AOS QUE PROGRAMAM MCUS DE 8 BITS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: AOS QUE PROGRAMAM MCUS DE 8 BITS

Mensagempor Vonnilmam » 28 Nov 2016 10:16

Eu até gosto das novas tendências e tanta tecnologia embarcada num único chip, velocidades astronomicas, quando vejo um mcu rodar a mais de 100 mhz por ciclo e olhe lá, realmente penso que tudo aquilo que eu queria fazer antigamente com os chips que rodavam sequer a 4 mips por instrução, vejo que realmente hoje em dia a tecnologia embarcada desses chips evoluiu muito permitindo fazer coisas até em tão, apenas em sonhos.

Mas, eu tenho muita saudades dos microcontroladores antigos, como o z80, 8051, entre outros mencionados. Isso nos traz uma nostalgia impar, pois naquela época esse era o "novo mundo", a nova era, chegando em nossas mãos. Lembram quando os fabricantes de chips lançavam cada coisa maluca, uma verdadeira obra de arte, em se tratando de periféricos...e quando lançaram o chip com memória flash popular, salvo engano foi em 1.995.

E adivinhem quem foi que fez essa façanha, MICROCHIP, que até em tão era só mais um no mundo dos microcontroladores baratos e quem liderava era a gigante motorola.

Com o adivindo dos MCUs com memória flash, a MICROCHIP disparou as vendas e se tornou o queridinho dos programadores, apesar de muitos olharem eles como uma mosquinha na sopa...depois todos os outros começaram a aderir a nova tendencia, também oferecendo flash nos seus mcus.

Coisa que o uso de flash existia, mas era coisa para gente grande, coisa cara...nesse ponto dou os parabéns a microchip.

Mas uma coisa tem que ser dita e valorizada, antigamente os microcontroladores e processadores tinham arquitetura mais inteligente com instruções mais detalhadas, você enxergava muito mais o processador tomando banho.... :oops:

Sem falar nos periféricos que eram mais bem feitos, um exemplo eram o CTI, salvo engano, eram os contadores/timers tipo 8053...funcionavam perfeitamente com precisão absoluta. Hoje se você quer um timer preciso, não consegue utilizar com confiança os timer internos aos MCUs, tem que lançar mão de recursos de software para fazer isso, ai cai na desvantagem da velocidade do mcu, ai tem que partir para um mais veloz...bla, bla, bla.

O que quero dizer é que antes era mais prático...sei lá, tenho saudades disso tudo...

Como todo bem programador, amante da programação, tenho uns 8051 que de vez emquando brinco com eles na bancada...

É meus amigos, estou ficando velho mesmo...

Bons tempos
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor chipselect » 05 Dez 2016 15:52

estou trabalhando bastante com ARM (Cortex M3 e M0) devido ao custo/benefício, mas quando o custo aperta muito mais que o benefício, um MCU que andei trabalhando é o STM8S003F3, em comparação com o STM32F030 (TSSOP) ele ganha em alguns recursos e perde em outros, só que com um custo um pouco menor, acho que vale a pena para projetos pequenos, apesar de ser "8 bits"...

O IAR Workbench para ele é de graça (até 8K que é o que esse mcu tem mesmo...) e tem o SDCC também, e o bom é que ele usa o ST-LINK V2 para programar, o mesmo programador para a linha STM32 (ARM da ST), daí nem gastei com os programadores porque usei o que já tinha.
chipselect
Word

Mensagempor Vonnilmam » 05 Dez 2016 17:55

Ótima contribução Chipselect.

Eu fiquei interessado por esse STM8S003F3, você poderia fazer a gentileza de nos passar um bom distribuidor e também, me interesse por esse compilador IAR, quem vende esse compilador?
Qual o kit mais indicado por você para começar os treinamentos com essa linha de chips, o que mais me agradou foi o preço, muito barato.

Se puder, indica para nós literaturas sobre esses chips...

Obrigado
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor chipselect » 12 Dez 2016 10:01

Para o STM8, uso essa IDE:
https://www.iar.com/iar-embedded-workbe ... cture=STM8

A versão gratuita limita o código para 8KB e não tem alguns "features", mas para projetos simples não fazem muita falta mesmo. Se quiser, pode usar o SDCC que também gera código para o STM8, só vai dar mais trabalho. Uso o debug pelo STLink V2 mesmo através do conector de 4p para programação.

Um fornecedor é:
http://www.digicompsp.com.br/c-i-stm8s0 ... fp32-p4072

O STM8S003K3 está R$2,99 na Digicomppsp, mas eu geralmente uso o STM8S003F3 (ssop20), na Mouser custa U$0,90 para 1 unidade e U$0,494 para 500 peças.

Em relação ao STLink, eu uso os originais da STMicro, um colega comprou os "paralelos" e deu um pouco de "mau contato".
chipselect
Word

Mensagempor KrafT » 28 Set 2017 13:09

Nossa, olha o que fui achar procurando outra coisa...

BTW, na linha do que foi discutido aqui, desconsiderando os obscuros fabricantes chineses e aqueles que você só consegue comprar em contêineres fechados, qual será o microcontrolador mais barato?

Pensei ser os PIC10F, mas não me parece. Pela Mouser é o ATTINY9-TS8R

Ah, TCP (sim, li o tópico inteiro) a mim pessoalmente a crise não afetou, mas o cenário em volta sim, o que por sua vez significa um aumento de risco. Ou, em outras palavras, a pedra não se mexeu, mas o vale em torno ficou mais profundo, logo se houvesse/houver queda, o tombo seria/será maior.

Epílogo: Será que ainda existem processadores de 4 bits? Teriam eles a metade do custo de um de 8 bits? :roll:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor tcpipchip » 28 Set 2017 14:21

Talvez tenha estoque parado do 4040
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Set 2017 14:49

KrafT escreveu:Nossa, olha o que fui achar procurando outra coisa...

BTW, na linha do que foi discutido aqui, desconsiderando os obscuros fabricantes chineses e aqueles que você só consegue comprar em contêineres fechados, qual será o microcontrolador mais barato?

Pensei ser os PIC10F, mas não me parece. Pela Mouser é o ATTINY9-TS8R

Ah, TCP (sim, li o tópico inteiro) a mim pessoalmente a crise não afetou, mas o cenário em volta sim, o que por sua vez significa um aumento de risco. Ou, em outras palavras, a pedra não se mexeu, mas o vale em torno ficou mais profundo, logo se houvesse/houver queda, o tombo seria/será maior.

Epílogo: Será que ainda existem processadores de 4 bits? Teriam eles a metade do custo de um de 8 bits? :roll:

metade do custo kkk
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 28 Set 2017 17:45

"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 28 Set 2017 18:00

Talvez em SSPs compense o uso, imagina que você está projetando um sistema para caber em um FPGA ou ASIC com determinada área. Se um core de 4 bis resolver a tua vida, sobra mais área para resolver outros problemas.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 29 Set 2017 11:49

Aquino escreveu:Talvez em SSPs compense o uso, imagina que você está projetando um sistema para caber em um FPGA ou ASIC com determinada área. Se um core de 4 bis resolver a tua vida, sobra mais área para resolver outros problemas.

Aquino, o antônimo de Felicidade é "Target costing" :?
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 29 Set 2017 17:26

KrafT escreveu:
Aquino escreveu:Talvez em SSPs compense o uso, imagina que você está projetando um sistema para caber em um FPGA ou ASIC com determinada área. Se um core de 4 bis resolver a tua vida, sobra mais área para resolver outros problemas.

Aquino, o antônimo de Felicidade é "Target costing" :?

Mas mesmo aí onde tu trabalha, lá naquele setor de telefonia é muito mais vantajoso seguir por este caminho.
Claro que nós simples mortais, ficaremos escovando bit nos MCUs low end.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Anterior

Voltar para PIC