Controlador de Fator de Potência

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor RAguiar » 14 Dez 2010 14:53

Perguntinha pessoal:

Quanto tempo o PIC leva para "ver" um sinal, seja ele um pulso positivo por exemplo...?
...ou então, quanto tempo precisaria um pulso estar em nível 1 para que seja "visto" pelo PIC?

...tipo assim, tenho medo de que o pulso do zero seja tão rápido à ponto do PIC não conseguir capturá-lo...pelo teste que fiz, um pulso com duração de 1uS não é visto pelo PIC...
RAguiar
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 14 Dez 2010 17:11

RAquiar,

O tempo que o uC leva para identificar a mudança de estado no pino varia, em função da quantidade de vezes que você monitora ele.
Você pode usar a interupção de mudança de estado em um pino especifico, na maioria dos PICs 16F pode usar o RB0.
Você pode configurar para gerar interupção com borda de subida ou descida.

No seu caso que espera um sinal para iniciar o processo de media, você pode usar um while.

Código: Selecionar todos
       while(input_low(RA0));

//Aqui segue sua lógica

O while testa se o pino esta em nível lógico baixo, e fica presso testando sempre o pino, até que mude de nível lógico baixo para alto e você segue sua lógica.

O tipo do pino também influência no tempo, TTL e o ST, os níves de tensão são diferentes para os níveis lógicos 0 e 1, confira no datashett.

Usando aquele for você econômiza memória sim !

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RAguiar » 14 Dez 2010 18:17

Obrigado pela atenção André, vc é muito atencioso.Vou acrescentar o while e testar...conforme for acontecendo as coisas por aqui, vou postando...

Valeu.
RAguiar
Byte

Mensagempor RAguiar » 19 Dez 2010 13:50

Ola pessoal.

Como havia prometido...

...pois bem, fiz uma pesquisa na NET de diversos circuitos detectores de passagem por zero...achei uns 10, desses dez da NET, NENHUM funcionou como as "Monografias" ditavam que funcionaria...lembrei então que tenho uma revista da Elektor e lá tinha um circuito de detecção de passagem por zero, testei no Multisim e esse funcionou...
...porém ao ampliar a visualização no osciloscopio, percebi que na realidade o sinal gerado pelo Opto não é preciso, nem conseguiria ajustar o disparo (Borda de Subida) no instante do zero, dava somente para pegar a borda dedescida, mesmo assim com uma borda de descida "torta" e imprecisa...
...então vou colocar o esquema na prática e tentar fazer o seguinte: assim que o opto dispara na subida, capturo e entro em delay até o zero imaginário (vou calcular quando tempo leva entre o disparo de borda subida até o zero real)...e aí sim tento capturar o zero corrente...
...já que a onda quadrada está em belo sincronismo com a senoide, ou seja, não correrá o risco de a borda de subida acontecer antes ou depois do previsto...

segue um link abaixo com imagens:
quem tiver sugestões, sou todo ouvidos.

http://www.engenhariaeletrotecnica.com. ... olador.htm
RAguiar
Byte

Mensagempor andre_luis » 19 Dez 2010 14:09

RAguiar,

Já trabalhei com um retificador controlado por SCR que utilizava o seguinte conceito para detecção de cross de tensão :

Um Amp-Op com uma das entradas conectada á um diodo, diretamente conectado á rede. Assim, quando a tensão de entrada ficasse abaixo de 0,7V ( num range de 110V AC ) a passagem era detectada.

O inconveniente era o fato de todo o sistema estar referenciado pelo Neutro do AC, mas na aplicação isso não fazia diferença.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor RAguiar » 03 Jan 2011 09:17

Olá pessoal.
Feliz Ano Novo!

...bom, andei fazendo umas simulações por aqui, até uma que me foi sugerida por MP...todas detectam o zero cross, mas infelizmente a precisão dos circuitos não é boa para a aplicação em questão...
...estive pesquisando o MOC 3041 e pelo que entendi ele possui o detector de zero cross e é utilizado para auxiliar os TRIAC's, para que eles só disparem quando chegar o zero tensão...
...aí pensei será possivel alguma configuração de circuito para que eu o use para detectar o zero e gerar um sinal quadrado em conjunto com outros componentes?

...alguém conhece um componente similar ao MOC 3041, mas que seja especificamente para detectar zero cross e gerar um sinal?

Flw.
RAguiar
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Jan 2011 23:23

RAquiar,

Sei que você pediu um CI.

Ja usei esse circuito ! o trem funfa !

Imagem

Dependendo da precisão você pode usar um amp op como comparador, no lugar do transistor, mas para minhas aplicações este circuito foi suficiente.

Nesta página:

http://sound.westhost.com/appnotes/an005.htm

Tem um sistema que me parece mais preciso.

Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RAguiar » 04 Jan 2011 12:12

Andre_Cruz escreveu:RAquiar,

Sei que você pediu um CI.

Ja usei esse circuito ! o trem funfa !

