ID em EEPROM!!!???

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

ID em EEPROM!!!???

Mensagempor Anderson_Arantes » 16 Out 2006 08:54

Caros Amigos,
Há muito desenvolvo aplicações com PIC. Há algum tempo algumas aplicações fazem uso de EEPROM serial externa (família 24XX). Gostaria de implementar em minhas rotinas o que considero como sendo “Identificação de fabricante” que está disponível em alguns programadores universais a citar como exemplo o LEAPER LP-10 comercializado no Brasil pela Minipa sob código MPT-1010 em cujo software(interface) se faz necessária a escolha de fabricante antes de qualquer operação(apagamento,escrita,leitura,etc), sob pena de suspensão da mesma com apresentação de mensagem “BAD ID ou componente danificado”.
Pergunto: Como é possível reconhecer o fabricante? Há um código associado a cada um? Porque isso não é documentado em nenhum datasheet de dispositivo da família 24XX?Como acessar tal código?Está em algum registro não documentado ou na faixa de endereçamento?

Também tive a oportunidade de constatar que a Thermo King em sua linha de climatizadores para câmaras frigoríficas e ônibus se utiliza de uma unidade eletrônica microcontrolada denominada LRT cuja primeira geração produzida somente admitia reposição da EEPROM serial(no caso X24C01) se a substituta também fosse produzida pela Xicor (As versões atuais permitem a substituição para a equivalente de qualquer fabricante).

É surpreendente observar que muitos profissionais experientes em manutenção ou projeto ignoram o acima descrito.

Agradeço aos amigos qualquer colaboração no sentido de elucidar tal dúvida.

Anderson Arantes.
Anderson_Arantes
Bit

Re: ID em EEPROM!!!???

Mensagempor Visitante » 16 Out 2006 09:57

Anderson,

Para esse tipo de funcionalidade ( ID, configuracao, etc... ) , eu utilizo a EEPROM interna do PIC.

E a respeito de EEPROM externa, fique atento se todos os Chips "pendurados" no barramento I2C possuem a mesma magnitude de dados ( 24C01 até 24C16 são 8 bits ).

+++
Andre.
Visitante

Re: ID em EEPROM!!!???

Mensagempor Visitante » 16 Out 2006 10:00

Sobre alguma identificacao do fabricante da memoria, eu nunca vi isso nas EEPROM's que utilizo. Nunca usei XICOR, que me l;embro, mas vou pesquizar...
Visitante

Mensagempor Anderson_Arantes » 16 Out 2006 10:08

Em relação ao compartilhamento no barramento I2C já enfrentei muitos tipos de problemas: Entre memórias e memória e RTC. Agradeço a recomendação. Contudo a questão é porque alguns equipamentos exigem reposição unicamente de componentes genuínos? Como um equipamento de programação de EEPROM consegue identificar que um modelo de código e extenssão similares não pode ser gravado uma vez que o campo da interface consta o nome de outro fabricante?
Anderson_Arantes
Bit

Voltar para PIC