Mas, eu tenho muita saudades dos microcontroladores antigos, como o z80, 8051, entre outros mencionados. Isso nos traz uma nostalgia impar, pois naquela época esse era o "novo mundo", a nova era, chegando em nossas mãos. Lembram quando os fabricantes de chips lançavam cada coisa maluca, uma verdadeira obra de arte, em se tratando de periféricos...e quando lançaram o chip com memória flash popular, salvo engano foi em 1.995.
E adivinhem quem foi que fez essa façanha, MICROCHIP, que até em tão era só mais um no mundo dos microcontroladores baratos e quem liderava era a gigante motorola.
Com o adivindo dos MCUs com memória flash, a MICROCHIP disparou as vendas e se tornou o queridinho dos programadores, apesar de muitos olharem eles como uma mosquinha na sopa...depois todos os outros começaram a aderir a nova tendencia, também oferecendo flash nos seus mcus.
Coisa que o uso de flash existia, mas era coisa para gente grande, coisa cara...nesse ponto dou os parabéns a microchip.
Mas uma coisa tem que ser dita e valorizada, antigamente os microcontroladores e processadores tinham arquitetura mais inteligente com instruções mais detalhadas, você enxergava muito mais o processador tomando banho....

Sem falar nos periféricos que eram mais bem feitos, um exemplo eram o CTI, salvo engano, eram os contadores/timers tipo 8053...funcionavam perfeitamente com precisão absoluta. Hoje se você quer um timer preciso, não consegue utilizar com confiança os timer internos aos MCUs, tem que lançar mão de recursos de software para fazer isso, ai cai na desvantagem da velocidade do mcu, ai tem que partir para um mais veloz...bla, bla, bla.
O que quero dizer é que antes era mais prático...sei lá, tenho saudades disso tudo...
Como todo bem programador, amante da programação, tenho uns 8051 que de vez emquando brinco com eles na bancada...
É meus amigos, estou ficando velho mesmo...
Bons tempos