Ajuda com sensor mpx5050

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Ajuda com sensor mpx5050

Mensagempor lucasromeiro » 18 Set 2015 12:33

brasilma escreveu:O R^2 representa a correlação, ou seja, o quão coincidente está a linha de tendência que foi adicionada aos pontos que compõem a reta (o corretoé chamar de curva) original.

Quanto mais próximo de 1 melhor, na figura que postei, a primeira coluna está com os valores que você forneceu para a altura, e a terceira coluna, estes mesmos valores calculados pela equação obtida, observe que mesmo a correlação estando muito boa, alguns valores variam em uma unidade.

Saquei!!!
Boa!
Agora, sabe me dizer como eu calculo a equação do gráfico e o r quadrado em linhas de código ou em uma formula?
pq terei que tirar essa conta do excel.
Vou por ela automatica em meu sistema. pq ai eu calibraria cada sensor pois pode ter variacao entre eles o que deve ser verdade.
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 18 Set 2015 12:36

andre_teprom escreveu:De qualquer modo, eu se fosse voce faria uns testes, plotando o erro em 3 colunas, com polinomios de grau n=1,2,3 só pra saber se poderia haver nenhum fenomeno não-linear interferindo nos valores medidos. E pra ser sincero, esse parece ser exatamente o caso, pois a elasticidade do diafragma do sensor tem um limite de expansão, e portanto seria de se esperar que a partir de um certo ponto a variação da resistencia fosse menor conforme a coluna, o que de fato acontece

Muito show!!
Entendi perfeitamente.
agora nao sei como faria estes testes com polinómios.
uso os dados que tenho e postei aqui?
pode me ajudar nisso?
quero ver se consigo um resultado mais preciso.
acho que terei que calibrar todos os sensores sempre.
viu o que nosso amigo brasilma ensinou ai? o que acha? funcionou mt bem.
ta dando um erro pequeno, mas queria ser o mais preciso possível.
quanto a ideia da medida deslocada, não mudaria minhas medidas, so mudaria a escala em alguns centímetros para cima. entendeu? ja que a coluna de agua eh a mesma...
lucasromeiro
Byte

Mensagempor brasilma » 18 Set 2015 14:36

Dá para fazer em microcontrolador sim, já fiz cálculos estatísticos com variáveis de 24 bits em um 8051 em assembler, em qualquer linguagem de nível mais alto é tranquilíssimo.

Pesquise por regressão linear e escolha o(s) textos que for(em) melhor para você compreender.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Set 2015 15:39

lucasromeiro escreveu:agora nao sei como faria estes testes com polinómios.
uso os dados que tenho e postei aqui?

O quão acurado pode ser o seu modelo, como mencionei antes, vai depender do grau do polinômio que você usar.
Não há outro jeito, você vai ter de experimentar os 3 casos que sugeri, com grau n=1,2 e 3.

lucasromeiro escreveu:ta dando um erro pequeno

Como já foi dito, há indícios de erros nos dados, já que a variância é maior na resistência para a coluna mais baixa, e o ideal seria refazer as medidas mas se você quiser pode usar esses mesmos dados; Isso não muda o procedimento mostrado, mas se o propósito é uma calibração o melhor possível, tem de refinar os dados de um modo interativo, eliminando as medidas que se afastam MUITO do valor estimado, os chamados "pontos-fora-da-curva".

lucasromeiro escreveu:pode me ajudar nisso?

Ainda que eu acredite que as informações que eu tenha te passado anteriormente sejam suficientemente detalhadas, dá uma olhada aqui:
http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... 3o#p117128

lucasromeiro escreveu:acho que terei que calibrar todos os sensores sempre.

Também mencionei anteriormente que uma possibilidade é baixar alguma função pronta na internet, buscando no Google por algo do tipo “Polynomial_regression.c”. Desse modo, estaria embarcado no próprio uC a rotina de auto-calibração. Enfim, trata-se de um processo de refinamento do seu projeto, mas precisa ir fazendo passo-a-passo.

lucasromeiro escreveu:quanto a ideia da medida deslocada, não mudaria minhas medidas, so mudaria a escala em alguns centímetros para cima. entendeu? ja que a coluna de agua eh a mesma...

