Notas Musicais

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Notas Musicais

Mensagempor roquetti » 27 Ago 2010 12:04

Pessoall,
Bom dia,
Eu tenho esta tabela de notas musicais,

#define NOTA_DO 261
#define NOTA_DOSUS 277
#define NOTA_RE 293
#define NOTA_RESUS 311
#define NOTA_MI 329
#define NOTA_FA 350
#define NOTA_FASUS 371
#define NOTA_SOL 392
#define NOTA_SOLSUS 415
#define NOTA_LA 440
#define NOTA_LASUS 466
#define NOTA_SI 500
#define NOTA_DO2 540

Mas o buzzer não emite um som muito agradável, eu pouco entendo de notas musicais, estes numeros acima são frequencias em HZ, a nota DO

Sound_Play(261, 250); // Frequency = 261Hz, duration = 250ms

eu gostaria de saber se alguem tem outra tabela diferente desta para eu testar.
Obrigado.

Abracao.

Paulo Roquetti
roquetti
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Ago 2010 12:16

Altofalante

Mini altofalante, como os de tel celular

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Mensagempor renatokodaira » 27 Ago 2010 19:39

Tem tambem o fato de que o PIC vai gerar sinais de onda quadrada, que doi no ouvido. Talvez usando um filtro passa baixas para eliminar as harmonicas mais altas ajude.
renatokodaira
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Ago 2010 21:14

Pode parecer um paradóxido mas, a Senóide é desagradável ao ouvido, é um Som seco.

Todo Instrumento Musical gera harmônicas e é a composição hamônica que distingue um
Instrumento de outro.

As harmônicas pares dão coloração ao Som
elas são a mesma Nota Musical, oitavas acima

As ímpares são irritantes, especialmente a 3ª harmônica.

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Mensagempor ÁgioFelipe » 29 Ago 2010 22:18

Não acho a senóide desagradável, ligue um gerador de função em um alto-falante e veja, quer dizer, escute...
faz: uuuuuuuuuuuuuuuu
ÁgioFelipe
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 29 Ago 2010 23:04

Rsrs

Mas, uuuuuuuuuuuuuuuu não é Nota Musical

"that is the question"
(W S)

O que quero dizer é que ainda que a Frequencia do Gerador Senoidal seja identica a
Frequência fundamental de uma Nota, 440 Hz Nota Lá como referência, o Som não é Musical
já que nenhum Instrumento Musical , Vóz incluida, não deixa de conter Harmônicas
Por isso disse: Som seco,
sem coloração

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Mensagempor xultz » 30 Ago 2010 08:50

Djalma, a senóide é cansativa, não irritante. Um assovio é quase senoidal, assim como o som da flauta doce. E eu acho o som da flauta doce muito cansativa, mas não chega a ser irritante.
A onda quadrada é sim irritante. Ela é composta somente de harmônicas ímpares (f + 3*f/3 + 5*f/5 + 7*f/7 ...). O chato de colocar um filtro passa baixa é que o timbre de notas mais graves fica diferente das agudas. Se for prá fazer um som mais bacanudo, o ideal é sintetizar pelo menos uma senóide, ou experimentar um onda triangular (que é composta de harmônicas pares, menos desagradáveis que as ímpares).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
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Mensagempor proex » 30 Ago 2010 10:14

Exatamente isso, os sons mais agradaveis ao ouvido são os que tem forma de onda igual ou proxima da senoide.

A não ser é claro que o cara não saiba tocar, ai nao tem forma de onda de ajude :lol:

.
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Ago 2010 12:04

xultz escreveu:Djalma, a senóide é cansativa, não irritante. Um assovio é quase senoidal, assim como o som da flauta doce. E eu acho o som da flauta doce muito cansativa, mas não chega a ser irritante.....

