Pic substitui um simples interruptor ?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor renalali » 07 Fev 2011 15:04

Obrigado pelas respostas estou fazendo o schema no eagle para postar pra vcs verem (hehehe primeiro eu testo no prot board pra depois fazer o esquema), e quanto ao snubber estou fazendo sim. Obrigado
renalali
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 07 Fev 2011 21:40

renalali

...vcs resolvendo meu problema eu já fico feliz ... não tem o porque eu passar o código pois o problema não está nele

ótimo ... menos problemas para vc ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor renalali » 08 Fev 2011 08:24

Pessoal percebi que o pic fica louco só do fato de eu ligar o inversor, nem precisa ligar as lâmpadas, acredito que seja necessário um filtro porém não sei qual seria o mais indicado, estou utilizando um capacitor eletrolitico de 2200uF na fonte 5vots e um cerâmico de 100nF na alimentação do pic, essa fonte de 5volts está ligada em uma bateria 12volts separada da bateria do inversor, não há ligação entre elas, quanto a postar o projeto aqui no site não consegui incluir nem sei se tem como se alguém puder me explicar agradeço.

O inversor que estou usando é igual a esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165794591-inversor-conversor-veicular-12v-x-220v-1000w-frete-gratis-_JM

Quanto ao Moc manter o triac conduzindo ainda não consegui descobrir e a ligação é a comum utilizada, ou seja, do pino 4 do moc conecta no gate, no A2 tem um resistor de 100R ligado no pino 6 do moc e na lâmpada, no A1 tem uma fase que vem do inversor e entre A1 e A2 tem um RC para snubber sendo 100R e 0,01u poliester.

Obrigado e aguardo ajuda.
renalali
Bit

Mensagempor andre_luis » 08 Fev 2011 09:57

renalali escreveu:...do pino 4 do moc conecta no gate, no A2 tem um resistor de 100R ligado no pino 6 do moc e na lâmpada, no A1 tem uma fase que vem do inversor e entre A1 e A2 tem um RC para snubber sendo 100R e 0,01u poliester...Obrigado e aguardo ajuda...

Voce ainda não postou nenhum rabisco do seu esquema, e taopouco uma foto no osciliscópio.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renalali » 08 Fev 2011 10:48

A fonte estou usando igual a essa:

http://img59.imageshack.us/i/000007o.jpg/

O projeto segue abaixo:

http://img577.imageshack.us/f/interruptores.jpg/
renalali
Bit

Mensagempor andre_luis » 09 Fev 2011 08:00

E a forma de onda no osciloscópio ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renalali » 09 Fev 2011 08:58

Desculpe mas não possuo osciloscópio, só sei que está 10 a 0 para o interruptor hehe
renalali
Bit

Mensagempor andre_luis » 09 Fev 2011 10:28

renalali,

Dá uma olhada nesse circuito que fiz para acionar TRIAC e que funciona bem.
http://www.teprom.eng.br/arquivos/LAVADORA/lavadora.pdf

Não tenho tempo agora para comparar a diferença entre o seu, mas fica a sugestão pra voce se divertir.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor renalali » 09 Fev 2011 11:04

Na verdade o problema não está no pic, nem na forma de ligação da etapa de potência e sim no inversor que estou usando que gera a interferência e no meu projeto preciso usar esse inversor, mas valeu acho que não vou conseguir fazer ligar uma lampada usando pic dessa forma, vou ter que usar outro tipo de ci, porque acho que se a solução fosse facil mais pessoas da lista teria ajudado, mesmo assim agradeço.
renalali
Bit

Mensagempor renalali » 10 Fev 2011 13:57

Olá pessoal, vendo o projeto do nosso amigo Andre percebi que ele esta usando um moc3043 diferente do que eu estou usando e verificando o datasheet do mesmo vi que nele tem o circuito zero crossing e substituindo no qual eu estava usando foi resolvido o problema do moc manter o gate do triac conduzindo, espero que tenha ajudado outros na lista pois como ninguém me disse que o problema era no tipo do moc então acredito que não sabiam também.

