Controle de um Painel com 144 LEDS

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controle de um Painel com 144 LEDS

Mensagempor alessandrotga » 23 Set 2010 08:41

Olá galera, eu sou novo aqui no forum e também sou novo em programação com PIC. Aprendi na facudade e agora estou colocando em prática já vai fazer uns 2 meses.

Peguei vários projetos e até agora estava indo bem, até eu pegar um painel com 144 LEDS que devem ser controlados individualmente. Existe outras funções de comunicação e entrada a dispositivo externo, como teclado numérico e LCD. Há um protocolo de comunicação e torna o programa já bem extenso.

Quando cheguei na parte de controlar os 144 LEDs eu não tenho mais espaço na memória de programa. Estou utilizando o PIC16F877a, os 144LEDs podem apresentar 3 status, piscando lento, piscando rápido e aceso. Estava controlando os primerios 2 LEDs com Timer1.

O que eu preciso é o seguinte: Eu como programador sei que devido a experiência, podemos ter uma menor quantidade de linhas. Eu gostaria de saber qual o melhor método que eu deveria seguir para controlar os LEDs individualmente.
alessandrotga
Bit

Mensagempor proex » 23 Set 2010 08:50

Se vc escreveu o programa em linguagem C, vc acabou de descobrir porque é inviável usar essa linguagem em chips com pouca memoria.

De qualquer forma, fica dificil dar sugestão sem examinar o hardware.
proex
Dword

Mensagempor alessandrotga » 23 Set 2010 08:54

A linguagem está em Assembly.
PIC é o 16F877a.
Uso o MPLAB.
alessandrotga
Bit

Mensagempor Francys Reymer » 23 Set 2010 12:44

vc já viu se está usando corretamente as páginas do pic? prq o pic16f877a vai até 8kb d flash sendo q possui 4 páginas de 2kb e q quando chega-se no limite d cada uma é preciso fazer o desvio para a página correta...bom senão for isso kra usa um pic18 ai da vida q tenha uns 32kb d flash...ai acho q nesse caso vc nao vai se preocupar tanto e ainda é otimizado para programar em C.
Francys Reymer
Byte