Imagem

Dependendo da precisão você pode usar um amp op como comparador, no lugar do transistor, mas para minhas aplicações este circuito foi suficiente.

Nesta página:

http://sound.westhost.com/appnotes/an005.htm

Tem um sistema que me parece mais preciso.

Abraço

Olá André,

Eu achei esse na NET tbm, simulou legal, porém fiquei meio de pé atrás por causa da isolação com o PIC...
...ainda estou em mente com aquele anterior, pois ele é isolado galvanicamente...
...o problema está sendo em adquirir o OPTO, aqui em Jundiaí não achei, vou ter que ir na Santa Ifigênia.

Flw
RAguiar
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 04 Jan 2011 12:21

RAguiar,

No lugar do transistor Q1 BC549 você pode usar um foto acoplador, um 4N25 da vida, vai te dar a isolação que você quer.

O MOC e o 4N25 tem na www.soldafria.com.br !

Nunca comprei nesta loja virtual, porque estou esperando chegar alguns componentes que preciso, mas o pessoal do fórum ja comprou acredito ser segura, senão me engano precisa comprar no minimo R$10 de componente.

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor _blackmore_ » 04 Jan 2011 12:25

já comprei na soldafria e recebi a entrega bem rápido !! e ainda me ligaram para dizer que um componente nao tinha em estoque .. se eu queria esperar ou cancelar do pedido.
recomendo ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor RAguiar » 04 Jan 2011 12:30

_blackmore_ escreveu:já comprei na soldafria e recebi a entrega bem rápido !! e ainda me ligaram para dizer que um componente nao tinha em estoque .. se eu queria esperar ou cancelar do pedido.
recomendo ...

Vou comprar no site então, vale mais a pena do que deslocar até lá...

Alguém indica lojas virtuais de TC's (Transformador de Corrente) relação 5:5?

...relação mais alta tipo 50:5 ou 100:5 é facil de encontrar por aqui, mas não serve para corrente baixas à qual submeterei os testes...

Vlw.
RAguiar
Byte

Mensagempor RAguiar » 08 Jan 2011 09:06

Olá pessoal.

Pois bem, montei aquele circuito mesmo do detector de zero tensão e deu certo...

...agora estou partindo para a detecção do zero corrente...só que estou tendo um problema...
...antes de comprar um TC e gastar dinheiro à toa sem ter certeza de que vai dar certo...desmontei meu alicate amperimetro e usei o TC dele para fazer uns testes...e acabei me desanimando com um detalhe...simulando uma corrente de 2.3A, o TC gerou uma senoide de 10mV no osciloscopio, putz, 10mV!
Agora to aqui pensando no que fazer para amplificar esse sinal para poder capturar a passagem por zero da corrente.

...à não ser que seja característica do TC do alicate amperimetro, já que os TC's de uso Industrial costumam apresentar elevadas tensões quando o secundário está aberto...

...vou pesquisar também uma outra forma de detectar o zero corrente com sensor Hall, etc.

Flw
RAguiar
Byte

Mensagempor RAguiar » 21 Jan 2011 07:50

Olá pessoal.

Com questão à captura do sinal de corrente, estou analisando com o uso de TC mesmo, até para aplicação em campo será melhor...
...para amplificar o sinal estou fazendo ensaios no Multsim com o AMPOP de Instrumentação LT1167, e está sendo muito satisfatório até o momento...um sinal senoidal de 10mV é perfeitamente amplificado para quase 1V sem distorção...vou tentar amplificar mais para ver até onde vai...
...mas pesquisando no Goolge parece que esse componente não se encontra no Brasil...alguém sabe de um similar ou alguém que venda na Santa Ifigênia?

...outro que também precisarei, mas parece ser dificil de encontrar é o MCP6004, achei em um site R$ 8,00, SMD, se alguém conhecer um similar ou que não seja SMD, agradeço.

Flw.
RAguiar
Byte

Mensagempor RAguiar » 23 Jan 2011 07:40

Olá pessoal.

Por acaso achei na NET um fabricante de TC's para instrumentação, para aplicações móveis...

http://www.homis.com.br/m3.asp?cod_pagina=1287

...estou fazendo uns Testes com o TC de 100:5, ele "gera" 5mV a cada Ampere que passa pelo cabo, ou seja gera de 0 à 500mV.
...estou amplificando os 5mV para 1V, o sinal de entrada no AMPOP é de 0 à 500mV e o sinal de Saída é de 0 à 15V, e passo pelo detector de zero cross, assim uso o mesmo circuito para medir a corrente e para capturar o zero cross de corrente.

Flw.
RAguiar
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 23 Jan 2011 11:08

bom ... eu não sei quantos vc precisa, mas acredito que para fazer um aparelho, estudar, ou mesmo pequenas aplicações ...

http://www.seeedstudio.com/depot/sensor ... 05456ca1cb

eu já comprei na seed e não tenho do que reclamar, recomendo. Mas caso vc não goste da seedstudio tem também a goodluckbuy ... para comprar algumas peças e fazermos nossos gadgets são duas boas opções.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC