AOS QUE PROGRAMAM MCUS DE 8 BITS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: AOS QUE PROGRAMAM MCUS DE 8 BITS

Mensagempor tcpipchip » 26 Nov 2016 10:34

Verdade

Alguem uma vez se passou por basic4ever e tcpipchip ao mesmo tempo...

E postou conversa falsa entre os dois...

10 anos atras

O kraft me avisou...a proposito...a crise nao chegou ao kraft ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor eletroinf » 26 Nov 2016 18:44

Um efeito colateral deste fórum é poder ver a evolução (inclusive a própria) nos posts... depois de anos convivendo.
Tanto no sentido da maneira de se apresentar quanto tecnicamente.

Parabéns a todos, já que vejo muito mais evolução do que estagnação e/ou retrocesso!

Pena o fórum antigo estar fora do ar... mas pensando bem, melhor deixar ele quieto!
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 26 Nov 2016 21:27

Pena o fórum antigo estar fora do ar... mas pensando bem, melhor deixar ele quieto!

Tava curioso de saber porque o pessoal tem tanto pavor assim do passado.
Recordar é viver, papo de velho...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 27 Nov 2016 00:23

eu tambem jah andei me estranhando no passado com o fabim, mas depois de um tempo vc se acostuma e ele passa a ser um bom amigo para trocar ideias. de fato, o que me chamou a atencao foi o topico sobre "mcus de 8 bits"... nao quero criar polemica, bem pq acho que no passado jah discutimos bastante sobre mcus, linguagens, evolucao tecnologica, carreira, etc. muito pelo contrario, acho que vale a pena cultivar o que eh bom, que sao as amizades. entao eu gostaria de deixar um video motivacional para voces:

Imagem
https://www.youtube.com/watch?v=szfzHeonp9w

eu espero que gostem e, como diria o professor clovis de barros, "nada de tristeza, pq o melhor ainda estah por vir!" ;)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor norad58 » 27 Nov 2016 08:06

O Fabim é uma figura aqui no ASM51...
Sempre leio os posts do Fabim, vejo que ele questiona algo que quer construir, sem saber muito como partir o projeto, cria tentativas na solução, o pessoal ajuda e ele posta sempre o andamento do que foi feito até o resultado.
Isso é uma coisa que poucos fazem, geralmente o pessoal sempre "esconde o queijo" ou aparecem pessoas que jogam a questão no forum e esperam todos darem de mão beijada a solução, depois nem dão retorno do que aconteceu.
Sobre MCU/CPU 8 bits, eu já usei no passado o 6502, Z80(trabalho até hoje), 8051, 6800, cada um teve sua época, não gosto do projeto do PIC, prefiro usar o Atmega que tem um projeto RISC melhor.
Também já usei MSP430, 68HC08, 68hc12, MC68000(que uso até hoje), dependendo do projeto, o MCU de 8 bits é valido até hoje, mas atualmente o pessoal está usando muito o ARM, mesmo que seja "matar formiga com canhão".
Mas também dependendo do que vai fazer, um MCU não serve, tem que usar uma CPU com memoria externa e varias saidas I/O, não fica dependendo do que o fabricante coloca de perifericos no MCU.
Cada aplicação e hardware tem que ser analisada assim como o pacote de ferramentas que o fabricante ou terceiro disponibiliza. Não adianta ter um MCU barato se as ferramentas custam uma fortuna ou tem muitas limitações.
Obs.: Acho que estas respostas do Fabim, são do engine Google, com inteligencia artificial moderada, que vasculha o site ASM51....
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/ ... oral/49451 :mrgreen:
:wink:
norad58
Word

Mensagempor Vonnilmam » 27 Nov 2016 12:06

Eu concordo com o norad58

Ele disse tudo, ou quase.

Para cada projeto tem um MCU apropriado, ou seja, também, utilizar um ARM para fazer um pisca pisca, não esta necessáriamente errado, pois tudo vai depender do crescimento desse projeto em sí. Tipo, no inicio esse hardware for planejado não só para piscar um led, mas ele deveria ter suporte para coisas maiores no futuro, como por exemplo ler um cartão SD, uma USB, etc...isso na minha opinião se chama criatividade do projetista. Porém tudo vai depender do ambiente onde o projeto vai funcionar, se esse ambiente permite mutações ao longo do tempo e mexer no hardware a cada mutação significa "problema", ai sim é viável fazer o "canhão" para matar aparentemente aquela formiga, entenderam.

Eu particularmente costumo é lógico, que dentro do ambiente que o mesmo vá trabalhar, visando sempre o futuro de atualizações que esse hardware consiguira absorver dentro do ambiente de software, dimensionar esse hardware com o máximo de flexibilidade possível sempre prevendo situações que ele poderia ser aproveitado sem a necessidade de mexer no mesmo.

Eu acho que uma regra básica ter sempre isso em mente, independente do tipo de MCU utilizado.

Mas eu gostei do tal de "google"...kkk
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 27 Nov 2016 12:35

Essa história de canhão meio que não cola mais.
Tipo, usar um Cortex M0 para fazer um pisca-pisca de natal não se classifica desta forma.
Talvez, se usasse uma placa com um processador grande rodando Linux, aí sim...
Mas o mercado está convergindo para arquiteturas com modelo de programação menos engessado e que permitem ao desenvolvedor escrever código que na hora de ser compilador de uma linguagem de alto nível não precise de malabarismos.
Compile isso lá no PIC16 ou PIC18:

(void)(*funcs[])(void){
funcao_1,
funcao_2,
funcao_3,
funcao_4
};

A arquitetura não dá suporte ao uso dessa construção de uma forma que seja implementada apenas na forma de saltos.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 27 Nov 2016 12:36

msamsoniuk escreveu:eu tambem jah andei me estranhando no passado com o fabim, mas depois de um tempo vc se acostuma e ele passa a ser um bom amigo para trocar ideias. de fato, o que me chamou a atencao foi o topico sobre "mcus de 8 bits"... nao quero criar polemica, bem pq acho que no passado jah discutimos bastante sobre mcus, linguagens, evolucao tecnologica, carreira, etc. muito pelo contrario, acho que vale a pena cultivar o que eh bom, que sao as amizades. entao eu gostaria de deixar um video motivacional para voces:

Imagem
https://www.youtube.com/watch?v=szfzHeonp9w

eu espero que gostem e, como diria o professor clovis de barros, "nada de tristeza, pq o melhor ainda estah por vir!" ;)

Esse cara é F*** hehe Muito bom o Prof. Clovis
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor norad58 » 27 Nov 2016 16:02

Minha opinião....Se quiser um hardware bem versatil, não ficar amarrado ao hardware, use uma CPU, assim tu pode colocar o que quiser na placa.
Uma das limitações que vejo em varios MCU de 8 bits é pouca memoria interna e alguns deles não aceitam expansão de memoria com acesso paralelo externo. Exemplo, usando por exemplo um HC12, 8051(modo cpu) ou Z80 com memoria externa, facilmente fica mais expansivel que a maioria dos MCUs de 8 bits.
Mas a melhor opção que vejo é usar um Fpga(Xilinx, Altera ou Lattice) com cpu nativa ou emulada, ai a coisa muda de figura...Faz o que quiser! :wink:
norad58
Word

Mensagempor Vonnilmam » 27 Nov 2016 16:29

Ainda nesta questão, que aliás tomou um rumo muito legal, por causa, imaginem do FABIN... :oops:

Por isso que eu digo que o assembler apesar de ser MASSA de carga em se tratando de migração, alteração, etc que todos conhecem.

Se presta muito bem em alguns casos onde espaço é fundamental, quero dizer que fica mais agil manipular e enxergar o MCU, de 8 bits.

Rapaiz, se tá falando em z80, qui saudades...programei muito nesse trem...

Qual z80 se usa, ou usa o próprio dito cujo....
Vonnilmam
Byte

Mensagempor norad58 » 27 Nov 2016 19:11

Qual z80 se usa, ou usa o próprio dito cujo....

Até um tempo atras a Zilog fabricava a versão Z80 comum, mas as placas de uso industrial que reparo ainda vem com o Z80B cpu + PIO + SIO + CTC e outras versões com perifericos embutidos como o Z84C013, fabricados pela Zilog e Toshiba. Há versões que trabalham com até 30Mhz e aceitam 1Mb de memoria.
Não são equipamentos atuais, mas estas placas que trabalho, funcionam mais de 20 anos.... As placas mais recentes vem com M68K, FPGA, CPLD....etc..
Hoje ainda posso dizer que ganho dimdim com z80!! :D
norad58
Word

Mensagempor Vonnilmam » 27 Nov 2016 20:14

Então Morad, eu também conheci o z80 na época dos anos 80...

Lembra daqueles kits que vendiam lá em são josé dos campos, então...saudades.

O fabricante era a DIGIPLAN, nem seu se ainda existe.

Eu sempre fui apaixonado por z80 e 8051...processadores lindos, funcionais, disso ninguém pode discordar.

Arquitetura "limpa", funcionava redondinho...o único problema era a velocidade, senão dava para fazer disco voador com eles 8)

WhatsApp Image 2016-11-27 at 21.08.59.jpeg

WhatsApp Image 2016-11-27 at 21.08.59.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Vonnilmam
Byte

Mensagempor tcpipchip » 28 Nov 2016 06:52

Tambem programei o Z80 e 8080 na época, lá por 1986...

Realmente nao travava!!!!! Fizemos um painel 8085) para a OKTOBERTFEST 1986 com display de LEDS...pegavamos a contagem das catracas...

Fizemos comunicacao com IBM XT via SID SOD

Tive sorte em conhecer o PLM80 :)
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 28 Nov 2016 07:46

O que eu gostava de programar no Z80 ( na verdade só programei no primo mais novo, Z84 ), era o fato de ser uma verdadeira aula de microprocessador, onde tinhamos de lidar com SIO, PIO, UART; tudo externo. Ainda que encapsulado no mesmo chip, internamente eram tratado como perifericos "externos". Enfim, hoje com microcontroladores, nao temos mais de nos preocupar com tudo isso, mas era gostoso mexer com isso.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor norad58 » 28 Nov 2016 08:18

Lembro desta placa e uma outra com processador 8088, acho que era deste mesmo fabricante, mas na época eu nao tinha condiçoes de comprar. O que eu usava e guardo até hoje é um TK95 e um MC4000pro com placa CP/M. Foi nestes dois computadores que aprendi a programar assembler. Aprendi muita coisa usando o Z80/6502.
Agora, de todos os processadores que utilizei, o melhor foi o MC68030, funciona com barramento 8/16/32, MMU, um monte de coisas incorporadas. Pena que pararam de fabricar a versão original.
Bons tempos!
norad58
Word

AnteriorPróximo

Voltar para PIC