda por diversos motivos: não instala, desconecta gera mensagens de erro e o programar nada - isso ninguem merece!

Quanto a caixa, eu considerei isso tambem durante o desenvolvimento do produto. Sei que voce tem razão considerando apenas aspectos de segurança eletrica. De outro lado, eu agregaria custo e tempo de processo somente para aplicar uma caixa, e lembrei dos kits de COP que usei da National e de outros clones tradicionais do mercado brasileiro que gozam até de melhor reputação que as ferramentas originais. Resultado abortei a caixa e até agora não me arrependi, afinal de contas quem usa esse tipo de ferramenta deve saber o que está fazendo e se organizar para eliminar os riscos.

Agora, o aspecto de comprometer produção de empresas isso tenho como meta e cuidado principal. Não se preocupe, tomo muitos cuidados para que isso não ocorra tanto no projeto quanto no processo de produção e teste.

Um colega comentou que esse assunto não pertence ao forum, discordo totalmente. Na verdade se está escrendo sob aspectos tecnicos comerciais que devem ser atendidos em qualquer produto e o que estou tentando levantar é a real necessidade dos compradores e usuarios.

Na minha opinião comentarios como os seus são bastente produtivos e permitem aos leitores aprenderem e tirarem suas conclusões. Lembrem-se que escrevi, lá atras, que minhas preocupações no andar de minha carreira sempre estiveram ligadas a aspectos tecnicos e não comerciais.

Agradeço sua contribuição e gostaria de receber mais informações contrutivas como suas propostas, dos colegas usuarios desse tipo de ferramenta.

Muito Obrigado
sds/Ronaldo
rona123
Byte

Mensagempor fabim » 17 Fev 2010 11:22

Ronaldo, não disse que não pertence!! Observe que fui mediilcre e brincalhão, me desculpe.
Bom, agora lendo a sua resposta ao putex, você me convenceu a pagar 128R$ de um produto seu, ao invés de 95R$ do concorrente.
Entendeu? sobre enxer a linguiça, mais com fatos reais ?

É isso ai, o comercial de sucesso se baseia em 95% no que você acabou de fazer.. Sem churumelas, e sem vender para o putex que o bixo num paga nem fogo na roupa...rsrsrs
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 17 Fev 2010 11:59

O veterinário diagnosticou a doença do Fabim como sendo a Sindrôme do Neurônio Solitário.

.
proex
Dword

Mensagempor rona123 » 17 Fev 2010 12:35

Fabim e Proex

Muito obrigado pelas considerações.

Esse Fabim é um figura rarissima.
By the way - Segundo a literatura médica o caso dele é unico :D

De tudo o mais interessante é que tenho visto o pessoal copiar meu anuncio e alguns sem o produto (rsrsrs)

Obrigado
ronaldo
rona123
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 17 Fev 2010 13:51

ola! eu nao entendo nada de pic, entao me veio a duvida: pq vc usa o termo clone? como vc mesmo definiu, clone eh uma copia mais barata do original... obviamente nao eh uma copia licenciada do original, portanto deve ser ilegal de alguma forma. e para ser mais barato, deve ser de menor qualidade, certo? entao, ao inves de clonar um outro produto nao seria mais interessante desenvolver um produto proprio e assim se diferenciar enormemente do resto do mercado? se o seu preco for maior (ou menor), vc pode alegar que eh em funcao de seu produto nao ser uma copia de outro produto jah existente. outra ideia eh largar o pic e partir para o arm. os dois maiores consumidores de pics do pais (proex e fabim) jah migraram, dae agora a tendencia eh o pic sumir.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 17 Fev 2010 14:51

Sim, isso é verdade. A tendencia do PIC é se tornar obsoleto e ultrapassado. Como o Z80, 68k, 8051 entre outros.

.
proex
Dword

Mensagempor rona123 » 17 Fev 2010 15:43

Marcelo,

Voce tem muita propriedade no seus comentarios.

Eu particularmente gostava muito dos processadores da Motorola (atual Freescale). Escolhi PIC por conta da grande penetração que eles tem junto aos iniciante. E isso tem um motivo bem simples é estrategia de marketing deles.

Só por curiosidade, entre no site da Microchip e pesquise uma assunto a procura de uma nota de aplicação. Voce vai ver a quantidade e a qualidade do material disponivel. So um exemplo: procure por algoritmos para inversores de motor trifasico - voce vai achar diversas possibilidades desde escalar com tabela até vetorial e para diversos processadores.

Na verdade todos os programadores direcionados a marcas no mercado são clones de originais ou de outros baratos, por conta de atender os algoritmos de programação. Manter esses algoritmos é bastante complicado e caro. Existem empresas que criam nomes bonitos para disfarsar a cópia. Eu, sou transparente nesse sentido e uso os firmwares garantidos para diminuir os riscos dos compradores e mesmo assim tenho notado uma grande resistencia e insegurança por parte deles.

O pessoal ve o produto e não sabe quem está por traz dele e fica inseguro. Pelo que descrevi ficou claro que tomo muito cuidado no que faço em respeito aos meus compradores.

Na verdade minha intenção quando comecei essa discussão era saber o que o pessoal precisa e valoriza nesse tipo de produto. Lembro dos meus tempos escovando bits, eu raramente lia o manual - so ia atras quando alguma coisa dava errado e só ia atras do fabricante ou distribuidor quando a coisa estava realmente preta.

Mas tenho notado que muitos compradores receberam tantas informações descontradas que acabam valorizando o que não é necessario.
É o caso, por exemplo, do soquete ZIF - para gravar 2716 era necessidade básica, mas para os microcontroladores modernos não faz muito sentido são 5 fios a ligar - mas como bem escreveu o Fabim é um "must"

O manual impresso é até ecologicamente errado, o sujeito folheia e larga pelo mundo. O manual no CD pode se consultado e guardado para referencias futuras junto com outras informações. Estou colocando, no kit do produto, uma referencia para busca de informações no CD acho que é um meio termos para facilitar a vida do comprador.
Alguem mais tem algum comentário ou sugestão é sempre bem vinda?

Obrigado a todos
Abraços
Ronaldo
rona123
Byte

Mensagempor fabim » 17 Fev 2010 15:52

proex escreveu:Sim, isso é verdade. A tendencia do PIC é se tornar obsoleto e ultrapassado. Como o Z80, 68k, 8051 entre outros.

.

Exatamente, veja até que os Power PC'S tambem estão indo para o lixo.. Arms Xmos Omaps. daqui mais um ano ou 2, vai dar toco de kichute neles...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Fev 2010 20:04

fabim escreveu:
proex escreveu:Sim, isso é verdade. A tendencia do PIC é se tornar obsoleto e ultrapassado. Como o Z80, 68k, 8051 entre outros.

.

Exatamente, veja até que os Power PC'S tambem estão indo para o lixo.. Arms Xmos Omaps. daqui mais um ano ou 2, vai dar toco de kichute neles...

pois eh, eu vi que anunciaram nao somente o fim de producao do powerpc e sparc, como a ibm e sun anunciaram que vao comecar a utilizar o pic como processador em seus computadores:

http://arstechnica.com/business/news/20 ... gara-3.ars
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 18 Fev 2010 06:51

Mentira tu entendeu errado.
Esse que tu leu, era um Xmos quad com 1.6ghz e FPu..!!!
Ta vendo tu não le as coisas direito!!! O PIC vai ser utilizado para controlar o RTC, dessa main board fanless !!!
Cara mais sem noção viu..rs
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor barboza » 18 Fev 2010 07:22

fabim escreveu: Ta vendo tu não le as coisas direito!!! O PIC vai ser utilizado para controlar o RTC, dessa main board fanless !!!

Não vão correr este risco, o PIC tem muito problema com EMC, o que sobra neste ambiente.....
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor fabim » 18 Fev 2010 07:32

barboza escreveu:
fabim escreveu: Ta vendo tu não le as coisas direito!!! O PIC vai ser utilizado para controlar o RTC, dessa main board fanless !!!

Não vão correr este risco, o PIC tem muito problema com EMC, o que sobra neste ambiente.....

Só se for utilizado em E=MC²... Pois nos meus layouts nunca tive problema algum com EMI/RFI.. Tenho uma plaquinha sem gabinete, que controla 6 relays, duas entradas a botão, e um 4/20mA de saida, dentro de um painel com barramento, varias contactoras,e que ainda alimenta 4 motores entre 3 e 8CV.
SEM GABINETE!!! Eu só tomei o cuidado com a fonte de alimentação, de colocar CAPS de poliester de 100nF em trilhas longas, e 100% recoberto com GND nas duas faces, e tudo interligado...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor barboza » 18 Fev 2010 07:41

fabim escreveu:
barboza escreveu:

Só se for utilizado em E=MC²... Pois nos meus layouts nunca tive problema algum com EMI/RFI.. Tenho uma plaquinha sem gabinete, que controla 6 relays, duas entradas a botão, e um 4/20mA de saida, dentro de um painel com barramento, varias contactoras,e que ainda alimenta 4 motores entre 3 e 8CV.
SEM GABINETE!!! Eu só tomei o cuidado com a fonte de alimentação, de colocar CAPS de poliester de 100nF em trilhas longas, e 100% recoberto com GND nas duas faces, e tudo interligado...

Xingem o fabim, mas não falem mal dos PIC. "Larguei esta droga, mas ainda a amo".

Sabe que estou tirando sarro, nunca usei PIC, só falei isso porque todos encontros da uchip tem um tópico desses. Algum problema generalizado desse existir.

Ahhh, não é E=MC²
http://www.electronics-project-design.com/EMC.html

Electromagnetic compatibility is the capability of electrical and electronic systems, equipments, and devices to operate in their intended electromagnetic environmemnt within a defined margin of safety, and at design levels or performance, without suffering or causing unacceptable degradation as a result of electromagnetic interference.

Mas isso tira o foco do tópico e não é minha intenção.

Por falar nisso, minha visão dos clones é a oportunidade de comprar algo comprovadamente que funciona, sem os custos de importação.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor fabim » 18 Fev 2010 08:12

heheheheheeh............!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC