Ferramentas de Programação - Clones - Qual a opção?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor msamsoniuk » 18 Fev 2010 09:47

eh que para o fabim EMC nao eh problema, eh solucao! :)

http://www.emc.com
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 18 Fev 2010 10:19

Sei lá, eu sou contra esse negocio de EMC.

E também sou contra esse negócio de ficar estragando o tópico com outros assuntos.

Um cliente meu teve sérios problemas ao tentar gravar um PIC na placa, com alimentação de 3V3, usando o clone da Mosaico.

Levei meu ICD2 original Microchip e as gravações foram feitas sem problemas.

Tem também aquele conhecido problema dos clones, para gravar PICs da familia 18F..K..

.
proex
Dword

Mensagempor rona123 » 19 Fev 2010 07:33

Proex e outros participantes,

Obrigado por descrever essa falha e me permitir apresentar um diferecial de meu produto.

Caso alguem tenha algum tipo de dificuldade para gravação ou debugação de dispositivos em SP, pode entrar em contato comigo que eu empresto meu clone e participo da tentativa de programação ou debugação para testes e avaliações.

Uma possibilidade de falha está relacionada com a carga representada pelo circuito da aplicação, e pode gerar alarmes no inicio do processo por conta do tempo de subida das tensões VDD e VPP pela carga e constantes de tempo geradas nos clones pelo circuito de aplicação. Isso ocorre tambem no original caso não sejam respeitadas as determinações da Microchip. Mas, muitas vezes, após esse inicio de processo para reconhecimento do chip a ser gravado, a gravação ocorre normalmente.

Existe uma nota de aplicação da Microchip que descreve esses fatos e propoem circuitos ICSP para projetos - no meu manual apresento os circuitos ICSP propostos pela Microchip para ajudar o iniciante.

Eu tenho gravado por porta ICSP sem problemas com ICD2 e PICKit2. Inclusive o meu PICKit2 possui a facilidade de gravação sem PC onde ele reconhece o target e se faz o processo de gravação automaticmente atraves do firmware do programador. Caso a carga da aplicação seja muito capacitiva ou muito alta ele sinaliza falha pelos LED.

Um outro detalhe relativo ao meu clone - o layout foi feito de forma a minimizar o efeito de interferencias e tem se mostrado eficaz.

SDS/Ronaldo
rona123
Byte

Anterior

Voltar para PIC