Veja bem eu disse:
Pode parecer um paradóxido mas, a Senóide é desagradável ao ouvido, é um Som seco.
...
As (harmonicas) ímpares são irritantes, especialmente a 3ª harmônica.
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 30 Ago 2010 21:44, em um total de 4 vezes.
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Mensagempor renatokodaira » 30 Ago 2010 12:10

A sua tabela de notas x frequencia tambem contem alguns erros, o certo seria:

#define NOTA_DO 261 (261,6256Hz)
#define NOTA_DOSUS 277 (277,1826Hz)
#define NOTA_RE 293 (293,6648Hz)
#define NOTA_RESUS 311 (311,1270Hz)
#define NOTA_MI 329 (329,6276Hz)
#define NOTA_FA 350 (349,2282Hz)
#define NOTA_FASUS 371 (369,9944Hz essa nota tah desafinada)
#define NOTA_SOL 392 (391,9954Hz)
#define NOTA_SOLSUS 415 (415,3047Hz)
#define NOTA_LA 440 (440Hz)
#define NOTA_LASUS 466 (466,1638Hz)
#define NOTA_SI 500 (493,8833Hz essa nota tah muito desafinada)
#define NOTA_DO2 540 (523,2511Hz essa nota tah muito desafinada)

A razao de uma nota DO para a nota DO uma oitava acima (ou abaixo) deve ser o dobro (ou metade) da frequencia, assim se a sua DO tem 261Hz, a DO2 tem que ter o dobro da frequencia. O fator de multiplicaçao entre cada nota adjacente eh de 2^(1/12).
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Ago 2010 12:11

proex escreveu:Exatamente isso, os sons mais agradaveis ao ouvido são os que tem forma
de onda igual ou proxima da senoide.....

Com "proxima da Senóide" vc esta dizendo uma deformação da Senóide
Ora se há deformação esta tem como causa os harmonicos.

Do Re Mi Fá Sol Lá Si Do Si Lá Sol Fá Mi Re Do

Bonito não é ?
Mas, o SOM não é apenas um Fenômeno Fisico .
Ele é antes um Fenômeno Psico-Acustico

Daí a complexidade do Som, ou a complexidade da interpletação dos Sinais de um
Amplicador de Audio nos Instrumentos de Analise e Medição como Osciloscópio,
Analizadores de Distorção, etc.

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Mensagempor Guri » 30 Ago 2010 17:24

Aí turma eu tô caindo de paraquedas e sem querer bou dar meu pitako.

Senoide é a onda utilizada nos órgãos eletrônicos para gerar as alturas timbrais, quanto mais definida for a onda melhor é a sonoridade, não entendi a questão da senoide ser desagradável.....
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Ago 2010 18:10

Fundamentação física do timbre

Embora este fenômeno seja conhecido há séculos, somente há algumas décadas, com o advento da eletrônica foi possível compreendê-lo com mais precisão.

O Lá central do piano possui a freqüência de 440Hz. A mesma nota produzida por um violino possui a mesma freqüência. O que permite ao ouvido diferenciar os dois sons e identificar sua fonte é a forma da onda e seu envelope sonoro.
[editar] Forma de onda

Quando uma corda, uma membrana, um tubo ou qualquer outro objeto capaz de produzir sons entra em vibração, uma série de ondas senoidais é produzida. Além da frequência fundamental, que define a nota, várias freqüências harmônicas também soam. O primeiro harmônico de qualquer nota tem o dobro de sua freqüência; o segundo harmônico tem o triplo de sua freqüência e assim por diante. Qualquer corpo em vibração produz dezenas de freqüências harmônicas que soam simultaneamente à nota fundamental.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Timbre

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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Ago 2010 18:20

Nos Orgãos de Tubos:

O regist(r)o (ou jogo) é um conjunto de tubos com o mesmo timbre, dispostos de modo a poderem ser accionados por um tirante de registo (chamado também registo) existente na consola. Manobrando esses tirantes, o organista habilitará ou excluirá o conjunto de tubos em causa. Há registos que correspondem a mais do que uma fila de tubos.

Numa acessão simplista, os "registos" não são mais do que chaves que habilitam ou desabilitam a passagem do ar para determinado conjunto de tubos. Estas chaves podem ser de vários tipos, sendo mais comum o puxador (como na figura), mas também os há em forma de plaqueta, alavanca ou simplesmente botão. Existem vários tipos de registos, classificáveis de acordo com uma identificação das suas propriedades acústicas, pois cada qual apresenta características específicas de altura, intensidade e timbre.

Os Registros permitem ao Organista "dosar" as Harmônicas
Controlar o Timbre

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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 30 Ago 2010 18:27

Entendeu Guri ?

Se seu Orgão Eletrônico emitisse uma Senóide Pura não haveria Timbre

Ele estaria muito mais para um bom Gerador de Audio

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