Encher recipientes automaticamente

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Encher recipientes automaticamente

Mensagempor ÁgioFelipe » 17 Ago 2010 16:32

Olá galera, estou trabalhando em um sistema para encher recipientes automaticamente.
Funciona da seguinte forma: Quando uma chave que fica na mão do operador é acionada, o circuito aciona uma eletroválvula que libera líquido para o recipiente, esta válvula deve fechar automaticamente quando o recipiente estive cheio.
O problema está em saber quando o recipiente está cheio, inicialmente estavamos fazendo o controle por tempo, através de testes verificavámos que a válvula aberta por X segundos poderia encher o recipiente, mas ai esse controle ficava muito suceptível a variações de vazão quando o tanque que continha o líquido ficava perto de secar a vazão era menor e o tempo marcado só dava para encher o recipiente até a metade.
Agora estamos tentado com dois fios rígidos colocados na boca do recipiente para quando o líquido tocar nos fios o microcontrolador saber que deve desligar a eletroválvula.
Como posso fazer um circuito de interface entre esses fios e o microcontrolador?

Valeu.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor xultz » 17 Ago 2010 16:43

Depende do líquido que vai ali dentro.
A solução mais legal é medir a altura do líquido com ultrassom, existem inclusive sensores comerciais para isto, mas depende também do tamanho do recipiente. Passa mais detalhes aí.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor dremel » 17 Ago 2010 17:57

já construi uma dosadora para envasar cosméticos, geléia e desodorante.
o maior desafio utilizando tempo para controle é devido variação da densidade e viscosidade do produto.
Se for sempre o mesmo produto, utiliza uma bomba para pressurizar teu sistema, uma pressão baixa mas constante torna o sistema melhor de controlar.
A dosadora mais cara que fabriquei tinha um sistema muito simples de controle, semelhante as bombas de postos de combustíveis, simples e eficiente.
Se o produto for sempre o mesmo, uma um medidor de vazão.
dremel
Bit

Mensagempor Cleber » 17 Ago 2010 18:01

Seguite cara se vc precisar realemente saber o nivel, um sensor por ultrasom é o cara, mas se precisar saber somente cheio ou vazio em lojas de material eletrico tem rele de nivel pra caixa d'agua ja ta prontinho e não é muito caro
Espero ter ajudado
Cleber
Bit

Mensagempor ÁgioFelipe » 17 Ago 2010 18:50

O recipiente é tipo garrafa pet, com 500ml, como a boca eh pequena acho q ultrasom não dá certo e nem relé de nível.
O que vocês acham dos 2 fios imersos no líquido? Parece coisa de feira de ciências mas será que não vale a pena tentar?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor barboza » 17 Ago 2010 19:58

Lembrei da velha estoria de verificar se caixa de pasta dental esta cheia ou vazia!!

Já pensou em medir o peço da garrafa????
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor Beto_s » 17 Ago 2010 22:20

Qual é a velocidade = produção por minuto e viscosidade do produto ?

Medir o volume antes de soltar o produto dentro do vasilhame foi um dos métodos mais rápidos e baratos que desenvolvi na época que trabalhava com isso...

Outra maneira sem envolver balança eletronica , mas com o princípio de um balancim , quando dá o peso encosta num sensor indutivo por exemplo , e corta a válvula. Vi isso em máquinas rotativas para embalar detergente líquido e cera .
Beto_s
Bit

Mensagempor Fabio777 » 17 Ago 2010 22:57

Se a parede do frasco for fina também pode utilizar um sensor capacitivo, ficaria bem simples
Fabio777
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 18 Ago 2010 07:39

Se você tem que garantir um VOLUME na garrafa, então meça a VAZÃO.
Se você tem que medir a ALTURA DO LÍQUIDO na garrafa, então meça a POSIÇÃO do nível.
Conclusão:
Se o valor quantitativo, com alguma precisão, for importante, então meça o parâmetro em sí.
Se o valor puder ser aproximado, então use qualquer outro método INDIRETO, como medir peso do conjunto, ou altura do nível, em vez do volume.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor leo_alves_br » 18 Ago 2010 07:58

Olá Felipe... deixa eu dar minha opnião tb.

Eu utilizei o sistema de medição de nível através de dois fios para medir nível de água em caixa d'agua de máquina de café, e funcionou muito bem. Mas para outros tipos de produtos não tive tanta sorte. Posso te passar o circuito em (leo_alves@yahoo.com.br).

Agora uma pergunta besta, este sistema de enchimento não pode ser feito por uma bomba peristáltica? Utilizo bombas peristálticas para dosagens de produtos quimicos em pequenas quantidades, e mesmo por tempo consigo erros na dosagem de menos de 2%.

Até mais
leo_alves_br
Bit

Mensagempor cristian » 18 Ago 2010 08:24

fiz um ssitema para automatizar uma maquina de fazer gelo e pra saber se a bandeja ja esta cheia de agua utilizei esses 2 fios ligados ao conversor AD do pic com um resistor pull-up em vazio tinha os 5v na entrada cehio caia para 3,5 por ai , e ta ate hoje
cristian
Word

Mensagempor ÁgioFelipe » 18 Ago 2010 08:24

Bem, o líquido é um alcool.

Utilizando bomba peristáltica o enchimento ficaria muito lento nao?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor leo_alves_br » 18 Ago 2010 08:46

Bom, tudo depende....

Da viscosidade... do seu processo... etc...

Uso bombas de 350ml/min e de 900ml/min (com água).

Creio que usando sensor de condutividade deve funcionar bem com o alcool.

http://www.marcotomas.eu/electronica/medi14.htm
http://schematicwiring.com/simple-elect ... timer-555/
leo_alves_br
Bit

Mensagempor [Daniel] » 18 Ago 2010 11:16

Olá colega, eu faria algo assim:

Usaria um CI 4093 como sensor, a saída da porta lógica ligaria aos terminais do uC. O sensor em sí seriam dois fios desencapados (como citou ali acima) ou então uma plaquinha de fenolite por exemplo (1x1cm), com um "racho" no meio, onde ao chegar ali o liquido tocasse nas duas extremidades.

ex.: (a base do transistor [BC558] seria o pino do uC)
Imagem

Abraço
[Daniel]
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 23 Set 2010 13:54

Só para ficar aqui registrado como eu fiz e funcionou blz:
http://img522.imageshack.us/img522/333/tempuq.jpg
[/img]
O R1 representa a resistência do líquido e a chave SW1 são os eletrodos que se coloca em contato com o líquido.
ÁgioFelipe
Word

Voltar para PIC