Agora só falta resolver o problema do pic ficar louco quando ligo o inversor, já li algumas matérias dizendo para trocar de modelo do pic para um mais recente mas não tive certeza se isso resolve e também não tenho um em mãos pra testar se alguém confirmar isso e puder me indicar um modelo que não perceba esse tipo de interferência agradeço.
renalali
Bit

Mensagempor andre_luis » 11 Fev 2011 06:34

renalali escreveu:...só falta resolver o problema do pic ficar louco quando ligo o inversor, já li algumas matérias dizendo para trocar de modelo do pic para um mais recente mas não tive certeza se isso resolve...

Certos tipos de ruídos, são tão destrutivos que não adianta trocar de uC. Qualquer um vai ressetar. O que voce pode fazer é pesquizar maneiras de proteger o circuito. Afastando as trilhas que conduzem sinais de potencia dos sinais de controle, inserindo capacitores de desacoplamento pelo circuito, etc...

Dá uma pesquizada na web por recomendações para Layout de PCB.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 11 Fev 2011 10:49

renalali escreveu:Olá pessoal, vendo o projeto do nosso amigo Andre percebi que ele esta usando um moc3043 diferente do que eu estou usando e verificando o datasheet do mesmo vi que nele tem o circuito zero crossing e substituindo no qual eu estava usando foi resolvido o problema do moc manter o gate do triac conduzindo, espero que tenha ajudado outros na lista pois como ninguém me disse que o problema era no tipo do moc então acredito que não sabiam também.

Agora só falta resolver o problema do pic ficar louco quando ligo o inversor, já li algumas matérias dizendo para trocar de modelo do pic para um mais recente mas não tive certeza se isso resolve e também não tenho um em mãos pra testar se alguém confirmar isso e puder me indicar um modelo que não perceba esse tipo de interferência agradeço.

Isso já foi amplamente discutido aquí no fórum...
Utilize a ferramenta de pesquisa do fórum e verá que há muitos tópicos falando de MOC com zero crossing.

Enviada: Ter Jan 13, 2009 7:12 am
ffcprog escreveu:Certo, você esta utilizando MOC com zero crossing, ou modelo que é apenas um diac ?
MOC que tem zero crossing, é utilizado em sistemas com thyristores em acionamento de carga, sem controle de disparo em angulo de fase.
Se for para isolação galvânica, e controle de disparo em angulo, você deve utilizar ou um trafinho, ou um MOC com definição de opto diac.

O Moc com zero crossing, dispara o triac, apenas na borda de subida e com tensão a baixo de 7V.

ffcprog

http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... ng&start=0

http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... o+crossing
EvandrPic
Dword

Mensagempor marciorp » 07 Mar 2011 20:56

DEJANO escreveu:Ola Pessoal!!!
Se um Pic pode substiruir um interruptor??? Veja so isto. Feito na minha casa. Funcionando a 4 anos. Lampada incandescente.
Com interruptores tipo minuteiras ( campainha).
- Pode ser ligados quantos interruptores voce quizer para cada lampada.
Eliminando os caros e trabalhosos interruptores intermediarios
- A cada toque a lamada acende ou apaga de forma lenta. Como uma rampa crescente ou decrescente.
- Durante o periodo que a lampada estiver acendendo ou apagando, se voce tocar no interruptor ela para naquela luminosidade e assim permanesce.
- Se voce apertar o interruptor e nao soltar a lampada aumenta ou diminui o brilho de forma mais lenta deixando voce adequar a luminosidade de forma mais fina. serve como abajour.
- Tem memoria. Se acabar a energia a lampada volta no estado que ela estava quando apagou.
- Voce pode programar a lampada para sempre acender com brilho total ou no estado quando voce a desligou.
- Voce pode programar a lampada para acender a cada 20m minutos e ficar 5 ligados e entao apagar e novamente recomeça a contagem.
- Voce pode implementar um LDR para ler a luminosdade e acender a lampada assim que escurer. O grau de escuridao voce tambem programa.
- tudo sso é programado no proprio interruptor
- TUDO ISSO FOI FEITO COM UM PIC 12F629.
Tem algo semelhante no comercio. Nao é tao versatil assim mas chega quase la. Eu nao testei o do comercio.

DEJANO

Dejano,