Estou estudando microcontroladores PIC através de kit de desenvolvimento da EXSTO ( um bem antigo que grava através da porta paralela que ganhei de um amigo ), mas para início de estudos está ótimo. Estou programando com um software chamado LDmicro que consiste linguagem ladder para compilar em microcontroladores PIC e AVR e posteriormente migrarei para linguagem C.
Já fiz vários programinhas e aprendi vários conceitos básicos que envolvem o microcontrladores PIC ( AD, leds piscando, pwm nos leds , etc ).
Agora estou na etapa de aprendizado de conceitos de PWM em pequenos motores DC.
Já fiz vários testes com ponte HH L298 com motor DC comum ( 12Vdc, 7000 rpm e consumo de 0,11A a vazio ) com paradas, reversão e velocidade.
Mas quando conectei aquele cooler pequenino utilizados em notebook´s ( 20x20mm ) no lugar do motor DC e não funcionou de mesma forma que o motor DC. O cooler só começa a girar com duty cycle de 80% e bem fraquinho. Fiquei intrigado, pois quando alimento esse mesmo cooler na fonte comum variável DC, ele começa a girar com 3V !!!!!

Tenho lido que PWM funciona melhor que ligado diretamente pela fonte DC, inclusive, até com torque nas baixíssimas rotações.
Obs: Utilizo PIC 16F877A com cristal de 8Mhz e variei PWM de 1Khz até 50Khz e no momento não tenho osciloscópio ainda, pois estou tentando vender meu alicate wattímetro da MINIPA ET4100 com datalogger para a compra de um osciloscópio. O motivo da venda de meu alicate wattímetro é mudança de área de atuação no trabalho e agora situo do departamento de eletrônica na empresa que trabalho.
Eu utilizo multímetro comum digital ET-2070 MINIPA e fonte digital dupla de 0 a 30 Vdc até 3A por canal para meus estudos com microcontroladores PIC.
Agradeço se alguém puder me elucidar melhor com conceitos de PWM na minha dúvida técnica e como eu faria para acionar o pequeno cooler com torque na baixa rotação.
Desde já agradeço a extrema gentileza se alguém puder me ajudar.
Abraços de
Maurício Pereira.