Bom, nesse caso o propósito seria apenas eliminar algum possível erro na medição em si, mas deixa isso prá lá...

Com relação ao sensor que você está usando, talvez esteja superdimensionado; repare que ele mede até 50kPa, mas a sua tabela vai até 100cm ( 1m ) e se 1m de coluna d’água é equivaleria á 10kPa, então você está usando o sensor com apenas 20% do fundo de escala ( O ideal seria usar um outro sensor da serie MPX10xxx ):

KPA.png

Repare que no datasheet o fabricante informa um grau de imprecisão de ±1,25kPa, que embora seja função de alguns fatores variáveis previsíveis ( tensão da fonte, temperatura ambiente ), uma parte é fixa de acordo com a fórmula Vout = VS (P x 0.018 + 0.04) ± (Pressure Error x Temp. Factor x 0.018 x VS), o que induz a supor que quanto menor a medida maior é o erro.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 18 Set 2015 23:56

andre_teprom escreveu:
lucasromeiro escreveu:Ainda que eu acredite que as informações que eu tenha te passado anteriormente sejam suficientemente detalhadas, dá uma olhada aqui:
http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... 3o#p117128

Exato!!!
Vc tocou num assunto importante:
teoricamente este sensor é linear, então porque eu usaria regressão polinomial?

quanto a minha coluna de agua, fiz teste somente com 1m pois é o tamanho do tanque que tenho aqui,mas na pratica, vai funcionar mais que isso. entendeu?

Como eu vi que o sensor é linear, pensei que uma regressao linear seria o que deveria utilizar.

meu problema eh:
quando eu for instalar um sensor desses em um tanque, eu não consigo ficar coletando vários pontos sempre para fazer algo mais elaborado.
pensei em coletar basicamente 2 pontos. seria o sensor no nível zero e o sensor no nível que o tanque estiver no momento, assim eu tenho ao menos 2 pontos para fazer a regressão linear, simulei isso nos dados que coletei e em outras leituras que fiz aqui e o resultado foi legal, bem semelhante a uma regressão linear com todos os pontos.
no caso de um algoritmo de auto calibracao, seria complicado para eu inserir vários pontos.

entendeu melhor?
ainda estou engatinhando e entendendo algumas coisas que vc quer me dizer, perdão se me equivoquei em algo.

ah, a calibracao nao será feita no Uc e sim no meu servidor que mostrara o nível do tanque. meu Uc transmitirá os dados brutos (ADC)
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 18 Set 2015 23:59

brasilma escreveu:Dá para fazer em microcontrolador sim, já fiz cálculos estatísticos com variáveis de 24 bits em um 8051 em assembler, em qualquer linguagem de nível mais alto é tranquilíssimo.

Pesquise por regressão linear e escolha o(s) textos que for(em) melhor para você compreender.

Valeu, estou procurando.
tentando achar a formula para fazer a regressão e o r quadrado. não achei nada útil ainda
lucasromeiro
Byte

Mensagempor andre_luis » 19 Set 2015 15:17

lucasromeiro escreveu:teoricamente este sensor é linear,

Voce vai ver depois que na natureza, nada é inteiramente linear, mas o que o consideramos assim é apenas uma simplificação, que atende á maioria dos casos.

lucasromeiro escreveu:então porque eu usaria regressão polinomial?

Na verdade, voce é que teria de responder á essa questão, fazendo a análise que mostrei anteriormente, planilhando o erro em cada caso.
Eu usei o polinomio de grau 2, mas repare que um polinomio de grau 1 nada mais é que uma reta.

lucasromeiro escreveu:fazer a regressão linear, simulei isso nos dados que coletei e em outras leituras que fiz aqui e o resultado foi legal, bem semelhante a uma regressão linear com todos os pontos.

Acho que voce já tem sua resposta, o polinomio de grau 1 ( ou seja, a reta ) te atende perfeitamente., e isso resolve o problema.
Em todo caso, eu só estava achando que voce queria algo mais preciso, pelo que postou anteriormente.

lucasromeiro escreveu:pode me ajudar nisso?
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Anterior

Voltar para PIC